-
Após serem escravizados pelo povo egípcio, o povo hebreu decide fugir atravessando o mar vermelho reconquistando a sua liberdade
-
os Romanos criam a república ,na qual:
-O governo era baseado em leis e instituições;
-Os poderes eram distribuidos a várias instituições
-Os cidadãos podiam ir a assembleias populares na qual podiam votar em leis e votar nos seus líderes -
Na Grécia Antiga, a democracia era uma forma de governo em que os cidadãos participavam diretamente nas decisões políticas sendo por isso uma democracia direta
-
A Magna Carta foi um documento escrito por barões ingleses durante o reinado de "D. João Sem Terra" de Inglaterra. Ela foi escrita como um acordo entre o rei e os barões com o intuito de reduzir o poder real e respeitar certos direitos e liberdades ao povo.
-
Foi um documento importântíssimo na história inglesa. Foi apresentada ao reri D.Carlos I e afirmava os direitos e liberdades do povo inglês, limitando os poderes do rei, o0brigando-o a respeitar certos direitos fundamentais.
-
A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa (1642-1688) e determinou o fim do absolutismo na Inglaterra e a formação da monarquia constitucional.
-
Esta declaração teve o mesmo objetivo que a Magna Carta e a Petição do Direito, reduzir o poder do rei e respeitar mais direitos e liberdades do povo. Esta declaração foi escrita após a Revolução Gloriosa de 1688 ascendendo Guilherme III e Maria II ao trono inglês
-
A revolução americana foi um movimento político e militar entre 1765 e 1783 nas 13 colónias britânicas na América do Norte
-
A Revolução Francesa ocorreu durante 1789 e 1799. Teve um impaco muito significativa tanto na França como na Europa e em todo o mundo
-
O primeiro território a abolir a escravidão foi o Haiti que em 1791, figuras como Toussaint Louverture, Jean-Jacques Dessalines e Henri Christophe lideraram os escravos haitianos para a vitória contra as forças coloniais francesas, espanholas e britânicas.
-
Em 1820, portugal passou por uma revolução liberal na qual resultou na promulgação de uma Constituição e na limitação do poder absoluto do monarca, marcando o início do constitucionalismo em Portugal
-
Aconteceu a Guerra Civil Portuguesa, também conhecida como Guerras liberais, Guerra Miguelista ou Guerra de dois irmãos, foi a Guerra Civil travada em Portugal entre os liberais constitucionalistas e os absolutistas sobre a sucessão real, que durou de 1832 a 1834. O torno Português estava em risco.
-
Dia 21 de agosto de 1911, foi aprovada a primeira Constituição da República Portuguesa e, na mesma ocasião, eleito o primeiro Presidente da República Portuguesa que se chamou Manuel de Arriaga. A nova Constituição atribuía funções muito vastas ao Presidente da República, mas com poderes efetivos muito reduzidos.
-
O Movimento dos Direitos Civis é historicamente um período de tempo compreendido entre 1952 e 1983, ocorrido de maneiras diversas e marcado por pacificações populares e convulsões na sociedade civil em países de todos os continentes, mas principalmente nos países norte americanos.
-
O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Nesta data celebra-se a revolta dos militares portugueses, que no dia 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, que era liderado por António de Oliveira Salazar.
-
O fim do Apartheid, regime de segregação racial se deu em 1994. O término ocorreu por causa de protestos sobretudo liderados por Mandela, e pressão internacional. Banco em que está escrito, em inglês, “Apenas para brancos”, na Cidade do Cabo na África do Sul.