catia 3pp

  • Revoluçao dos cravos

    Revoluçao dos cravos
    Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estado militar que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos e sociais que se lhe seguiram, até à aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.
  • Independencia de Angola

    Independencia de Angola
    No dia 10 de Novembro de 1975, o Alto Comissário e Governador-Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, em nome do Governo Português, proclamou a independência de Angola, transferindo a soberania de Portugal, não para um determinado movimento político mas sim para o “Povo Angolano”, de forma efectiva a partir de 11 de Novembro de 1975
  • Falecimento de sÁ cARNEIRO

    Falecimento de sÁ cARNEIRO
    Francisco Sá Carneiro faleceu na noite de 4 de Dezembro de 1980, em circunstâncias trágicas e nunca completamente esclarecidas, quando o avião no qual seguia se despenhou em Camarate, pouco depois da descolagem do aeroporto de Lisboa, quando se dirigia ao Porto para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o General António Soares Carneiro. Juntamente com ele faleceu o Ministro da Defesa, o democrata-cristão Adelino Amaro da Costa, bem como a sua companheira Snu Ab
  • Construçao do ccb

    Construçao do ccb
    A construção do Centro Cultural de Belém (CCB) foi decidida no início de 1988, com o objectivo de construir de raiz um equipamento que pudesse acolher, em 1992, a presidência portuguesa da União Europeia, permanecendo posteriormente como um forte pólo dinamizador de actividades culturais e de lazer.
  • iNCENDIO NA BAIXA CHIADO

    iNCENDIO NA BAIXA CHIADO
    Em 1988 na madrugada do dia 25 de Agosto, entre as 3 e as 4 da manhã, deflagrou um incêndio nos edifício Grandela, que viria a tomar grandes proporções alastrando-se a mais 17 edifícios. O Chiado ficou destruído e a sua reconstrução levou toda a década de 90, ficando o design a cargo do arquitecto Siza Vieira. Hoje o Chiado voltou a ser um importante centro de comércio de Lisboa, sendo uma das zonas mais cosmopolitas e movimentadas da mesma.
  • eNTRADA DE pORTUGAL NA cee

    eNTRADA DE pORTUGAL NA cee
    A União Europeia[nota 1] (UE), anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma união supranacional económica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, em 7 de Fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE, uma das três Comunidades Europeias.
  • rOCK IN RIO

    rOCK IN RIO
    O conceito "Rock in Rio Por um Mundo Melhor" foi criado na terceira edição do evento. Corria o ano de 2001 e o Rock in Rio realizava-se, mais uma vez, no Rio de Janeiro.
  • eURO 2004

    eURO 2004
    O Campeonato Europeu de Futebol 2004 (UEFA Euro 2004) teve lugar em Portugal, entre 12 de Junho e 4 de Julho de 2004