Cq5dam.thumbnail.cropped.1500.844

ANTECEDENTES, DESENROLAR E CONSEQUÊNCIAS DA I GUERRA

  • Period: to

    Paz armada

    A "Paz Armada" foi um período na história política da Europa, que vai de 1871 até a eclosão da Primeira Guerra Mundial e é caracterizado pelo forte desenvolvimento da indústria bélica e a crescente tensão nas relações internacionais. Esta corrida armamentista foi uma das principais causas da 1ª grande guerra.
  • Period: to

    Viagens de exploração

    Com o objetivo de registar elementos cartográficos e geográficos, entre 1877 e 1885, Portugal enviou para o interior desconhecido de África expedições controladas por Serpa Pinto, Hermenegildo Capelo, entre outros.
  • Formação da Tríplice Aliança

    Formação da Tríplice Aliança

    A Tríplice Aliança foi estabelecida a 20 de maio de 1882, em que cada uma das nações garantia apoio às demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes.
    A tríplice aliança era formada pela Alemanha, pelo Império Austro-Húngaro e pela Itália, o que não durou muito, já que logo no começo da guerra a Itália mudou-se para a tríplice Entente.
  • Conferência de Berlim

    Conferência de Berlim

    A Conferência de Berlim foi uma cimeira convocada pelo chanceler alemão Otto von Bismarck e que juntou nesta cidade os representantes de diversas potências. Estiveram presentes delegados de 14 países, incluindo o Império Otomano, a Rússia e os EUA. O principal objetivo da conferência era coordenar os diversos projetos de ocupação do continente africano, prevenindo conflitos ou tensões entre as potências.
    O acordo final salvaguardou o chamado “princípio da posse efetiva”
  • O mapa cor-de-rosa

    O mapa cor-de-rosa

    Mapa cor-de-rosa foi o mapa representativo da pretensão de Portugal a exercer soberania sobre os territórios entre Angola e Moçambique. Terá sido apresentado em 1886, pela sociedade de Geografia de Lisboa, este entrou em colisão com o objetivo britânico de criar uma faixa de território que ligasse o Cairo à Cidade do Cabo.
  • O Ultimato inglês

    O Ultimato inglês

    O Ultimato britânico foi entregue a 11 de Janeiro de 1890 na forma de um "Memorando" que exigia a Portugal a retirada das forças militares chefiadas pelo major Serpa Pinto do território entre as colónias de Moçambique e Angola. A zona era reclamada por Portugal, que a havia incluído no famoso Mapa cor-de-rosa. A concessão de Portugal às exigências britânicas foi vista como uma humilhação nacional e causou sérios danos à imagem do governo monárquico português.
  • Formação da Tríplice Entente

    Formação da Tríplice Entente

    A Tríplice Entente foi uma aliança militar entre o Reino Unido, a França e Rússia. Na prática, consolidou os acordos bilaterais anteriores a Aliança Franco-Russa, a Entente Cordiale, e a Entente Anglo-Russa.
    Com o passar do tempo houve diversas trocas entre as alianças e quase no final da guerra a Tríplice Entente já com a Itália do seu lado perdeu o Império Russo, que tinha de lidar com conflitos no próprio país.
  • Início da 1ªgrande Guerra

    Início da 1ªgrande Guerra

    Após vários anos de tensão e conflito por toda a Europa, e após ter sido assassinado Francisco Fernando, a Europa encontrava-se em grande instabilidade, o que deu origem ao eclodir da 1ª Grande guerra, onde a Tríplice Entente combateu a Tríplice Aliança.
  • Herdeiro do trono Austro-Húngaro é assassinado

    Herdeiro do trono Austro-Húngaro é assassinado

    O Atentado de Sarajevo foi o incidente que vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia. O atentado foi executado por um membro da organização nacionalista sérvia denominada Mão Negra
    Após o atentado o Império Austro-Húngaro acusou a Sérvia e declarou-lhe guerra, ativando os sistemas das alianças.
  • Criação do CEP

    Criação do CEP

    O Corpo Expedicionário Português (CEP) foi a principal força militar portuguesa que participou na Primeira Guerra Mundial, contava com cerca de 50000 homens, treinados pelo general Norton de Matos. Foram enviados para França com a finalidade de ajudar a combater a Alemanha, através da sua participação ativa no esforço de guerra.
  • Entrada de Portugal na 1ª Grande Guerra

    Entrada de Portugal na 1ª Grande Guerra

    Em Fevereiro de 1916, a Inglaterra pediu ao Estado português o apresamento de todos os navios alemães e austro-húngaros que estavam ancorados na costa portuguesa. Portugal apresou um total de 72 navios alemães, e acabou por cede-los para Inglaterra e Portugal . Esta atitude justificou a declaração oficial de guerra a Portugal pela Alemanha, a 9 de Março de 1916.
    Para além disso Portugal participou na guerra para dar suporte e garantir os territórios no continente Africano.
  • EUA entram na guerra

    EUA entram na guerra

    Após a saída dos russos, os EUA vêem os seus investimentos em risco, pois se os aliados perderem a Guerra deixam de pagar as dívidas. Então, após serem atacados por submarinos da Alemanha, entram no conflito militarmente.
  • Foi assinado o Armistício

    Foi assinado o Armistício

    O Armistício foi assinado em 11 de novembro de 1918 entre os Aliados e a Alemanha, com o objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial.
    Apesar do armistício ter acabado com as hostilidades na frente ocidental, foi necessário prolongar o armistício três vezes.
  • Fim da 1ª grande Guerra

    Fim da 1ª grande Guerra

    Em 1918 terminou a 1ªGrande Guerra , e deixou para trás um grande rasto de destruição e morte. Só na Europa foi registado um número de mortos superior a oito milhões e cerca de seis milhões de pessoas ficaram inválidas. As mulheres após substituírem os homens conseguiram conquistar uma maior independência e aumentaram a reivindicação de direitos. https://www.youtube.com/watch?v=6P89N-WrnLk