-
Nesta época ocorreu o desenvolvimento de materiais e equipamentos em geral, o descobrimento de doenças denominadas ocultas, a invenção do microscópio, o surgimento da indústria de fármacos e a grande aplicação de recursos térmicos, elétricos e hídricos em reabilitação.
-
Utilizada por Hipócrates, foi evidenciado na publicação Ginástica Médica e Cirúrgica - Ensaios que enfatizava a terapia manual, descrevendo manobras de tratamento, uso de movimentos e dos diferentes exercícios do corpo e do repouso para a cura de enfermidades; em resumo foi um ensaio em que se descrevem manobras de tratamento manual e de mobilizações.
-
No final do Renascimento, época na qual surgem princípios básicos de exercícios para conservar um estado saudável já existente, Dom Francisco y Ondeano Amorós fazem o primeiro relato de Cinesioterapia, por meio da divisão da ginástica em 4 pontos e criou um dos recursos mais valiosos da Fisioterapia contemporânea.
-
Com o surgimento de especializações, é criada em Berlim, na Alemanha, escolas de reabilitação para indivíduos portadores de incapacidades, e, consequentemente, exercícios distintos para pessoas portadoras de enfermidades, dando a largada para o surgimento da fisioterapia, que teria como principal objetivo a atenção a portadores de lesão, ação curativa e reabilitação.
-
A industrialização gerou um grande número de acidentes de trabalho, fazendo necessário o uso de recursos físicos e materiais na assistência à saúde com o foco em curar e reabilitar.
-
Nesse período, a reabilitação teve fundamental importância para a consolidação e a necessidade da profissão, bem como dos recursos terapêuticos utilizados até aquele momento.
-
De Frumerie descreveu que o tratamento de reabilitação deve ser realizado por meio de massagem e ginástica médica, e que essas duas modalidades dispunham de um sistema mecânico chamado mecanoterapia, e que foi inventado por Zandler. Naquele momento, foram criadas escolas de Cinesioterapia, com predomínio em ações curativas e reabilitadoras pois o grande número de lesados pela guerra tornou ainda mais necessário o aparecimento de um profissional com técnicas exclusivas para reabilitação.
-
Com o aumento da necessidade de profissionais fisioterapêuticos, o Dr. Waldo Bolim de Moraes criou o primeiro curso técnico de fisioterapia do Brasil, com duração de um ano.
-
A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) é criada no Rio de Janeiro, ligando o processo de reabilitação aos fisioterapeuta. O aumento da necessidade desse profissional promoveu uma em sua formação com a instauração de um curso técnico de dois anos que ocorria no Instituto de Reabilitação da USP.
-
Através do Decreto-lei número 938, a fisioterapia como profissão é reconhecida em nível superior, o que a torna regulamentada, e seu profissional, autônomo.
-
No dia 28 de Janeiro de 1983, surgiram os cursos superiores de formação profissional com duração de quatro anos. Ainda nos anos 80, passou a ser obrigatória a presença de um fisioterapeuta nas unidades de atendimento hospitalar graças ao trabalho de muitos profissionais, e entre eles, destacou-se o Dr. Carlos Caetano Azevedo.
-
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu a fisioterapia pneumofuncional, neurofuncional, traumatoortopédica, e também acumpuntura e quiropraxia (terapias denominadas alternativas mas que passaram a ter destaque e a serem disputadas entre os profissionais da saúde) como especialidades do fisioterapeuta.