-
Lituânia, Letónia e Estónia, sendo que estas foram tomadas a força em 1940, saem URSS. Devido a isso estes países não se juntaram a CEI.
-
-
No dia 8 de dezembro, a CEI (Comunidade dos Países Independentes) foi criada por um acordo entre a Rússia, a Belarus e a Ucrânia, que queriam manter vínculos, particularmente econômicos.
-
Um tratado feito no Cazaquistão, no dia 21, onde a Armênia, Quirguistão, Uzbequistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Tadjiquistão e Turcomenistão passaram a participar da CEI
-
Mesmo a União Soviética não existindo mais na prática (inclusive tratados entre países antes da URSS sendo como o Acordo de Minsk já tendo sido feitos), Gorbachev oficialmente renunciou sua posição como líder da URSS.
-
A Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão, Ucrânia, e Uzbequistão assinaram um tratado coordenando e controlando a exportação de matéria-prima, serviços e tecnologia que possa ser usada em armas de destruição em massa e mísseis.
-
A Geórgia entra na CEI após a Guerra da Ossétia do Sul, mesmo inicialmente não querendo se envolver com o bloco.
-
Os países membros da CEI adotaram um tratado de constituição que determina as principais metas e princípios do grupo, além das responsabilidades e direitos de cada país.
-
Todos os membros da CEI assinaram um tratado de livre comércio entre eles para tentar melhorar o desenvolvimento de suas indústrias.
-
Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tadjiquistão criando a União de Alfândega da CEI.
-
Vladmir Putin, da Rússia, é eleito chefe do Conselho de Chefes de Estado dentro da CEI.
-
Os membros da CEI concordam em dividir seus dados de defesa aérea e a ter um sistema de comunção militar unificado entre os países.
-
Os membros da CEI discutem a guerra no Iraque e como irão lidar com isso, não apenas na solução como após a guerra. Uma resolução concreta não é feita.
-
Belarus, Rússia e Ucrânia propõem que seja adicionado “Fortalecendo cooperação internacional e coordenação nos esforços para examinar, mitigar e minimizar as consequências da catástrofe de Chernobyl" a resolução na ONU. Os países da CEI apoiam essa adição.
-
Em uma reunião na Armênia é criado um plano para controlar o uso de mísseis portáteis. Também é expresso um desejo de unir o bloco em sua posição sobre a não proliferação nuclear.
-
Turcomenistão sai da CEI, se tornando membro associado.
-
Uma reunião que leva a uma resolução para lidar com o terrorismo e aumentar a cooperação militar entre membros da CEI até 2010.
-
-
Uma reunião onde foram discutidos diversos tratados, um total de 22 documentos foram assinados, incluindo um fundo internacional para melhoria no trabalho humanitário dentro da CEI.
-
Uma reunião entro os chefes de Estado onde foi discutida a integração entre membros da CIS, particularmente no assunto de um sistema policial cooperativo, segurança e sistema de defesa aérea em conjunto.
-
A Armênia, Belarus, Cazaquistão, Kyrgyzstan, Rússia, e Tadjiquistão assinam um tratado em uma reunião dos membros da CEI em Yalta, Crimeia, onde é craido um mercado comum de energia para aumentar o acesso à energia em países da CEI.
-
Uma reunião entro os ministros de defesa da CEI ocorre para discutir a cooperação militar, incluindo um sistema de defesa aérea conjunto e exercícios entre os exércitos da Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, e Ubequistão de junho a setembro daquele mesmo ano.
-
Um breve conflito onde a Rússia forneceu forças militares as regiões georgianas de Abkhasia e Ossétia, que queriam se separar da Geórgia. O conflito foi resolvido por uma intervenção de Nicolas Sarkozy (presidente da França na época), onde a Rússia concordou a suas tropas.
-
Devido ao apoio russo às províncias de Abkhasia e Ossétia do Sul, foi feito um referendo popular que levou a saída da Geórgia da CEI.
-
A Rússia, o Cazaquistão e a Belarus removem taxas alfandegárias entre si, criando um 'único espaço econômico'. Isso foi proposto em 2009 e entrou em vigor em 2012. A Ucrânia decidiu não entrar na união, pois queria manter suas políticas conforme os princípios da Organização Mundial do Comércio.
-
Conflito entre a Ucrânia e a Rússia onde o posterior anexou a Crimeia para si.
-
A Ucrânia sai da CEI e passa a exigir visto para visitantes russos. Parte dessa saída é devido a anexação da Crimeia.
-
A Belarus, o Cazaquistão e a Rússia assinam um tratado para criar livre circulação de mercadorias, serviços e trabalho, além de melhorar transporte, indústria, agricultura e energia nos países, com a meta de aumentar o desenvolvimento nestes.
-
Putin anuncia operação militar na Ucrânia. Por amsi que fosse esperado ataques apenas nas regiões separatistas reconhecidas como independentes pela Rússia, explosões ocorreram em Kiev e outras regiões. Houve 137 mortos no total e 316 feridos.
-
Putin anuncia operação militar na Ucrânia. Por amsi que fosse esperado ataques apenas nas regiões separatistas reconhecidas como independentes pela Rússia, explosões ocorreram em Kiev e outras regiões. Houve 137 mortos no total e 316 feridos.
-
Putin anuncia operação militar na Ucrânia. Por amsi que fosse esperado ataques apenas nas regiões separatistas reconhecidas como independentes pela Rússia, explosões ocorreram em Kiev e outras regiões. Houve 137 mortos no total e 316 feridos.
-
Guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que envolve muitos aspectos como o transporte de gás e petróleo para a Europa, a tentativa de entrada da Ucrânia na OTAN e regiões separatistas no leste da Ucrânia. Conflito ocorre até o atual momento.
-
Belarus mudou sua constituição para acomodar as práticas da Rússia na guerra na Ucrânia. A meta é conseguir abrir caminho para conseguir acesso a armas nucleares.