criações durante as guerras

Timeline created by facebooker_2853874541491057
In History
  • Absorvente feminino

    Absorvente feminino
    Durante a Primeira Guerra Mundial, surgiram as toalhinhas higiênicas, faixas de tecido atoalhado que, depois de utilizadas pelas mulheres em período menstrual, eram lavadas. Antes disso, a proteção menstrual era uma faixa de algum material macio e absorvente preso por cordões e cintas.
  • Tanque de guerra

    Tanque de guerra
    o tanque de guerra moderno, com suas lagartas e sua blindagem pesada, surgiu como uma arma secreta dos ingleses durante a Primeira Guerra Mundial. O projeto, de 1915, foi de William Tritton e W.G. Wilson. Ao andar, ele sacudia tão violentamente que os soldados eram obrigados a usar roupas com estofamentos. Sua primeira aparição em batalha foi em 1917.
  • Controle de tráfego aéreo

    Controle de tráfego aéreo
    O desenvolvimento da nova solução começou em 1915, em San Diego, e por volta de 1916 os técnicos conseguiram enviar uma mensagem via telégrafo sem fio para alguém que estivesse a 225 quilômetros de distância. Em 1917, outro marco: pela primeira vez a voz humana foi transmitida por um rádio instalado em um avião para um operador no solo. Hoje, é impossível imaginar o mundo sem esse tipo de tecnologia.
  • Lenço de papel

    Lenço de papel
    Devido à falta de algodão no mercado durante a Primeira Guerra Mundial, a fabricante de papel Kimberly-Clark criou o substituto cellucotton. O produto macio e absorvente foi bastante usado como filtro para máscaras de gás e em hospitais e pronto-socorros dos Estados Unidos e da Europa. Com o fim da guerra e da escassez do algodão, a Kimberly-Clark buscou novas maneiras de vender sua criação. Em 1929, lançaram os lenços de papel Kleenex com a caixa pop up
  • Jipe

    Jipe
    O exército norte-americano deu as especificações para a confecção do veículo. Ao mesmo tempo leve e resistente, foi desenvolvido para ficar abaixo da linha de artilharia na Segunda Guerra Mundial.
  • Forno de Microondas

    Forno de Microondas
    Um legítimo produto que surgiu na engenharia militar. Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). As pesquisas prosseguiram a partir de uma barra de chocolate derretida e a pipoca foi o primeiro alimento a ser preparado no mundo com a nova técnica.
  • Computadores

    Computadores
    O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria. Utilizado basicamente para cálculos balísticos, esse “cérebro gigante” (como a imprensa da época se referia a ele) foi peça fundamental no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, testada pelo país em 1952.
  • GPS

    GPS
    Trata-se de um sistema eletrônico de informação criado pelo exército norte-americano e que começou a ser usado por eles em 1972. Uma tecnologia que deriva de projetos criados com fins militares e para o uso em guerras.
  • Câmeras Digitais

    Câmeras Digitais
    Em 1976, a NASA colocou um fim na forma de ter acesso as imagens por meio do filme fotográfico e lançou o satélite KH-1 “Kennan”, equipado com uma câmera óptico-elétrica capaz de transmitir as imagens em formatos digitais.
  • Internet

    Internet
    a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa internet naquela época. No início, o acesso a essa rede estava restrito para usos militares, sendo, mais tarde, liberado também para o uso acadêmico. No Brasil, a internet já possui mais de 20 anos de existência, sendo que a comercialização do serviço para o público em geral só aconteceu em 1994.