-
Quando as comunidades gentílicas começaram a enfraquecer, as chamadas cidades-Estados, unidade políticas e administrativas autônomas surgiram. Estas cidades eram independentes, tendo assim suas próprias instituições e regras, tendo assim conflitos entre sí. Alguns exemplos são Esparta e Atenas.
-
-
Com a escassez de terras férteis gerou um grande problema para as cidades por isso Atenas e outras pólis formaram colonias. Esse processo ficou conhecido como segunda diáspora.
-
Muitas ilhas na Grécia construiram templos destinados ao deuses que acreditavam na época. Essas construções foram influenciadas pelos egípicios e orientais.
-
Foi uma forma de organização politica em Atenas, que as cidades estados pela primeira vez viviam um governo democrático. Isso garantiu aos atenienses uma estabilidade social, que fez com que crescesse em importancia a economia e a cultura, porem excluia 90% da população nas decisões politica.
-
Situada perto do litoral, Atenas tinha uma grande relação comercial com os gregos. Sua primeira forma de governo foi monarquia centralizada, mas em VIII a.C os grandes proprietários de terras usurparam o poder e formaram uma oligarquia, regime na qual o poder é exercido por apenas pessoas da mesma classe social.
-
-
Foi um momento em que houve varias manifestações culturais, que com isso estimulou desenvolvimento da filosofia e da arte, alem de desenvolver a economia e a politica da e época
-
Foi um conflito entre as cidades- estados de Atenas e Esparta, que tinham um atrito entre si sobre a hemogenia economica e politica na região,e ao final da gurra derrubou a peninsula de Atenas.
-
Sócrates e Platão promoveram uma reviravolta na filosofia criando a filosofia da verdade, na qual questionava vários aspectos helenísticos na busca pelo conhecimento.
-
Alexandre acaba por conquistar a Àsia menor com um exército de 3 mil homens , depois marchou para a Síria e derrotou o exército persa.
-