-
Andreas Vesalius foi o grande anatomista de todos os tempos. Considerado o "pai da anatomia moderna" .Nasceu em Bruxelas - Bélgica. Era filho de uma família de sábios ligados à medicina.
-
Aos 23 anos, após frequentar várias escolas de medicina, ele se dirigiu para o maior centro científico da Europa, a Universidade de Pádua. Lá foi graduado em medicina e nomeado como chefe do Departamento de Cirurgia e Anatomia de Pádua.
-
Andreas foi o primeiro professor de Anatomia receber salário e a usar cadáveres em sala de aula. E, também, o primeiro anatomista moderno a ter seus estudos baseados em observações próprias.
-
Aos 28 anos, Vesalius publicou o livro "De Humani Corporis Fabrica Liber Septem" - Sete Livros Sobre a Fábrica do Corpo Humano. Esse livro, devido à metodologia científica empregada bem como as correções propostas nos conhecimentos anatômicos existentes, tem sido considerado de grande valor por especialistas em história da medicina e a ciência médica entrou no peródo moderno. Pela 1ª vez, foi possível ver ilustrações belas e exatas em preto e branco.
-
Aos 30 anos, após 7 como professos de Pádua, Vesalius abandou o ensino da Anatomia e foi ser médico. Servindo a Felipe II na Espanha.
-
Na volta da peregrinação por Jerusalém, o navio naufragou e ele morreu de fome na ilha grega de Zante, aos 50 anos.
-
Foi acusado de heresia por pratica vivissecção e foi condenado à morte pela Inquisição Para escapar à fogueira, sua pena foi substituída por uma peregrinação a Jerusalém, na Terra Santa.