Vips pôster

Criatividade

  • Curiosidade - Primeiros passos de um golpista

    Curiosidade - Primeiros passos de um golpista
    Marcelo era o mais curioso dos irmãos, questionava e observava tudo. Gostava de viajar, mas não tinha dinheiro. Aos 14 anos se passou pelo sobrinho do dono da companhia de ônibus. Foi a rodoviária perguntou o nome do dono da empresa e comprou uma passagem para Porto Alegre.No ônibus, foi conversando com o motorista e disse a ele que era sobrinho do Oscar Conti,dono da companhia.Quando pararam no ponto, o motorista o apresentou como o sobrinho do dono. Ficou 3 dias hospedado por conta da empresa.
  • Confrontando desafios - O falso “Tigre”

    Confrontando desafios - O falso “Tigre”
    Marcelo nunca desistiu dos desafios, aos 16 anos começou a frequentar uma delegacia com o primo que era da Polícia Civil.Fazia de tudo lá.Tempo depois parou de frequentar a delegacia. Passou a se interessar o Tigre,um grupo de elite antissequestro que andavam encapuzados.Tinha a intenção de passar uns dias na praia, mas não tinha onde ficar, assim foi a delegacia com a identidade que roubou de um policial do tigre e disse que iria ficar na Operação Praia,e conseguiu ficar na delegacia.
  • Flexibilidade - Repórter por alguns instantes

    Flexibilidade - Repórter por alguns instantes
    As pessoas criativas tem flexibilidade e habilidades para adotar estratégias na solução de um problema. Marcelo não era diferente. Aos 17 anos queria ir a um festival de dança que aconteceria em Joinville, mas não tinha como entrar. Para conseguir uma credencial para entrar no evento se passou por repórter da MTV. Fez algumas entrevistas e ficou hospedado em hotel cinco estrelas. Tempo depois foi descoberto.
  • Perseverança - O fascínio pela aviação

    Perseverança - O fascínio pela aviação
    Desde jovem Marcelo era ambicioso e talentoso, e nunca desistiu facilmente de seus objetivos. Marcelo tinha um enorme fascínio por aviação. Ele passava horas observando os aviões de um aeroclube perto de sua casa, e sabia tudo sobre as aeronaves. Apesar das dificuldades Marcelo se tornou piloto e arrumou emprego em um pequeno aeroclube. Anos depois já era o piloto mais famoso das pistas de pouso clandestinas entre o Brasil e Paraguai.
  • Síntese - "Vende-se Harley Davidson"

    Síntese - "Vende-se Harley Davidson"
    Marcelo se apresentou ao exército para o serviço militar obrigatório com 18 anos, para fugir dos exercícios diários, se fez passar por campeão de Jiu-Jitsu, ligando de um telefone público, para dentro do quartel, dizendo ser um Major, e afirmando que Marcelo era campeão de Jiu-Jitsu e não deveria fazer exercícios para prevenir lesões. Lá ele ainda vendeu 8 motos que iriam a leilão o que rendeu a primeira quantia em dinheiro, essas motos nunca foram entregues ao comprador.
  • Descontentamento construtivo - Voos perigosos

    Descontentamento construtivo - Voos perigosos
    Aos 20 anos, Marcelo foi apara Colômbia fazer um voo camicase. Deveria carregar drogas, voar baixo, pousar em pistas clandestinas, calcular o tempo de voo e a quantidade de combustível que seria utilizada, pois carregariam um peso maior que a capacidade dos aviões. Para não ser pego pelo avião que cuida do narcotráfico na Bolívia, tinha que esperar ele estar no solo. Uma pessoa ligava para Marcelo e o avisava a hora dele voar. Ele conta que tinha muito medo e nesse período até emagreceu.
  • Eterno aprendiz - 171 DO GLAMOUR

    Eterno aprendiz - 171 DO GLAMOUR
    Marcelo ganhou fama e ficou conhecido no Brasil. Fingiu ser o empresário Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, em uma festa no Recife. Marcelo namorou mulheres bonitas, hospedou-se em hotéis de luxo, pilotou jatos e helicópteros e deu entrevistas ao apresentador Amaury Jr. Para conseguir isso, ele investigou, obteve informações e procurou entender sobre o assunto, para ter conhecimento suficiente, se passar pelo herdeiro da Gol e convencer de fato as pessoas.
  • Suspensão de julgamento - O mentiroso bem informado

    Suspensão de julgamento - O mentiroso bem informado
    Marcelo vai muito além de um picareta, que utilizava do seu talento em contar mentiras para aplicar golpes. Agia fora dos limites morais da sociedade, mas nunca foi um mentiroso mal informado, tinha um conhecimento absurdo em diversas áreas e tentava obter ao máximo todas as informações que iria utilizar em suas mentiras, desenvolvendo as ideias para a partir daí julga-las e coloca-las em prática.
  • Mente aberta - O falso líder

    Mente aberta - O falso líder
    Marcelo tinha uma mente receptiva e disposta a examinar novas ideias e fatos, sempre com o objetivo de tirar proveito de qualquer situação. Uma dessas situações ocorreu quando ele estava preso e liderou uma rebelião no presidio fingindo ser líder do PCC, sem usar armas conseguiu que as reivindicações dos encarcerados fossem atendidas. Suas expressões faciais e domínio da fala conseguiram enganar a todos, porém sua farsa chegou ao fim.
  • Otimismo - "30 anos bem vividos"

    Otimismo - "30 anos bem vividos"
    Marcelo nunca desistiu, sempre com muito otimismo buscou solução para os seus problemas. Certa vez, ligou para mãe e disse que havia fugido de Bangu e estava em meio a um tiroteio, se ele não ligasse novamente até o outro dia de manha é porque ele havia morrido. No outro dia voltou a ligar. Sua mãe sempre perguntava se devido a tantos golpes ele não tinha medo de morrer. Marcelo simplesmente respondia que era melhor viver 30 anos bem que 70 mal.
  • Os tão sonhados minutos de fama

    Os tão sonhados minutos de fama
    A vida de Marcelo Nascimento da Rocha inspirou a criação de um filme chamado “Vips”, lançado em 2011. A base é o livro “Vips – Histórias reais de um mentiroso” escrito por Mariana Caltabiano, que também virou documentário. O filme é estrelado por Wagner Moura, e conta todas as aventuras e mentiras contadas por Marcelo ao longo de sua vida. O filme foi exibido em 2010 no Festival do Rio e quatro prêmios, entre eles o de melhor filme.
  • Dom de persuasão para o bem

    Dom de persuasão para o bem
    Em março de 2014, Marcelo deixou a prisão e começou a cumprir o regime semiaberto. Marcelo decidiu mudar de vida e utilizar das suas habilidades e conhecimentos para o bem. Atualmente vive de palestras e treinamentos sobre técnicas de vendas e de como usar o poder de persuasão.