PERSONALIDADES LITERÁRIAS...

  • Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde -

    Foi um escritor irlandês. Wilde foi grande porque conseguiu escrever para todos as formas de expressão em palavras, embora tenha sido menos conhecido em algumas delas.
    Em seu único romance, O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas. Aliás, é considerado por muitos de seus leitores, como a maior obra-prima, sendo rica em diálogos. Já em novelas escritas por ele, como a maioria de todos seus escritos, Wilde criticava o patriotismo da sociedade. I
  • Thomas Mann

    É considerado por alguns como um dos maiores romancistas do século XX, tendo recebido o Nobel de Literatura de 1929. Thomas Mann ganhou repercussão internacional, aos 26 anos, com sua primeira obra, Os Buddenbrook (Buddenbrooks), um romance que conta a história de uma família protestante de comerciantes de cereais de Lübeck ao longo de três gerações.
  • James Augustine Aloysius Joyce -

    Eventos importantes da primeira estadia suíça de Joyce são a publicação de Exilados, a continuidade da composição de Ulisses, a primeira crise de iridite, que iria piorando sua visão ao longo das décadas, e a publicação de seu primeiro romance, Retrato do Artista Quando Jovem. O Retrato é uma recriação completa do romance abandonado "Stephen Herói". Autobiográfico em larga medida, o romance mostra a obtenção de maturidade e auto-consciência de um jovem inteligente.
  • Ricardo Gomes

    Crítico, analista e pejorativo, Ricardo possuí uma linguagem um tanto quanto 'desnecessária' para criar aforismos e máximas sobre aspectos diferentes do cotidiano humano. Insólito e caótico, trasforma aspereza em liberdade e solidão em livro. No mais, é dispensável para aqueles que não desejam os questionamentos como capricho fácil a vida mundana e habitual. É de libra e desejo alacançar antes de morrer, um sentido diferencial para determinados comportamentos humanos, se for possível?