-
Na Mesopotâmia existiam 2 grupos urbanos principais: Sumérios, que se encontravam ao sul e Acádios um pouco mais ao norte. Esses grupos eram rivais por causa de acesso à água.
-
O império agora, era administrado por um único faraó, o mesmo era considerado uma divindade que concentrava todo o poder. O faraó era responsável pelos assunots: religiosos, militares, administrativos e jurídicos.
-
Unificação do território e início do Império egípcio.
-
Os fenícios eram uma civilização mediterrânea que se caracterizou pela navegação e pelo comércio.
-
Foi o período em que as grandes pirâmides (Quéops, Quéfren, Miquerinos, etc) foram construídas. Elas tinham a função de abrigar as tumbas dos faraós. Além disso, o uso da irrigação e expansão da agricultura criando estabilidade econômica, social e política para o império.
-
Foi durante esta junção que surgiu a escrita e com ela as escolas que formavam os escribas. Assim foi formado, o primeiro império.
-
Durante esse período houve uma reunificação política além do favorecimento do comércio que se deu pelas trocas com áreas do Mediterrâneo. Devido a esse fato aconteceu um reflorescimento cultural.
-
Os babilônicos dominaram os povos Acádio e Sumério e quem assumiu o poder foi Hamurábi que criou o famoso código de Hamurábi.
-
Depois de migrarem para o Egito em busca de melhores condições de vida os Hebreus acabaram sendo escravizados e mantidos em cativeiro no Egito pelos faraós. Eles apenas foram libertados por Moisés e então levados para a Terra Prometida (Palestina).
-
Nesse período a capacidade do exército melhorou. Os pincipais governantes desse período foram Ramsés e Tutmés. O período foi marcado por prosperidade na primeira parte, mas na segunda, houve uma decadência do Império causando uma divisão do reino novamente em alto e baixo Império.
-
Viviam bem ao norte da Mesopotâmia e eram um povo muito militarizado, por isso nos seguintes séculos conquistaram algumas partes que pertenciam à Babilônia.
-
Os Hebreus se organizaram em um grande e único governo centralizado em que seus principais reis foram: Saul, David e Salomão.
-
Os Assírios conquistaram a Babilônia por completo.
-
Vários povos incluindo os Caldeus, Medos, Elamitas e Babilônios se uniram e destruíram os Assírios formando por fim o segundo império.
-
O Império Persa era comandado por Ciro e foi com ele que obteram seus domínios pela Ásia Menor e Babilônia. Além disso, Ciro liberta os hebreus que ali eram mantidos em cativeiro.
-
Os assírios invadiram a Terra Prometida e além de destruírem o templo de Jerusalém levaram os Hebreus em cativeiro para a Babilônia.
-
Ocorreu quando os Persas, liderados pelos descendentes de Ciro (Cambises e Dario I) tentaram invadir a Grécia, sendo cruelmente dizimados pelo ótimo exército de Alexandre, o Grande.
-
Os gregos comandados por Alexandre, o Grande invadiram e dominaram a região que antes era chamada de Mesopotâmia.
-
Romanos invadem e dominam Jerusalém além de destruírem o templo novamente.