Benefícios propostos pelas guerras

Timeline created by facebooker_1792638804214918
In History
  • Ambulância

    Ambulância
    Durante o fim do século 15, o exército espanhol contava com um serviço que demonstrava preocupação com a integridade física de seus soldados e que, hoje, se tornou indispensável para nós: a ambulância. Apesar disso, o primeiro registro de uso desse tipo de veículo se deu em 1487, pela rainha espanhola Isabella I.
  • Controle de tráfego aéreo

    Controle de tráfego aéreo
    Foi na Primeira Guerra Mundial que o exército americano instalou o primeiro rádio de comunicação dos pilotos com a torre de controle. Até então, não existia nenhum tipo de contato e os pilotos permaneciam isolados durante todo o percurso de voo.
  • Cirurgia Plástica

    Cirurgia Plástica
    Estilhaços eram causas de muitos ferimentos no rosto. Diferentes dos ferimentos a bala, os pedaços de metal retorcido podiam desfigurar rostos e membros. O cirurgião neo-zelandês Harold Gillies se horrorizou com o estado dos soldados e foi um pioneiro nas técnicas de reconstrução facial.
  • Absorvente

    Absorvente
    Durante a Primeira Guerra Mundial, os militares precisavam de uma forma mais eficaz para cobrir feridas e fazer a bandagem de soldados, ainda mais em um período em que o algodão se tornava escasso. Em1914, a companhia norte-americana Kimberly Clark descobriu que a polpa da celulose da madeira poderia virar mais do que simples papel, mas um material cinco vezes mais absorvente que o algodão, e significativamente mais barato, o cellucotton.
  • Relógio de pulso

    Relógio de pulso
    Até a Grande Guerra, os relógios eram de dois tipos: os de parede ou os de bolso de colete. Os relógios de pulso eram adornos femininos e eram pouco usados para marcar o tempo. Com a guerra de trincheiras, porém, não havia bolsos para os soldados usarem os relógios, e aí o relógio de pulso deixou de ser um artefato feminino. Em tempo: para os que acham que os celulares vão sepultar este tipo de relógio, é bom saber que as vendas aumentaram para 61,7 bilhões de dólares.
  • Horário de verão

    Horário de verão
    Horário de verão Um horário temporário feito para economizar energia foi uma medida trazida pela Primeira Guerra Mundial. A primeira nação a usá-la foi o Império Alemão, em 1916, mas logo se seguiram França, Inglaterra e Estados Unidos. Contudo, a ideia original sempre ficou em disputa, entre um inglês chamado William Willet, em 1906, ou Benjamin Franklin, bem antes dele.
  • Nylon

    Nylon
    Lançado em 1938, serviu primeiro para escovas de dente e meias-calças femininas. A entrada dos Estados Unidos na guerra fez a demanda explodir, a ponto de só ser permitido que essa fibra sintética fosse usada na fabricação de objetos do universo militar, como paraquedas, tanques de combustível de aeronaves e redes de descanso. O governo até criou uma campanha para que as mulheres doassem as meias para a confecção de paraquedas. A raridade tornou o material um sonho de consumo.
  • Computadores

    Computadores
    Durante a guerra, o Eixo possuía uma carta na manga: era a máquina Enigma, usada para criptografar mensagens secretas. Essa tecnologia fez com que os britânicos criassem o Colossus, o primeiro computador eletrônico, em 1943. Do outro lado do Atlântico, os EUA desenvolveriam o Harvard Mark I, para o projeto Manhattan, que era eletromecânico, e o interesse levaria o Exército a patrocinar o Eniac, o primeiro computador moderno, que saiu após a guerra, em 1946.