Índice

Biografia do Charles Chaplin

  • Biografia

    Biografia
    Charles Spencer Chaplin, que era canhoto, nasceu no dia 16 de abril de 1889, supostamente na East Street, Walworth, Londres, Inglaterra.Seus pais eram artistas de music-hall. Seu pai, Charles Spencer Chaplin Sr., era vocalista e ator, e sua mãe, Hannah Chaplin, era cantora e atriz. Ambos separaram antes de Charlie completar três anos de idade.
  • Artista pioneiro de cinema

    Artista pioneiro de cinema
    Foi no estúdio Keystone onde Chaplin desenvolveu seu principal e mais conhecido personagem: O Vagabundo (conhecido como Charlot na França e no mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, Carlitos no Brasil e na Argentina, e Der Vagabund na Alemanha).
  • Controle criativo

    Controle criativo
    Com o fim do contrato com a Mutual em 1917, Chaplin assinou um contrato com a First National para produzir oito filmes com duração de duas bobinas. Além de ter financiado e distribuído estes filmes,
  • Relacionamentos amorosos e casamentos

    Relacionamentos amorosos e casamentos
    Em 23 de outubro de 1918, Chaplin casou-se aos 28 anos de idade com Mildred Harris, que tinha então 16 anos. Tiveram um filho nascido deformado, que morreu três dias após o nascimento. Divorciaram-se em 1920 por conta de tudo que sofreram pelo filho. Mais tarde, Chaplin namorou por anos Peggy Hopkins Joyce.
  • Chaplin interpretando Adenoid Hynkel em O Grande Ditador

    Chaplin interpretando Adenoid Hynkel em O Grande Ditador
    O primeiro filme falado de Chaplin, O Grande Ditador (1940), foi um ato de rebeldia contra o ditador alemão Adolf Hitler e o nazismo, e foi lançado nos Estados Unidos um ano antes do país abandonar sua política de neutralidade e entrar na Segunda Guerra Mundial. Chaplin interpretou o papel de Adenoid Hynkel, ditador da "Tomânia", claramente baseado em Hitler e, atuando em um papel duplo, também interpretou um barbeiro judeu perseguido frequentemente por nazistas.
  • Últimos trabalhos

    Últimos trabalhos
    Os últimos dois filmes de Chaplin foram produzidos em Londres: A King in New York (1957) no qual ele atuou, escreveu, dirigiu e produziu; e A Countess from Hong Kong (1967), que ele dirigiu, produziu e escreveu. O último filme foi estrelado por Sophia Loren e Marlon Brando, e Chaplin fez uma pequena ponta no papel de mordomo, sendo esta a sua última aparição nas telas.
  • Morte

    Morte
    A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após a conclusão do filme A Countess from Hong Kong, e mais rapidamente após receber seu Oscar Honorário em 1972. Por volta de 1977, já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de rodas. Chaplin morreu dormindo aos 88 anos de idade em consequência de um derrame cerebral, no Dia de Natal de 1977 em Corsier-sur-Vevey, Vaud, Suíça,, fez-se um pequeno funeral anglicano privativo dois dias depois.
  • POEMA - CHARLES CHAPLIM

    POEMA - CHARLES CHAPLIM