-
Em 1971, começou a funcionar a feira hippie na Praça General Osório, em Ipanema. Foi concluído o edifício-sede da Petrobras, na Avenida República do Chile.
-
Ainda em 1971, foi inaugurada boa parte da Autoestrada Lagoa-Barra, com uma série de túneis que servem de elo de ligação entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul, destacando-se o Túnel Acústico Dois Irmãos.
-
Carmen Silva era uma cantora muito famosa na época de 70.
-
-
Em 1972, foram concluídas as obras do Hotel Nacional, na Praia de São Conrado: um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.
-
Foi inaugurado o Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, mostrando a coleção pessoal de arte do empresário Castro Maya, que havia falecido em 1968.
-
Em 17 de fevereiro de 1973, numa segunda-feira de carnaval, morreu, de enfarto, o compositor Pixinguinha, durante uma cerimônia de batizado da qual era o padrinho, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
-
Em 1974, foi construída a Ponte Presidente Costa e Silva, ligando o Rio de Janeiro a Niterói.
-
Foi criado o Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste da cidade, abrangendo o ponto culminante da cidade: o Pico da Pedra Branca.
-
Em 1974, foi construída a Ponte Presidente Costa e Silva, ligando o Rio de Janeiro a Niterói. O tradicional Café Lamas, que estava completando cem anos de existência na Rua do Catete, em frente ao Largo do Machado, no bairro do Flamengo, foi forçado a se mudar para seu atual endereço na Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo, por causa das obras de expansão da Linha Um do metrô.
-
Com a transferência das embaixadas estrangeiras para Brasília, o prédio da embaixada inglesa em Botafogo ficou à venda. A prefeitura do Rio então arrematou o imóvel para servir-lhe de sede, com o nome oficial de Palácio da Cidade.
-
O presidente brasileiro Ernesto Geisel doou o Palácio Laranjeiras, antigo Palacete Eduardo Guinle, ao governo fluminense, para servir de residência ao governador fluminense.
-
Ao longo da década, foi construído o prédio da nova sede dos Correios na Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova.