-
Os períodos de fome, as más condições de higiene e de guerra tornaram as populações mais sujeitas a doenças. Entre muitas doenças, destacou-se a Peste Negra, proveniente do Oriente que causou a morte a um terço da população europeia.
-
D. Afonso IV publicou leis que obrigavam todos os que costumavam trabalhar no campo voltarem ao trabalho.
-
Após a morte de D. Pedro I, sucede-lhe o filho legítimo D. Fernando.
-
As três Guerras Fernandinas travados pelo rei D. Fernando contra o rei de Castela, por se julgar com direito ao trono Castelhano, foram outro problema para o país. O exército português saiu derrotado, agravando a crise financeira, devido aos elevados gastos militares, o que provocou uma subida dos preços e a desvalorização monetária.
-
-
D. Fernando e D. Leonor Teles tiveram uma única filha, D. Beatriz.
-
-
Em 1375, D. Fernando publicou as leis de Sesmarias, que obrigava que todas as terras fossem cultivadas pelos seus proprietários ou arrendadas a quem as cultivasse.
-
-
Em 1383, D. Fernando foi derrotado na 3ª guerra com Castela e, como consequência, foi assinado o Tratado de Salvaterra de Magos que estabelecia que D. Beatriz se casasse com D. João I. Também, estabelecia que o rei de Castela teria direito ao trono português caso não houvesse descendentes, que punha em risco a independência nacional.
Em outubro deste ano, morre D. Fernando e coloca-se o problema de sucessão dinástica. -
Janeiro-D. João I de Castela entra em Portugal.
De fevereiro até setembro-cerco de Lisboa.
Em abril- batalha de Atoleiros. -
Maio- Batalha de Trancoso.
Abril- Mestre de Avis aclamado Rei.
Agosto- Batalha de Aljubarrota.
Outubro- Batalha de Valverde. -
Tréguas com Castela.