Brasil independente-1822 a 1888

  • Guerra de independência do Brasil

    Guerra de independência do Brasil
    A guerra de independência começou pois os governos provinciais que foram chamados pela Coroa portuguesa ficam contra o D. Pedro I. Esses tipos de rebelião poderiam prejudicar o Brasil e assim o Brasil contratou generais de outras nações para combater essas províncias e assim começando a guerra.
  • 1822- Proclamação da independência do Brasil e coroação de D.Pedro

    1822- Proclamação da independência do Brasil e coroação de D.Pedro
    D.Pedro permaneceu no Brasil como príncipe regente,após o retorno de D.João VI à Portugal. Quando recebeu cartas de Portugal exigindo seu retorno e tirando seus poderes, ele se negou a voltar e rompeu com Portugal, declarando a independência do Brasil e sendo coroado imperador com o título de D. Pedro I.
  • Sistema Absolutista

    Sistema Absolutista
    O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII e no Brasil vigorou de 1822 a 1889, época do reinado de D.Pedro I e dPedro II. No regime absolutista havia a relação de fidelidade entre súditos e monarcas, na qual a obediência e o respeito deveria ser praticado por todos. Uma das principais características do absolutismo era a concentração total do poder na monarquia.
  • Period: to

    1822-1831- Sociedade da época.

    A sociedade da época era formada por:Elite: Grandes proprietários de terras, comerciantes de importação e exportação e altos funcionários públicos.Classe média: formada por profissionais liberais com formação européia, pequenos comerciantes, militares de baixa patente, baixo clero e pequenos agricultores.Estrangeiros: trabalhadores sem posses, que vieram de outros países e ex-escravos.Escravos: servos que trabalhavam nas lavouras de açúcar e café dos grandes proprietários de terras.
  • Period: to

    Cultura

    A cultura da época tinha grande influencia europeia e somente a elite tinha acesso.As escolas superiores criadas por D.João VI e D.Pedro I eram frequentadas somente pela elite masculina. As mulheres da elite eram educadas em casa para serem boas esposas. A educação das crianças, era para ser gratuita, mas não foi previsto como as escolas seriam construídas e mantidas.A cultura popular era uma mistura de influencias portuguesas, indígenas e africanas.
  • 1823- Convocação e fechamento da assembleia constituinte.

    1823- Convocação e fechamento da assembleia constituinte.
    D. Pedro I convocou 100 senadores representantes das províncias do Brasil para elaborarem a constituição do pais. Houve desacordos políticos entre o partido dos brasileiros( liberais) e o partido dos portugueses( conservadores). D. Pedro não aprova a constituição elaborada por ser muito liberal, pois desejava um governo mais centralizador. Como os debates entre liberais e conservadores estavam se estendendo muito, D. Pedro resolve fechar a constituinte, demonstrando autoritarismo.
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    A constituição de 1824 foi a primeira do Brasil e foi outorgada por D. Pedro I. Nessa constituição imposta o poder foi dividido em Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador. Essa constituição dava amplos poderes para D.Pedro I, estabelecia o catolicismo como religião oficial do Brasil e dava direito de posse de terras e escravos comprados antes da independêcia,
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    A Confederação do Equador foi um movimento e seu objetivo era ter resistência ao governo e às medidas do Imperador D. Pedro I e tambem a intenção de separar-se efetivamente do território brasileiro, constituindo nova república.
  • 1825-1828- Guerra da Cisplatina

    1825-1828- Guerra da Cisplatina
    A Guerra da Cisplatina foi um conflito entre o império do Brasil e as províncias do Rio da Prata, pela posse da Província Cisplatina, região do atual Uruguai. Essa região era uma região estratégica para controlar a navegação nos rios da Prata, Paraná e Paraguai.
  • 1831- Abdicação de D. Pedro I.

    1831- Abdicação de D. Pedro I.
    O governo de D. Pedro estava abalado.Ele era considerado mau administrador, autoritário e centralizador pela população descontente. Ocorreram protestos contra ele em Minas Gerais(morte de Líbero Badaró) e no Rio de Janeiro, com o episódio Noite das Garrafadas. Diante dessa crise político-econômica e com o pedido da corte portuguesa para seu retorno a Portugal, pois D. João VI tinha morrido, D. Pedro I resolve abdicar do trono em favor de seu filho de 5 anos e volta para Portugal.
  • Rusga

    Rusga
    Rusga foi um movimento que surgiu por uma revolta. Tudo começou quando os portugueses estava aumentando os pressos das mercadorias na Província de Mato Grosso. O cirurgião Antônio Luís Patrício da Silva Manso fundou a Sociedade dos Zelosos da Independência. Isso foi uma das principais causas da revolta. Em 30 de maio do ano seguinte a revolta ocorreu, e como a população passava dificuldade pelos altos pressos colocados nas lojas e outros problemas eles fizeram uma revolta conhecida como Rusga.
  • Revolta dos Malês

    Revolta dos Malês
    Revolta dos Malês foi um movimento feito por escravos e muitos deles eram muçulmanos. Esse movimento ocorreu pois os escravos não estavam contentes com a maneira que eram tratados. Esse movimento teve 600 homens envolvidos.
  • Revolução Farroupilha.

    Revolução Farroupilha.
    A Revolução Farroupilha,foi a mais importante rebelião do período da regência no Brasil.Ela se iniciou em 1835 e foi terminar só em 1845.Revolução foi mobilizada pelos grandes proprietários de terra do Rio Grande do Sul,insatisfeitos com os altos impostos cobrados pelo governo imperial.Os escravos também foram recrutados para lutar pela revolução,sob a promessa de liberdade,no caso de vitória na guerra contra o império.Revolução farroupilha se encerra com o Tratado de Poncho Verde.
  • Cabanagem

    Cabanagem
    A Cabanagem foi uma revolta que aconteceu no Brasil entre 1835 e 1840. Ela aconteceu pois índios e pessoas pobres estavam sofrendo de pobreza, fome e doenças (esse foi um dos principais motivos dessa revolta). Com tudo isso acontecendo essas pessoas se juntaram e fizeram essa revolta, e eles dominaram certas regiões como palácio do governo de Belém. Tudo acabou no dia 23/8/1840.
  • Sabinada

    Sabinada
    A Sabinada foi uma rebelião ocorrida na Bahia entre 1837 e 1838. No Brasil,a independência não havia trazido a tão sonhada autonomia das regiões e sim um centralismo autoritário e uma estrutura política herdada do Brasil colonial. A Revolta do Sabinada foi liderada pelo Francisco Sabino e pelo João Carneiro. Em 07/11/1837 os 2 lideraram os rebeldes e invadiram a Câmara Municipal de Salvador e proclamaram a Republica Baiana que tornou a Bahia livre e independente do controle imperial.
  • Balaiada

    Balaiada
    A Balaiada foi uma revolta popular que aconteceu nos anos de 1838 até 1841. A revolta foi liderada por pessoas pobres e desvalorisadas e tambem escravos. Essas pessoas se sentiam desvalorisadas pelos prefeitos e então eles fi\eram essa revolta para melhoreas condições de vida.
  • Golpe da maioridade

    Golpe da maioridade
    O Golpe da maioridade foi foi uma decisão do parlamento brasileiro que declarava q o príncipe D. Pedro 2 , por conta de sua menoridade,impedindo ele de governar o país até que ele completasse 18 anos.Nesse período quem governou o Brasil foi o próprio parlamento.O publico ja estava cansado dessas decisões então e eles fizeram a Revolução Liberal que foi uma tentativa liberal de tomar o poder pela luta armada.Isso só foi se dado fim em 23/7/1840 quando pedro 2 completou sua maioridede.
  • Parlamentarismo no segundo reinado.

    Parlamentarismo no segundo reinado.
    Apenas 2 vezes foi usado o parlamentarismo no Brasil.Depois que atingiu a maioridade e passou a desenvolver as plenas funções do imperador,Dom Pedro II criou um Conselho de Ministros para lhe ajudar a dirigir o Brasil. No conselho de ministros,uma pessoa ocupava o cargo de presidente do conselho oque seria igual ao primeiro ministro.Quem era escolhido deveria fazer as funções de chefe do ministro.Por tanto não tinha eleições no conselho para determinar quem era o presidente.
  • Revolução Praieira

    Revolução Praieira
    A Revolução Praieira um movimento liberal e federalista e seu objetivo foi finalizar o sistema politico das elites conservadoras. O nome praieira foi dado, pois era associado á rua da praia onde ficava a sede do Diário Novo.
  • Lei de Terras

    Lei de Terras
    A Lei de Terras foi uma das primeiras leis do Brasil e ela dizia que o único jeito de você ter acesso as terras era pagando por elas> Isso também aboliu o regime de sesmarias.
  • Guerra do Paraguai

    Guerra do Paraguai
    A Guerra do Paraguai foi umas das maiores guerras armadas do Brasil. A guerra ocorreu em 1864 e foi entre o Paraguai e a Tríplice Aliança. Ela ocorreu pelo processo de formação e consolidação das nações da Bacia Platina. Um dos acontecimentos mais marcantes foi aprisionamento de uma embarcação brasileira (Marquês de Olinda).
  • Imigração no segundo reinado.

    Imigração no segundo reinado.
    Já com a proibição do tráfico negreiro em 1850 os grandes cafeicultores foram tendo enormes dificuldades para adquirir mão de obra capaz de suprir a sua demanda.Nesse caso os grandes fazendeiros conseguiam os escravos ociosos localizados na região nordeste.Segundo alguns estudos essa prática foi responsável pelo deslocamento de aproximadamente 200 mil escravos pelo território brasileiro.
  • Lei Áurea

    Lei Áurea
    A Lei Áurea foi a lei que baniu a escravidão do Brasil. A lei libertava mais ou menos 700 mil escravos em um país com 15 milhões de habitantes. Ela foi criada em 13 de maio de 1888 e continha um texto curto e simples explicando o porque ela deveria ser aprovada e outras informações.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    Ao longo de 70 anos o Brasil viveu na monarquia absolutista e o regime já não conseguia atender as necessidades sociais do povo. O baixo clero, profissionais liberais e militares, estavam insatisfeitos com o atual cenário político do país, por falta de poder de decisão. O regime monárquico impôs censura aos militares e não reconheceu a importância da participação deles na Guerra do Paraguai. Esses foram fatores desencadeantes do movimento republicano e da Proclamação da República.