Álbum de figurinhas

  • Educação Física Primitiva
    65,000 BCE

    Educação Física Primitiva

    Para garantir sua subsistência e adaptar-se às condições do meio ambiente, o homem primitivo possuía muitas qualidades físicas.
    Para sobreviver, estava constantemente exercitando-se. Com isso, aprendeu naturalmente a caçar, pescar, nadar, construir, lutar, defender-se - exercícios úteis que lhe permitiam satisfazer as suas principais necessidades, impostas na sua relação com a natureza e com os outros homens.
  • Arte Rupestre
    35,000 BCE

    Arte Rupestre

    Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.
  • Mitologia Grega
    8000 BCE

    Mitologia Grega

    Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas com os mitos dos gregos antigos e dos seus significados.
    Os mitos gregos ilustram as origens do mundo, os modos de vida, as aventuras e desventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e de outras criaturas mitológicas.
  • Idade Antiga
    4000 BCE

    Idade Antiga

    Idade Antiga ou Antiguidade, na periodização das épocas históricas da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita, até a queda do Império Romano do Ocidente.
  • Idade do Cobre
    4000 BCE

    Idade do Cobre

    A Idade do Cobre é um período da Pré-História que corresponde à transição do Neolítico para a Idade do Bronze. Portanto, teve início entre 4.000 a.C. e 3.000 a.C., iniciando desta forma a Idade dos Metais. O cobre foi um dos primeiros metais a ser utilizado pelos homens pré-histórico.
  • Sumérios
    4000 BCE

    Sumérios

    Durante muitos anos acreditou-se que teria sido a primeira civilização a se desenvolver nessa região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Estudos mostram que a atividade humana na Mesopotâmia, porém, é ainda anterior a 4000 a.C.
    A civilização suméria se destacou em várias áreas: organização política, arquitetura, agricultura, comércio. O calendário surgiu entre esse povo, em 2700 a.C. Antes disso, surge a escrita cuneiforme e, por volta de 3200 a.C., os livros têm origem também com eles.
  • Idade do Bronze
    3000 BCE

    Idade do Bronze

    A Idade do Bronze foi o período que ficou conhecido pelo desenvolvimento de ferramentas e utensílios feitos com o bronze como matéria-prima.
    O bronze foi uma grande descoberta pois era mais duro e mais resistente que o cobre, fazendo com que seus instrumentos tivessem uma durabilidade maior.
  • Acádios
    2550 BCE

    Acádios

    Os sumérios foram os primeiros povos antigos a habitarem a região da Mesopotâmia. Depois deles, chegaram os acádios cerca de 2550 a.C., provavelmente do norte da Síria.
    Os acádios estavam em busca de terras férteis e receberam esse nome devido a cidade mais importante do império: Acad. A capital do império ficou conhecida como Acádia
    Sob a liderança do Rei Sargão I, os acádios, um povo semita e seminômade, dominaram os sumérios conquistando a região da Mesopotâmia entre 2550 a.C. e 2300 a.C..
  • Assírios
    2400 BCE

    Assírios

    Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates.
    Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável.
    No auge do poder, controlavam o Chipre, o Egito, a Mesopotâmia e a região hoje ocupada pelo Estado de Israel.
  • Babilônios
    2300 BCE

    Babilônios

    O Império Babilônico é um dos principais períodos do mundo antigo e estava localizado na região hoje conhecida como Iraque.
    Dividido em duas fases, estava localizado na região sul da Mesopotâmia. As duas fases são separadas pelo domínio dos assírios.
    O Primeiro Império Babilônico durou de 1792 a.C. até 1750 a.C. e o chamado Neobabilônico de 626 a.C. até 539 a.C. O fim do Império Babilônico é marcado pelas conquistas de Ciro, o Grande, quando se inicia o Império Persa.
  • Língua Chinesa
    2000 BCE

    Língua Chinesa

    A palavra “mandarim” surgiu no século XVII, no contexto histórico dos contatos comerciais marítimos entre China e Portugal. Os mandarins eram funcionários públicos do governo chinês (conselheiros de estado). Eram eles os encarregados de estabelercer os contatos comerciais entre a China e Portugal. A língua que eles falavam passou a ser chamada de "mandarim" pelos portugueses. Este nome, com o tempo, espalhou-se pelo mundo.
  • Língua Japonesa
    2000 BCE

    Língua Japonesa

    A língua japonesa não tem uma origem determinada. Apesar da extensa pesquisa dos filólogos japoneses, não existe nenhuma evidência concreta o suficiente para ligar a língua japonesa a uma única família lingüística. Existem algumas teorias circulando na comunidade lingüística quanto à origem da língua japonesa.
  • Idade do Ferro
    1200 BCE

    Idade do Ferro

    A Idade do Ferro é precedida pela Idade do Bronze, o que significa uma alteração nas formas de vida e sobrevivência, marcados pelo domínio de técnicas para fundição do ferro e sua utilização em ferramentas e armas, utilizadas no cotidiano.
  • Sócrates
    469 BCE

    Sócrates

    Sócrates nasceu em Atenas e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga.
    Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
  • Teoria de Leucipo e Demócrito
    460 BCE

    Teoria de Leucipo e Demócrito

    Se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas minúsculas partículas elementares, de várias formas e tamanhos. A prova disso seria a infinidade de substâncias existentes na natureza, cada uma delas com formatos e características diferentes.
    Os filósofos atomistas conceberam o átomo como sendo peças de um quebra- cabeça, as quais precisavam se unir de forma perfeita para formar estruturas mais complexas.
  • Platão
    428 BCE

    Platão

    Fundador da Academia de Atenas, Platão, aluno de Sócrates e professor de Aristóteles, é um dos filósofos gregos mais conhecidos e estudados até os dias atuais.
    Platão é responsável por termos acesso ao pensamento de diversos filósofos da Grécia antiga, como Sócrates, seu mestre, Heráclito, Parmenides e Pitágoras.
  • Teatro
    400 BCE

    Teatro

    O Teatro Grego foi muito importante no desenvolvimento da cultura grega e, além disso, serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo, os romanos.
  • Aristóteles
    384 BCE

    Aristóteles

    Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica. Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.
  • Teoria da Abiogênese
    300 BCE

    Teoria da Abiogênese

    A teoria da abiogênese afirmava que a vida surgia de matéria inanimada, ou seja, de um material sem vida.
  • Geometria
    201 BCE

    Geometria

    A geometria é uma área da matemática que estuda as formas geométricas desde comprimento, área e volume.
  • Língua Francesa
    200 BCE

    Língua Francesa

    É uma língua românica com cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo. É língua oficial em 30 países, a maioria dos quais integra a chamada La Francophonie, a comunidade dos países francófonos. É língua oficial em todas as agências das Nações Unidas e em grande número de organizações internacionais.
  • Terra Primitiva
    1 BCE

    Terra Primitiva

    Composição da terra Primitiva.
  • Santo Agostinho
    354

    Santo Agostinho

    Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo.
    Para o bispo, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época.
    As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.
    Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros. Seu dia é 28 de agosto, dia de sua suposta morte.
  • Idade Média
    400

    Idade Média

    A Idade Média é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, sendo frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Média.
  • Língua Inglesa
    401

    Língua Inglesa

    Se originou da língua germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra.
  • Língua Espanhola
    800

    Língua Espanhola

    O Espanhol é uma língua Românica, derivada do Latim, mas atualmente também usamos características das línguas usadas na península Ibérica antes da conquista romana.
  • Língua Portuguesa
    1001

    Língua Portuguesa

    A língua portuguesa é originária do latim vulgar. É adotada por cerca de 230 milhões de pessoas, sendo o oitavo idioma mais falado no planeta. Está presente em quatro continentes. Além do Brasil, o português também é o idioma de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tome e Príncipe e, claro, Portugal. É hoje a segunda língua de alguns países da África, da América, além de Macau e Goa.
  • Trovadorismo
    1108

    Trovadorismo

    O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Nessa época, as poesias eram feitas para serem cantadas ao som de instrumentos musicais. Geralmente, eram acompanhadas por flauta, viola, alaúde, e daí o nome “cantigas”.
  • Língua Alemã
    1200

    Língua Alemã

    Língua pertencente ao grupo germânico-holandês, ramo ocidental das línguas germânicas, uma subfamília das línguas indo-européias. É formada por dois grupos de dialetos: o alto alemão (que inclui o alemão literário normativo) e o baixo alemão. É falada na Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo e nas regiões de Alsácia-Lorena e Alto Adige (Itália).
  • Classicismo
    1401

    Classicismo

    O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento.
    O nome do movimento que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, faz referência aos modelos clássicos (greco-romano).
  • Idade Moderna
    1453

    Idade Moderna

    Tem início em 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos), indo até 1789 (início da Revolução Francesa).
    - Foi um período de transição do Feudalismo para o Capitalismo.
    - Comércio marítimo como principal fator de desenvolvimento econômico das nações.
    - Fortalecimento da burguesia comercial europeia.
    - Surgimento de movimentos de contestação ao poder da Igreja Católica (Reforma Religiosa) e formação de novas igrejas (luterana, calvinista e anglicana).
  • Camões
    1524

    Camões

    Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta e soldado português, considerado o maior escritor do período do Classicismo. Além disso, ele é apontado como um dos maiores representantes da literatura mundial.
    Autor do poema épico “Os Lusíadas”, revelou grande sensibilidade para escrever sobre os dramas humanos, sejam amorosos ou existenciais.
  • Método Científico

    Método Científico

    O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico.
    * Hipótese
    * Fato
    * Teoria
  • Célula Animal

    Célula Animal

    Robert Hooke, o primeiro a descobrir as célula.
  • Célula vegetal

    Célula vegetal

    Robert Hooke, o primeiro a descobrir as célula.
  • Experimento de Redi

    Experimento de Redi

    De acordo com essa teoria, os vermes que surgiam em cadáveres de humanos e animais eram resultados da geração espontânea do processo de putrefação.
  • Lavoisier

    Lavoisier

    Antoine Laurent de Lavoisier, foi um químico francês, considerado o pai da química moderna.
    É reconhecido por ter enunciado o princípio da conservação da matéria, apesar de o russo Mikhail Lomonossov tê-lo feito 14 anos antes. Além disso identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química.
  • Experimento de Needham e Spallanzani

    Experimento de Needham e Spallanzani

    Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em calderões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.
  • Idade Contemporânea

    Idade Contemporânea

    Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.
  • Determinismo

    Determinismo

    Influenciado pelo Positivismo;
    A natureza determina a sociedade;
    Sociedade e o estado resultam do meio em que estão inseridos
  • Possibilismo

    Possibilismo

    Oposição ao Determinismo Geográfico;
    Reciprocidade de relação entre a natureza e a sociedade, e que a sociedade tinha possibilidade de dominar o meio o modificando-o.
  • Teoria atômica

    Teoria atômica

    É a teoria científica que afirma que a matéria é constituída por unidades fundamentais chamadas átomos.
    Um átomo, de acordo com esta teoria, é uma partícula extremamente pequena, porém não é infinitamente pequena.
  • Marx

    Marx

    • Foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista.
    • Ele publicou vários livros durante sua vida, sendo que O Manifesto Comunista (1848) e O Capital (1867-1894) são os mais importantes.
    • Alguns conceitos de Marx:
    • Classes Sociais;
    • Lutas de Classes;
    • Alienação;
    • Mais-valia
  • Durkheim

    Durkheim

    • Émile Durkheim nasceu na França em 1858.
    • Criou a Sociologia Acadêmica.
    • Suas principais obras foram: Da Divisão do Trabalho Social, As Regras do Método Sociológico, O Suicídio e As Formas Elementares da Vida Religiosa.
  • Experimento de Louis Pasteur

    Experimento de Louis Pasteur

    Louis Pasteur foi um cientista francês. As suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina.
    Com os experimentos realizados por Louis Pasteur, conseguiu-se comprovar definitivamente que os microorganismos surgem a partir de outros preexistentes.
  • Teoria da Biogênese

    Teoria da Biogênese

    A teoria da biogênese admite que todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes.
    Louis Pasteur foi o responsável por derrubar definitivamente a abiogênese. Porém, até isso acontecer, vários estudiosos realizam experimentos para comprovar e fortalecer cada uma das teorias.
    Atualmente, a biogênese é a teoria aceita para explicar como os seres vivos surgiram na Terra.
  • Weber

    Weber

    • Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alemão.
    • Dedicou sua vida ao trabalho acadêmico.
    • Desenvolveu importantes trabalhos na Sociologia, foi considerado um dos fundadores da Sociologia Moderna.
  • Nicolau II

    Nicolau II

    Filho de Alexandre III, governou desde a morte do pai, até sua abdicação, quando renunciou em seu nome e no nome de seu herdeiro, passando o trono para seu irmão, o grão-duque Miguel Alexandrovich. Durante seu reinado viu a Rússia decair de uma potência do mundo para um desastre econômico e militar.
  • Lênin

    Lênin

    Foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da República Russa, da República Socialista Federativa Soviética da Rússia de e da União Soviética.
    Sob sua administração, a Rússia e, em seguida, a União Soviética tornaram-se um Estado socialista unipartidário governado pelo Partido Comunista. Ideologicamente marxistas, suas teorias políticas são conhecidas como leninismo.
  • Conjuntos

    Conjuntos

    A noção de conjunto numérico é bastante simples e fundamental na Matemática. A partir dos conceitos sobre conjuntos podemos expressar todos os conceitos matemáticos.
    Um conjunto nada mais é do que uma coleção qualquer de objetos
  • Stalin

    Stalin

    Josef Vissariónovitch Stalin, foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comitê Central.
    Sob a liderança de Stalin, a União Soviética desempenhou um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e passou a atingir o estatuto de superpotência, após rápida industrialização e melhoras nas condições sociais do povo soviético.
  • Hitler

    Hitler

    Foi um político alemão que serviu como líder do Partido Nazista, Como ditador do Reich Alemão, ele foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial na Europa.
  • Geografia Crítica

    Geografia Crítica

    Correntes de pensamento crítico visando à renovação geográfica e a busca da identidade desta ciência.
    Bases para compreensão e a intervenção na realidade social
  • 1° Guerra Mundial

    1° Guerra Mundial

    A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.
    Nasce os EUA como potência hegemônica mundial, Alemanha é humilhada pelo tratado de Versalhes, uma característica da primeira guerra foi o uso de novas tecnologias no combate front e a guerra de trincheira.
  • Revolução Russa

    Revolução Russa

    A Revolução Russa foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.
    Sua importância foi primeira tentativa de se construir uma sociedade igualitária.
  • Fascismo na Itália

    Fascismo na Itália

    Fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista, que ganhou destaque no início do século XX na Europa e teve origem na Itália. Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário que promove a vigilância.
  • Queda da bolsa de valores de Nova York

    Queda da bolsa de valores de Nova York

    • Super produção.
    • Maior oscilação econômica que o capitalismo já sofreu em sua história, abalando inclusive os alicerces do liberalismo clássico que o regia.
    • O resultado óbvio foi o desemprego ou a redução salarial.
  • 2º Guerra Mundial

    2º Guerra Mundial

    A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo. Organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
  • Origem do Dialeto

    Origem do Dialeto

    É a forma como uma língua é realizada numa região específica. Trata-se de uma variedade ou variante linguística.
    Falantes de uma mesma língua apresentam diferenças nos seus modos de falar, de acordo com o lugar em que estão.
  • Teoria do Big Bang

    Teoria do Big Bang

    Big Bang ou Grande Expansão é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente.
  • Evolução molecular

    Evolução molecular

    Evolução molecular refere-se a vários processos evolutivos resultantes de alterações no DNA, RNA, e/ou Proteína.