-
No Egito as pessoas acreditavam que os surdos eram criaturas magníficas que não podiam falar pelo fato de se comunicarem diretamente com os deuses.
-
De acordo com Aristóteles os surdos eram pessoas incompetentes por não possuírem o dom da fala consequentemente não podiam raciocinar.
-
Para ele aqueles que não conseguiam se comunicar através da fala deveriam se comunicar através das mãos e do corpo.
-
A educação de surdos acontece inicialmente na Espanha, onde o Padre Pedro Ponce de León educou pela primeira vez uma pessoa surda de família nobre.
-
Publicou o livro
Redução das Letras e a Arte de Ensinar a Falar os Mudos. -
Primeiro Educador a desenvolver uma instrução sistemática para os surdos. Conhecido como o "Pai do método Alemão", presava pelo método do oralismo puro, para ele o uso dos sinais poderia atrasar o aprendizado dos surdos.
-
Criação do primeiro Instituto Nacional de surdos-mudos de Paris, fundado por Charles Michel de L´Épée
-
publicou o Tratado de Des Maladies De L'oreille Et De L'audition onde afirma que as crianças surdas deveriam receber uma estimulação acústica dos resíduos auditivos, de forma que as informações pudessem ser processadas auditivamente.
-
Gallaudet e Clerc abriram as portas da primeira escola para surdos dos Estados unidos, a American School for the Deaf. Em 1830, quando Gallaudet decidiu se retirar, já havia escolas para surdos em outras quatro cidades desse país, nos estados de Nova York, Pensilvânia, Kentucky e Ohio.
-
Início da história de surdos no Brasil ocorre durante o império de D. Pedro II, quando o Professor Francês Hernest Huet fundou o Instituto Nacional dos Surdos Mudos.
-
Após o congresso ficou estipulado que a melhor forma de educação do surdo seria o oralismo, as escolas de surdos abandonaram a Língua se Sinais. Com isso a surdez passa a ser considerada uma deficiência que deve ser amenizada através da estimulação auditiva.
-
Reconhecimento oficial da libras, foi criada a lei n° 10.436.
-
Determina entre outras questões, no prazo de 10 anos estar inserida a LIBRAS nos currículos dos cursos de Licenciaturas, Pedagogia, Letras e Fonoaudiologia, além de professores bilíngues em todas as escolas com classes regulares.
-
Reconhecimento da profissão de intérprete.
-
A lei é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania