Aristites de sousa mendes Nasceu a 19 de julho de 1885 em cabanas de Cabanas de Viriato;
By Duarte Alves
-
Esteve no curso de Direito na Universidade de Coimbra e como o seu irmão gémeo César depois da licenciatura em 1907 acabou por seguir a carreira diplomática. -
A 12 de maio de 1910 foi nomeado cônsul da 2º classe na Guiana Britânica.
-
Em 1919 na ditadura de foi promovido a cônsul da 1º classe um despacho ministerial colocava-o no estado de disponibilidade situação que geralmente significava inação
-
Em meados de 1921 foi convidado a dirigir temporariamente o consulado em S. Francisco,na Califórnia.
-
Com o golpe de Estado a 28 de maio de 1926, Aristides de Sousa Mendes foi nomeado cônsul em Vigo.
-
De 1931 a 1938 foi cônsul em Antuérpia sendo então transferido de má vontade para os Bordéus.
-
Em 1940 Aristides de Sousa Mendes contrariando instruções formais recebidas concedeu milhares de vistos e julga-se que cerca de 30 000 judeus que procuravam escapar ao extermínio nazi. Chegou mesmo a abrigar refugiados na sua casa em Bordéus e na sua residência de Cabanas de Viriato.Estas atitudes desagradaram muito a Salazar.
-
Em 1949, Aristides de Sousa Mendes ficou sem esposa que morreu um ano antes sem filhos, em maior parte os emigrados nos EUA viriam a se casar com Andrée que tinha tido uma filha.
-
A 3 de abril de 1954 no Hospital da Ordem Terceira, em Lisboa, com imensas dificuldades financeiras ela acabou por morrer.
-
Em 1967, Yad Vashem, uma organização estatal israelita para a recordação dos mártires e heróis do holocausto, homenageou Aristides de Sousa Mendes com uma das suas mais altas distinções.
-
Em 1987, o presidente da República Mário Soares conferiu-lhe, a título póstumo, a Ordem da Liberdade.
-
Em 1989, a Assembleia da república reparou a grave injustiça que lhe fora cometida, reintegrando-o no serviço diplomático por unanimidade e aclamação.
-
Em 1994 foi construída uma estátua em Bordéus.
-
A 6 de abril de 2005 foi homenageado nos EUA, e a sua coragem e determinação em salvar judeus no tempo da 2o Guerra Mundial irão foram recordados para sempre na Galeria dos Salvadores do Museu da Herança Judaica, em Nova Iorque.