Simbolo

Linha do tempo da História da Enfermagem

  • 1300 BCE

    Matronas Romanas

    Matronas Romanas
    Exerciam o cuidado ao próximo em seus lares, eram devotadas ao Cristianismo e ensinamentos da bíblia. Apreciavam a arte de cuidar porque entendiam que agradava seus Deus
  • 460 BCE

    Influências de Hipócrates

    Influências de Hipócrates
    Por seus ensinamentos em medicina, Hipócrates é considerado o pai da medicina e influenciou o exercício até os dias atuais.
  • Period: 476 to 1453

    Idade Média

    Período que iniciou-se a partir da desagregação do Império Romano no Ocidente. O conceito de cuidados da enfermagem vinculado diretamente com a Igreja Católica denominou a maioria de seus grandes precursores da Idade Média como santos, como por exemplo: A madre superiora de um mosteiro chamada Hildegard Van Bingen que após sua morte foi postulada como santa.
  • 529

    Instituições de Educação e Assistência na Idade Média

    Instituições de Educação e Assistência na Idade Média
    O expansionismo do Cristianismo nesse período também acarretou na criação de instituições como monastérios que aplicavam ensinamentos como Trivium, que trabalhava com o conhecimento lógico e decisivo do aluno; Quadrivium trabalhava com matemática, formas, basicamente a geometria e também astronomia. As beguinas centravam-se nos ensinamentos do divino e agir em serviço dele, como prestação de cuidados.
  • 1179

    Santa Hildegard

    Santa Hildegard
    Considerada uma santa nos dias atuais, Hildegard era mestra na Igreja Católica e doutora com inúmeros talentos sendo um deles de ter capacidade de escrita, sendo assim, autora de diversos livros de medicina.
  • 1231

    Santa Isabel da Hungria

    Santa Isabel da Hungria
    Filha de nobres, que após reviravoltas como a morte de seu cônjuge e sua expulsão de sua moradia real, passou a viver em outros lugares no qual se dedicava a ajudar os pobres que eram acolhidos.
  • 1380

    Santa Catarina de Siena

    Santa Catarina de Siena
    Denominada como a Doutora da Igreja, durante uma epidemia que devastava o continente europeu, agiu em prol de cuidados aos de pessoas enfermas da doença.
  • 1543

    Abertura das primeiras Casas de Misericórdia no Brasil

    Abertura das primeiras Casas de Misericórdia no Brasil
    Prestação de atendimentos fornecimentos de abrigo aos mais necessitados como pobres, doentes, marginalizados, etc.
  • Period: to

    Idade Contemporânea

    Iniciada perante a Revolução Francesa, compreende até os dias atuais em todo o mundo.
  • Início do curso para enfermeiros e enfermeiras em Nova York

    Início do curso para enfermeiros e enfermeiras em Nova York
    (Primeiro país a iniciar o processo de profissionalização da enfermagem). Devido à pandemia de cólera, era visível a falta de pessoal qualificado para atuar na linha de enfrentamento contra a doença. Iniciou-se com a participação de pessoal que já atuavam em prol de cuidados, como mães, voluntários e viúvas.
  • Fundação da Faculdade de Cirurgia da Bahia

    Fundação da Faculdade de Cirurgia da Bahia
    Oriunda do antigo Hospital Real Militar da Cidade do Salvador, a partir de um documento assinado por Dom João VI que ditava a criação da faculdade de cirurgia ditado pela decisão n° 2.
  • Fundada a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o nome de Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia

    Fundada a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o nome de Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia
    Criada pelo príncipe regente Dom João a partir de uma carta assinada pelo mesmo. Instalada no Hospital Militar do Morro do Castelo.
  • Nasce Anna Nery

    Nasce Anna Nery
    Conhecida como a pioneira da enfermagem no Brasil.
  • Curso de treinamento para noviços, da ordem de São João de Deus

    Curso de treinamento para noviços, da ordem de São João de Deus
    Ensinamentos de enfermagem aplicados aos noviços para fins de prestação de caridade em prol dos mais necessitados e de qualquer que precisasse.
  • Escola de enfermeiras do Hospital de Saint Tomas

    Escola de enfermeiras do Hospital de Saint Tomas
    Durante a guerra da Criméia ouve extensa necessidade dos serviços de enfermagem e Florence Nightingale representou de forma admirável e assim, sendo homenageada a partir da criação de um fundo para arrecadação de fundos para aprimorar o desenvolvimento da profissão. Assim, com a contribuição provinda do fundo, 44 mil libras foram necessárias para a criação da Escola de enfermeiras ou Escola de Treinamento Nightingale do Hospital de Saint Tomas.
  • Criação da Cruz Vermelha

    Criação da Cruz Vermelha
    Fundado por Jean-Henri Dunant em Genebra, é um movimento humanístico sem qualquer vínculo qualquer com o Estado. Age em prol de vítimas de guerra, atentados, etc. no mundo todo.
  • Theodor Fliedner

    Theodor Fliedner
    Fundador do centro de diaconistas em 13 de outubro de 1836 que funcionava como centro de treinamento e hospital. Influenciou diretamente Florence Nightingale que foi uma das alunas do centro.
  • Convenção de Genebra

    Convenção de Genebra
    Convenção criada em prol de garantir melhores condições aos militares em período de exercício.
  • Eclode a guerra do Paraguai

    Eclode a guerra do Paraguai
    Ocorrida durante 6 anos, esta guerra foi travada entre o Paraguai e a chamada Tríplice Aliança que era constituída pela Argentina, Brasil e Uruguai. Considerado o maior conflito desse tipo na América Latina.
  • Anna Nery se oferece para servir aos soldados feridos na guerra

    Com seus filhos convocados para servir na guerra, Anna Nery sensibilizada com o ocorrido escreveu uma carta ao presidente onde oferecia seus serviços de enfermagem para cuidar dos feridos na guerra.
  • Anna Nery embarca rumo ao campo de batalha

    Após ter seu pedido de servidão aceito pelo presidente da província, Anna Nery embarca em rumo a guerra que estava sendo travada.
  • Termina a Guerra do Paraguai

    Com a morte do ex-ditador paraguaio, foi declarada a vitória da Tríplice Aliança.
  • Anna Nery chega à capital Rio de Janeiro

    Após seu retorno, Anna Nery recebeu diversas homenagens perante o seu trabalho no período de guerra.
  • Anna Nery falece aos 65 anos de idade

    Anna Nery falece aos 65 anos de idade
    Anna Nery faleceu na cidade do Rio de Janeiro após 10 anos de sua volta, se tornou referência até os dias atuais.
  • Curso de enfermeiras no Hospital Samaritano em São Paulo

    Curso de enfermeiras no Hospital Samaritano em São Paulo
    Era uma instituição privada onde recebia apenas mulheres para seu treinamento onde foi considerado o berço da profissionalização da enfermagem no estado de São Paulo.
  • Conselho internacional de enfermeiros

    Conselho internacional de enfermeiros
    Considerada a primeira organização internacional de profissionais da saúde onde visam buscar melhorias para o exercício da enfermagem e enfermeiros e influenciar políticas de saúde em todo o mundo.
  • Cruz Vermelha Brasileira

    Cruz Vermelha Brasileira
    Primeira sede da Cruz Vermelha no Brasil e que está localizada na capital.
  • Filial de São Paulo da Cruz vermelha

    Filial de São Paulo da Cruz vermelha
    A partir do que se era visto em outros países Dr. Joaquim de Oliveira Botelho inspirou-se e viu-se em vontade de promover a criação de uma Sociedade da Cruz Vermelha no Brasil, para isso recebeu a colaboração de outros profissionais da enfermagem que participaram de uma reunião que ditava a organização das bases e Estatutos da Sociedade. Assim foi fundada a fundação da Cruz Vermelha no Brasil que era presidida inicialmente pelo Sanitarista Oswaldo Cruz.
  • Escola de enfermeiras voluntárias

    Escola de enfermeiras voluntárias
    A criação dessa escola se deu pelos ocorridos da época, como por exemplo a grande guerra que aconteceu entre 1914-1918 que serviu como incentivo à população, e principalmente às mulheres a prestar serviço voluntário. Com o reconhecimento da atuação da Cruz Vermelha, comitês como as "Damas da Cruz Vermelha Brasileira" exerciam serviços deste tipo, assim, com sua grande atuação, foram o estopim para a criação de escolas de enfermeiras voluntárias que trabalhavam em prol da população doente.
  • Curso de enfermeiras da policlínica de Botafogo

    Curso de enfermeiras da policlínica de Botafogo
    Um dos primeiros cursos relacionados à profissionalização da Enfermagem, qualificando suas aulas ainda mais com os conhecimentos aplicados da época.
  • Federação Internacional da Cruz Vermelha

    Federação Internacional da Cruz Vermelha
    Criada por Henry Davison após os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial que vitimou e assolou inúmeros países, viabilizava um conjunto de forças e cooperação entre as outras sociedades da Cruz Vermelha no mundo. Em 1983 tornou-se a Liga das Sociedades da Cruz Vermelha.
  • Curso para visitadoras sanitárias

    Curso para visitadoras sanitárias
    Curso rápido que visava expandir a educação e consciência sanitária do indivíduo.
  • Medalha Florence Nightingale

    Medalha Florence Nightingale
    Destinada à profissionais que exerceram papéis de importante significância na enfermagem pelo mundo todo.
  • Curso intensivo para enfermeiras visitadoras no Rio de Janeiro, pelo Departamento Nacional de Saúde publica

    Curso intensivo para enfermeiras visitadoras no Rio de Janeiro, pelo Departamento Nacional de Saúde publica
    Curso que buscava a capacitação de suas profissionais para atender em domicílio. Um estratégia que buscava ter mais controle sobre os surtos de tuberculose que acometeram pessoas na época e que não podiam sair em busca de atendimento devido sua condição.
  • Escola Ana Neri

    Escola Ana Neri
    Nome em homenagem à pioneira da enfermagem no Brasil chamada Ana Néri. A escola foi oriunda de iniciativas de Carlos Chagas e também de enfermeiras americanas que buscavam um melhor desenvolvimento e estudos para o serviço brasileiro de enfermagem.
  • Period: to

    Saúde Brasileira

    • Deterioração da vida
    e da saúde
    • Começaram os
    primeiros movimentos
    • Primeiras modificações
    no sistema de saúde
  • Criação do Ministério da Saúde

    Criação do Ministério da Saúde
    Originado do Decreto Nº 34.596, de 16 de novembro de 1953 tem total responsabilidade na saúde púbica do Brasil, assim, administrando-a.
  • Industria farmacêutica

    Industria farmacêutica
    A partir deste período a indústria farmacêutica começa a ter visibilidade, desenvolvimentos de novas medicações, etc.
  • Golpe Militar

    Golpe Militar
    fim da Quarta República e o início da ditadura militar. Crescimento exponencial de favelas e cortiços junto com os grandes centros urbanos da época. Aumento da industrialização.
  • Period: to

    Enfermagem Pós-Ditadura

    • Apenas que tem carteira assinada tem acesso a saúde pública.
    • Grande incentivo à privatização da saúde.
  • Ampliação do campo da enfermagem

    Ampliação do campo da enfermagem
    O surgimento de cursos técnicos e auxiliares garantiu a expansão do serviços de enfermagem no Brasil, tal como o surgimento de funções administrativas para enfermeiros e vinculação de convênios de saúde com firmas trabalhistas.
  • CEPEn – Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem

    Criado com o objetivo de incentivar pesquisas na área da Enfermagem, preservação de documentos relacionados à profissão.
  • COFEN e CORENs

    COFEN e CORENs
    Ambos os conselhos foram criados para garantir a ordem do serviço da enfermagem em todo o território nacional, que também pode ser dividido em regiões. O papel central desses respectivos conselhos é principalmente fiscalizar instituições de enfermagem, profissionais e impor ordem a partir de seu código de ética.
  • Declaração da Alma-Ata

    Declaração da Alma-Ata
    Conferência realizada pela Organização Mundial da Saúde, no Cazaquistão que visava a saúde como um direito de todo ser humano e total integralidade, não abrangendo apenas a questão de doenças. Visava na participação de toda a comunidade em prol de melhorias.
  • 8° congresso nacional da enfermagem

    8° congresso nacional da enfermagem
    Ordem de debates que ocorreram em prol de uma nova sintetização do sistema de saúde brasileiro, onde debatia "a saúde como um dever do Estado e um direito de todos".
  • Lei 7.498

    Lei 7.498
    Regulamentação no exercício profissional reconhecendo as categorias de enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.
    Extinção em 10 anos das pessoas sem formação especifica
    Delimitação das atividades de cada categoria.
  • Instituição do SUS

    Instituição do SUS
    Uma política de Estado que garante saúde em tempo integral, universal, gratuita e de qualidade para brasileiros. Este sistema foi criado pela lei 8080/1990 e representado com um dos melhores sistemas de saúde do mundo.
  • Brasil Moderno

    Brasil Moderno
    Deteriorando as condições de saúde e de vida
    • Mortalidade infantil 54/1.000
    • Desnutrição grave em menores de 5 anos 30/1.000
    • Em 1991, gastou-se US$ 97 milhões com diarreias
    • A principal causa de internação era o parto normal
    • 98% das mortes maternas eram evitáveis
    • Existiam 13 milhões de pessoas deficientes no Brasil.
  • Period: to

    Projetos governamentais

    Fernando Collor de Melo
    1990.
    • Promulgação de lei orgânica.
    • Início do programa agente comunitário de saúde.
    Itamar Franco
    1994
    • Início do programa saúde da família.
    Fernando Henrique Cardoso
    1999 a 2000.
    • Criação de agências voltadas para regularização sanitária (ANVISA).
    • Regularização do Plano privado de saúde (ANS).
    Luiz Inácio lula da silva
    2007 a 2010.
    • Criação de novas Secretárias de vigilância em saúde, Gestão do trabalho e da educação em saúde, de ciência, e tecnologia.
  • Period: to

    Avanços tecnológicos

    • Aumento da produtividade.
    • Qualidade de atuação dos profissionais.
    • Tecnologia de Informação.
  • Resolução Cofen 564/2017.

    Resolução Cofen 564/2017.
    Aprovado o novo Código de Ética da Enfermagem brasileira.