-
Uruguai foi sede deste grande evento. A rivalidade entre as seleções do Uruguai e da Argentina. Uruguai ganha a primeira copa do mundo.
-
Clima de guerra em Montevidéu, no ano do centenário de sua Constituição.
-
Itália é sede da Copa do Mundo que pretende ganhar.
-
Itália constrói estádios e associa o acontecimento à força e ao progresso fascistas. Mussolini em cena.
-
A copa de 1938 foi disputada na França, e os italianos acabam vencendo os franceses em Paris.
-
Em em 12 de março de 1938, Adolf Hitler anuncia o "Anschluss", a união entre a Alemanha e a Áustria, mas de fato, a anexação da Áustria à Alemanha nazista.
-
Devido a Segunda Guerra Mundial as copas foram canceladas até 1950.
-
Brasil é sede da copa do mundo de 1950. Uruguai ganha.
-
Os primeiros anos do pós guerra. Dutra na presidência e Vargas se preparando para voltar. A construção do Maracanã.
-
A Suíça, país sede da fifa recebe o campeonato. Na terra da Paz e da neutralidade, um campeonato com muitos gols, mas também brigas e, pela primeira vez em copas, expulsões.
-
Getúlio Dorneles Vargas morre. A empresa norte-americana IBM apresentou a primeira calculadora electrónica do mundo composta por transístores, uma tecnologia revolucionária para aquela época.
-
A Suécia escolhida como país sede por sua neutralidade durante a segunda guerra mundial e também pelo bom futebol. Campeã Olímpica de 1958, tem pretensões ao título, mas fica com o segundo lugar. A copa leva o nome de Jules Rimet, em homenagem ao criador do campeonato falecido em 1956.
-
O satélite soviético Sputnik 1, primeiro satélite artificial da história desintegra-se na atomosfera após várias órbitas em redor da Terra.
-
O presidente do Brasil era João Goulart e ele sanciona a lei que institui o Décimo Terceiro Salário. Filme pagador de promessas é o primeiro filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro, no Festival de Cannes, na França.
-
Chile é sede, após um terremoto que deixou 5 mil mortos. Brasil ganha sua segunda taça.
-
A taça desaparece de uma sala de exposição. A Scotland Yard entra em ação, mas quem a encontra é um cãozinho chamado Pickles. Grande golpe de publicidade. Além disso, a sonda soviética Venera 3 chega a Vénus, mantendo contínuo contacto radiofónico com a Terra, tornando-se no primeiro objecto terrestre a pousar noutro planeta.
-
O futebol volta ao país onde nasceu. A Inglaterra promove a mais organizado Copa do Mundo até então.
-
O México, um dos países americanos mais apaixonados por futebol, organiza competentemente sua primeira Copa do Mundo. Brasil é campeão!
-
Depois de muito sucesso, acaba a banda de rock Beatles. A televisão com cor começa a se tornar popular.
-
Batalha naval entre Chineses e Sul-Vietnamitas pela posse das ilhas Paracelso no mar da China. Na batalha Saigão perde duas embarcações na luta a abandonará algumas ilhas a favor de Pequim.
-
A Alemanha, então Ocidental campeã de 1954, quarta em 1958, vice em 1966 e terceira em 1970, organiza para ganhar, sua primeira copa. Dois anos antes foi sede de uma olimpíada tão trágica quanto tecnologicamente perfeita.
-
Argentina realiza um sonho alimentado desde 1938: sediar uma Copa do Mundo. Faz isso em clima de ditadura, a mais sangrenta da história do país. Clima que, por vários caminhos, vai ajudar sua seleção a ser campeã.
-
Um ano marcado pela sucessão dramática no Vaticano e pelo nascimento do primeiro bebê de proveta da história. 1978 foi um ano de três papas num intervalo de dois meses.
-
No Líbano aconteceu o massacre de palestinos em Sabra e Chatila. Os ataques foram orquestrados por organizações de extrema direita. A ONU condenou os ataques classificando como genocídio. Ao todo 3500 pessoas morreram.
-
Copa tomou lugar na Espanha. Itália é campeã!
-
O México torna-se o primeiro país a organizar uma Copa pela segunda vez. Como a Colômbia desistiu de ser sede em razão de problemas financeiros, três países se candidataram: Brasil, EUA e México. Mesmo com terremoto recente o México foi escolhido.
-
Desastre de Chernobyl deixa 25 mil mortos.
-
No ano de 1990 foi lançado o telescópio Hubble; no Brasil Cazuza, cantor do Barão Vermelho morre devido a complicações da AIDS.
-
Como o precedente aberto para o México, a Itália não teve objeções a organizar uma Copa 56 anos depois da de Mussolini. Tudo saiu perfeito, mas a Copa em si foi a mais feia, sem graça e indiciada de todas. Alemnha vence.
-
O direito de organizar a Copa em 1994 foi facilmente garantido pelos americanos numa disputa com Brasil e Marrocos. Por fim, os Estados Unidos fez uma copa com a competência habitual de seus eventos esportivos. Para surpresa de muitos, foi a copa com o maior público. Brasil é vencedor!
-
1994 foi um ano marcante na história da economia brasileira por ser o ano em que o Brasil ganha sua nova moeda, o real. Na África Nelson Mandela assume o cargo de presidente, o primeiro presidente negro da história do país.
-
Titanic, um filme que entrou pra história, ganha 11 Oscars em 1998. Já no Brasil, o Corinthians conquistou seu segundo campeonato brasileiro derrotando o Cruzeiro na decisão em três partidas.
-
A copa de 1998 foi na França e é conhecida por ser a copa que foi vendida, isso por que quem ganhou foi justamente a França e muitos acreditam que não tinha como a o país ter vencido.
-
O voto de 53 milhões de pessoas elegeu Luís Inácio Lula da Silva o primeiro presidente de origem popular da história. No Oriente Médio explode a guerra entre tropas de Israel e a Palestina. Na maior operação militar desde 1982 o exército israelense invadiu casas e campos de refúgio de palestinos levando a ONU a reconhecer a criação do estado palestino.
-
O futebol descobre o Oriente. Japão e Coréia do Sul organizam. É a primeira Copa disputada em dois países ao mesmo tempo, seguindo o projeto de João Havelange de tornar o futebol cada vez mais universal. Brasil é vencedor!
-
O presidente esquerdista Hugo Chávez -inimigo declarado dos Estados Unidos- é reeleito nas eleições presidenciais da Venezuela com 63% dos votos, depois de disputar com seu rival, o social-democrata Manuel Rosales. A Coréia do Norte anuncia a realização do primeiro teste nuclear de sua história.
-
Em termos de futebol, é a Copa da padronização: a maioria dos 32 participantes parece ter aprendido no mesmo grupo escolar se formando pelas mesma universidade. Dai a vitória da sempre padronizada Itália. Em termos de Brasil, é a Copa da decepção: nunca se esperou tanto de grandes artistas, que criaram tão pouco.
-
Em 2010, com 56% dos votos, Dilma Rousseff é eleita presidenta da república numa eleição dramática e tensa. O Haiti sofre um devastador terremoto de 8.0 graus na escala Richter matando mais de 230 mil pessoas.
-
A África do Sul sedia a primeira Copa no continente africano. A seleção da casa, comandado pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, chega até as oitavas de final. Gana é a equipe do continente com o melhor desempenho, chegando até as quartas de final. Belos estádios são construídos e o debate centra-se nos levados da competição ao país. Espanha vence.
-
Brasil é sede. Primeiro lugar foi para Alemnha, seguido em segundo pela Argentina e terceiro pela Holanda. Brasil ficou em quarto.
-
2014 foi um ano trágico não somente nos esportes (para os brasileiros) mas nas questões sociais. 300 jovens foram sequestrados por terroristas na Nigeria e nos Estados Unidos, uma série de incidentes envolvendo a morte de jovens negros por policiais brancos despertou tensões raciais por todo o país.