-
Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo.
-
Muda-se para Lisboa com a família, onde o pai irá trabalhar na Polícia de Segurança Pública.
Em Dezembro morre o seu irmão Francisco, com quatro anos de idade. -
Matricula-se no Liceu Gil Vicente, onde inicia estudos secundários, frequentando dois cursos (liceal e técnico).
-
O primeiro livro que possui é-lhe oferecido pela mãe: A Toutinegra do Moinho, de Émile de Richebourg.
-
Passa a ocupar um lugar nos serviços administrativos dos Hospitais Civis de Lisboa.
-
Casa-se com a pintora Ilda Reis.
-
Publicou o seu primeiro livro, um romance, ''Terra do Pecado''
Nasce a sua filha, Violante. -
Morre o seu avô, Jerónimo Melrinho.
-
Começa a trabalhar na Caixa de Previdência do Pessoal da Companhia Previdente, fazendo cálculos de subsídios e de pensões, graças à mediação do seu antigo professor Jorge O´Neil.
-
A convite de Nataniel Costa enceta colaboração com a editora Estúdios Cor, no sector de produção. O seu nome começa a ser conhecido no campo da literatura e da cultura. Inicia a sua actividade como tradutor, cifrada em mais de sessenta títulos, até meados da década de oitenta. Na segunda metade da década de cinquenta traduz cerca de dezasseis livros, entre eles de autores como Colette e Tolstoi.
-
Abandona a Companhia Previdente para trabalhar exclusivamente na editora Estúdios Cor.
-
É editado o seu primeiro livro de poesia, Os Poemas Possíveis. Ao longo desta década continua a sua actividade de tradutor, se bem que com mais moderação. Traduz, entre outros, Colette, Cassou, Audisio, Maupassant e Bonnard.
-
Casa-se com a jornalista Pilar del Río.
-
Publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, obra galardoada com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e com o Prémio Brancatti (Zafferana, Itália). É nomeado Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Turim e Sevilha.
O governo francês concede-lhe o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.
A Lello Editores publica a sua obra completa em três tomos. -
Recebe o Prémio Nobel da Literatura «… pela sua capacidade de tornar compreensível uma realidade fugidia, com parábolas sustentadas pela imaginação, pela compaixão e pela ironia», segundo a Academia Sueca.
Sai o quinto volume de Cadernos de Lanzarote.
É-lhe atribuído o Prémio Scanno/Universidade G. D’Annunzi pelo livro Objecto Quase. -
A 7 de Março é levado à cena, em Nova Iorque, o seu romance Ensaio sobre a Cegueira, pela mão do director artístico da Godlight Theater Company.
-
A 15 de Março é nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade Autónoma de Madrid.
-
A 20 de Março apresenta-se na Corunha La flor más grande del mundo, uma curta-metragem de animação baseada no conto de Saramago A Maior Flor do Mundo, realizada por Juan Pablo Etcheverry e com música de Emilio Aragón..
-
Em Março estreia-se em Helsínquia Baltasar e Blimunda, espectáculo musical realizado sobre textos do Memorial do Convento e música de Domenico Scarlatti.
-
Em Junho cria a Fundação José Saramago, não apenas com o objectivo de promover a conservação, o estudo e o conhecimento da sua obra mas também de intervir social e culturalmente, de impulsionar acções a favor do ambiente e de contribuir para a promoção activa dos direitos humanos.
-
Em Setembro recebe o Prémio Save the Children pela sua contribuição na defesa dos direitos da infância, juntamente com Graça Machel, Jane Fonda e Anne Sophie Mutter.
-
A 18 de Dezembro dá entrada num hospital de Lanzarote, acometido por uma pneumonia que evoluirá, com complicações, ao ponto de pôr a sua vida em risco. Estará hospitalizado um mês e três dias.
-
No dia 5 de Fevereiro, lançamento de Biografia de José Saramago, da autoria de João Marques Lopes e publicada em co-edição pela Guerra e Paz e pelas Edições Pluma. Esta biografia não contou com a participação de José Saramago.
-
No dia 19 de Junho, pelas 13h30m, o seu corpo regressou a Lisboa num avião do Estado Português, acompanhado pela família, pela Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e por amigos íntimos.
-
No dia 18 de Junho, às 12h30m, José Saramago faleceu na sua casa em Lanzarote, acompanhado por sua família e amigos mais próximos.
-
No dia 20 de Junho o seu corpo foi cremado no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, onde foi recebido por uma imensa multidão que se despediu de José Saramago levantando livros, como ele levantou do chão uma obra que tanto nos tem enriquecido.