-
As pesquisas realizadas (1) em diversas fontes mostram que pouco antes de 1900 já haviam anúncios em jornais de circulação no Rio de Janeiro oferecendo profissionalização por correspondência. Tratava-se de curso de datilografia ministrado não por um estabelecimento de ensino, mas sim por professora particular.
-
Tratava-se de uma iniciativa privada e que teve pleno êxito, mas trazia preocupações para os governantes, tendo em vista a possibilidade de transmissão de programas considerados subversivos, especialmente pelos revolucionários da década de 30. A principal função da emissora era a de possibilitar a educação popular, através de um sistema então moderno de difusão do que acontecia no Brasil e no Mundo.Os programas educativos, a partir dessa época, se multiplicavam e repercutiam em outras regiões.
-
o SENAC iniciou suas atividades e logo a seguir desenvolveu no Rio de Janeiro e em São Paulo a Universidade do Ar que em 1950 já atingia 318 localidades.
-
Dois anos mais tarde, em 1969, foi criado o Sistema Avançado de Tecnologias Educacionais, prevendo a utilização de rádio, televisão e outros meios aplicáveis. Logo a seguir, o Ministério das Comunicações baixava portaria definindo o tempo obrigatório e gratuito que as emissoras comerciais deveriam ceder para a transmissão de programas.
-
A ABT foi criada por um grupo de profissionais da área de radiodifusão.Congregou, logo de início, os mais importantes brasileiros e estrangeiros que atuavam nas tecnologias aplicadas à educação, realizando a série dos Seminários Brasileiros de Tecnologias Educacionais e editando a revista Tecnologia Educacional.As duas atividades permanecem até hoje sendo feitas, podendo ser vistos, em seu Centro de ocumentação, os resultados de trinta e sete eventos e mais de cento e setenta números no período
-
Em 1972, é criado o Programa Nacional de Teleducação (PRONTEL) que teve vida curta, tendo em vista o surgimento do Centro Brasileiro de TV Educativa (Funtevê) como um órgão integrante do Departamento de Aplicações Tecnológicas do Ministério da Educação e Cultura.
-
Foi o responsável pela realização dos primeiros Encontros Nacionais de Educação a Distância (em 1989) e os Congressos Brasileiros de Educação a Distância (em 1993).
-
Registra ainda a criação da Universidade Aberta de
Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos, Ampliação do conhecimento cultural: organização de cursos específicos de acesso a todos;Educação continuada: reciclagem profissional às diversas categorias de
trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade; Ensino superior:englobando tanto a graduação como a pós-graduação. -
Foram estabelecidas diretrizes válidas até hoje, e foi
nesse contexto que, em 1995, destaca MARQUES, o Departamento Nacional de Educação criou um setor destinado exclusivamente à EAD --o CEAD (Centro
Nacional de Educação a Distância). -
Iniciaram-se os primeiros cursos de pós-graduação, mas
somente dois anos depois, em 1999 que o MEC (Ministério da Educação)começou a se organizar para credenciar oficialmente instituições universitárias para atuar na EAD, processo que ganhou corpo em 2002.