-
Firmado o Tratado de Cooperação Amazônica – TCA e o Plano de Ação em Ciência e Tecnologia para a Amazônia pelos governos de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O TCA tem como uma de suas metas estimular a cooperação científica, tecnológica e cultural entre os países signatários.
-
Estabelecimento, pela UNESCO, do Centro Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe –CRESALC, com a finalidade de empreender programas de desenvolvimento e aprimoramento da educação superior na região.
-
Assinatura do Protocolo de Integração das Universidades da Amazônia Legal – PIUAL pelas universidades amazônicas brasileiras visando privilegiar ações e programas de trabalho que desenvolvam políticas voltadas para a qualificação do nível de ensino, pesquisas e interiorização das atividades de extensão na Região Amazônica.
-
A reunião contou com a presença da UNESCO, que se responsabilizou por enviar uma missão técnica de alto nível à Belém para discutir e aprimorar o projeto do Programa Interuniversitário de Cooperação Amazônica – PROGRAMAZ com a Comissão Central da UNAMAZ. Além disso, o presidente da Associação José Seixas Lourenço foi designado Coordenador Geral do PROGRAMAZ e autorizado a efetuar as modificações de caráter formal necessárias às negociações do Programa com agentes financeiros e de cooperação.
-
É criada a Associação de Universidades Amazônicas – UNAMAZ, a partir do Seminário Internacional “Alternativa de Cooperação Cientifica, Tecnológica e Cultural entre Instituições de Ensino Superior” – CITAM, onde se reuniram representantes de instituições de estudos amazônicos dos países do Tratado de Cooperação Amazônica, com objetivo de viabilizar a cooperação entre as instituições da região. Dirigentes de dezessete universidades e um centro de pesquisa assinaram a ata de criação da UNAMAZ.
-
O plano de ação a curto, médio e longo prazo do Programa Interuniversitario de Cooperação Amazônica é elaborado com assessoria técnica da UNESCO. O programa objetiva aperfeiçoar a capacidade científica instalada na região amazônica, através de programas de treinamento, pesquisa, informação e divulgação científica, desenvolvida por instituições da Associação de Universidades Amazônicas.
-
Início do Programa Editorial da UNAMAZ com o Boletim Informativo nº. 1, e o 1º volume da série Cooperação Amazônica "Universidade e desenvolvimento amazônico" / Luis E. Aragon e Maria de Nazaré Oliveira Imbiriba. O Programa Editorial da UNAMAZ está voltado para a problemática da Amazônia Continental, traduzida geralmente, em coletâneas de trabalhos apresentados em eventos que ela organiza e outros como co-coordenadora em eventos de outras instituições amazônicas.
-
É realizado o curso Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas – FIPAM, curso de especialização ministrado no Nucleo de Altos Estudos Amazônicos, da UFPA, em que participaram alunos da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela. O curso manteve como objetivo central habilitar técnicos de nível universitário à reflexão crítica sobre a Amazônia, suas potencialidades e seus problemas, tendo em vista as opções de desenvolvimento à região.
-
Essa reunião foi realizada no âmbito do Seminário Internacional “Informação e Documentação Científica, Tecnológica e Cultural na Amazônia”, parte do Programa Internacional de Treinamento e Pesquisa para o Desenvolvimento da Região Amazônica - PRODAM contando com o apoio da Organização dos Estados Americanos - OEA.
-
Implantação do curso Internacional de Política Científica e Tecnologia para a Amazônia – CIPCTAM, que oferece uma reflexão crítica acerca dos problemas que afligem a Região Amazônica.
-
É iniciado o Projeto Regional de Educação Média e Superior – PROMESUP, um dos três projetos multinacionais prioritários do Programa Regional de Educação – PREDE, da Organização dos Estados Americanos – OEA. Seu principal objetivo é o de promover de forma multinacional estudos e pesquisas sobre a organização e avaliação de instituições de educação superior e formação de professores de segundo e terceiro graus.
-
A II Reunião Ordinária da Comissão Central contou com o apoio da Organização dos Estados Americanos -OEA no âmbito do Programa Internacional de Treinamento e Pesquisa para o Desenvolvimento da Região Amazônica -PRODAM. Os resultados fundamentais dessa reunião foram a negociação de atividades do PROGRAMAZ com agências de fomento e de cooperação, o detalhamento de atividades a serem desenvolvidas e a confirmação de adesão de outros países amazônicos ao Projeto da OEA.
-
A reunião se realizou junto a III Assembléia Geral e teve um total de 82 participantes. Sua Agenda incluiu a aprovação de modificações dos Estatutos da Associação e negociação do PROGRAMAZ com agências de fomento e cooperação. A modificação mais importante dos estatutos, aprovada nessa Assembléia, se refere à reformulação da Comissão Central da UNAMAZ e à criação de vice-presidências nacionais.
-
Na agenda desta assembléia incluiu-se a aprovação de modificações dos Estatutos da Associação com a criação de vice-presidências nacionais em cada um dos países que compõe a Pan-Amazônia e a reformulação da Comissão Central da UNAMAZ.
-
Este encontro contou com a participação de agências de fomento e cooperação. Os principais resultados da reunião foram a aprovação do projeto do Sistema de Informação da Amazônia - SIAMAZ, para ser encaminhado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID para financiamento e a concessão de bolsas e passagens pela Organização dos Estados Americanos para a realização do workshop sobre “Manejo agrosilvicultura da floresta Úmida Amazônica”.
-
Com o apoio técnico financeiro da UNESCO e da Organização dos Estados Americanos, a V Reunião Ordinária da UNAMAZ foi realizada junto ao Seminário Internacional “A Desordem Ecológica na Amazônia”, organizado pela UNAMAZ, o Conselho Internacional de Ciências Sociais/CISS e a Universidade Federal do Pará. Seu principal resultado foi a reestruturação do Programa de Cooperação Amazônica - PROGRAMAZ, quando foi encomendada à Vice-Presidência da Venezuela sintetizar propostas de cada vice-presidencia.
-
As principais resoluções tomadas neste encontro foram a consolidação do Programa de Cooperação Amazônica -PROGRAMAZ, incluindo propostas elaboradas pelas vice-presidências de cada país e a aprovação da alocação de fundos para a criação de um programa de bolsas para cursos sobre estudos amazônicos. Paralelamente foi realizada a Reunião Internacional sobre “Reflexão sobre os novos papéis da educação superior a nível mundial”, organizada pelo CRESALC/UNESCO.
-
Implantação do Sistema de Informação da Amazônia-SIAMAZ para a promoção eficaz do livre fluxo de informações geradas entre os paises amazônicos.
-
Início do Programa de Cooperação SUL-SUL para o Desenvolvimento Sustentável nos Trópicos Úmidos, que tem como objetivo fortalecer o intercâmbio de informação, experiências e especialistas. A finalidade pro Progama é de
elaborar projetos de pesquisa articulados e paralelos, assim como divulgar os conhecimentos adquiridos. -
O principal resultado foi a aprovação de reforma estatutária, submetida posteriormente a ratificação pela Assembléia Geral. A reunião foi realizada no âmbito do workshop “Enfoque Integral da Saúde Humana na Amazônia”, realizado pela UNAMAZ com o patrocínio do Centro Internacional de Investigações para o Desenvolvimento/CIID-Canadá.
-
Durante a reunião, realizada no âmbito da Conferência Internacional sobre “Desenvolvimento Sustentável nos Trópicos Úmidos”, foram eleitos novos vice-presidentes e reeleito o Presidente da Associação José Seixas Lourenço, para ocupar o cargo no período de 1992/94. Além disso foi aprovada a ratificação da proposta de reforma estatutária discutida na VII Reunião Ordinária da Comissão Central e criada uma Comissão de Redação da mesma,
-
Na reunião, realizada no âmbito da III Assembléia Geral da UNAMAZ e da “I Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável nos Trópicos Úmidos”, foram aprovadas a agenda da III Assembléia Geral e a solicitação de novos membros.
-
Durante a reunião, realizada junto a “I Conferencia Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável nos Trópicos Úmidos” e da Assembléia Geral, a Comissão Central apreciou a nomeação da secretária Executiva da UNAMAZ. Além disso, foram apresentados programas e projetos, a situação atual do Programa da Cooperação Amazônica - PROGRAMAZ e discutidos aceitação de novos membros e fixação de novas quota.
-
Criação do Programa de Gestão da Cooperação Técnica Internacional em C & T para a Amazônia-PROCINT/AMAZÔNIA. Participaram desta iniciativa o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e a UNAMAZ visando a formação de pessoal especializado para viabilização do desenvolvimento auto-sustentado e da proteção dos recursos naturais da Amazônia.
-
Implantação do projeto "Avaliação de Impactos sobre Saúde Ambiental na Amazônia-EISA", importante contribuição para o estudo dos impactos negativos dos processos e projetos de desenvolvimento sobre o meio ambiente e a saúde das populações amazônicas.
-
Inicio do Programa de Educação Ambiental à Distância-EDAMAZ, com o objetivo de capacitar professores e lideres comunitários da Amazônia brasileira à Educação Ambiental através do uso da tecnologia do ensino à distancia.
-
Esta reunião contou com a presença de observadores internacionais representando instituições como UNESCO, UNICEF, BID, OUI/CREAD, Banco Mundial, Université du Québec, IDRC, DAAD, PNUD, TCA e órgãos nacionais do Brasil e da Bolívia. Na ocasião foram aprovadas as candidaturas de novos membros e prestados esclarecimentos sobre projetos em andamento.
-
Na reunião,realizada na Fundação Universidade do Amazonas, foram feitas exposições dos projetos em andamento como o Programa de Educação Média e Superior - PROMESUP/OEA; Sistema de Informação Amazônica/SIAMAZ; Programa de Cooperação Sul-Sul/UNESCO; Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia/POEMA Programa de Investigação Essencial em Saúde/PAIES; Estudos de Impacto Ambiental/Cátedras da UNESCO, Programa de Gestão da Cooperação Técnica Internacional na Amazônia /PROCINT-Amazônia e outros.
-
Algumas propostas aprovadas neste encontro foram:aprovação de uma Resolução da UNAMAZ para que todos os projetos aprovados pela C.C. tramitem pela vice-presidência da Associação no respectivo, criação/estruturação de uma unidade de coordenação da UNAMAZ, em cada vice-presidência, proposição de uma Resolução da C.C. para o Projeto EDAMAZ, onde a UAGRM- Bolívia seja a representante da UNAMAZ no Comitê Acadêmico e que o Presidente da Associação seja membro do Conselho Diretor do referido projeto.
-
A reunião teve como principal resultado a proposta de prorrogar por um ano o período de mandato dos atuais dirigentes a fim de concluir o projeto de reforma estatutária em curso.
-
A Assembléia foi realizada no âmbito da "II Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável nos Trópicos Úmidos" e contou com o apoio da OEA, UNESCO, FINEP, CAPE e CNPq. O resultado mais importante desta Assembléia foi a aprovação da prorrogação por um ano do mandato dos atuais dirigentes para conclusão da reforma estatutária em curso.
-
Foi estabelecido um cronograma para concluir a reforma estatutária e tomadas medidas para assegurar o pagamento de anuidades em atraso.
-
Promoção da Conferencia Internacional ‘Amazônia 21: Uma agenda para um mundo Sustentável’, realizada em Brasília. Estiveram presentes os representantes de todos os países que compõe a Amazônia.
-
Foi aprovado o novo estatuto para ser submetido a Assembléia Geral para ratificação.
-
Na V Assembléia Geral da UNAMAZ se ratificou os novos estatutos da Associação.
-
Um dos resultados mais significativos desta assembléia foi a aprovação das pautas para o novo programa de ação de extenso vigor, o Programaz 2000-2010, que tem como orientação o cumprimento das exigências de uma Associação como a UNAMAZ, criada para dar respostas aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
-
Presidida pelo Secretário Geral da UNAMAZ, Dr. Antonio De Lisio, os principais temas analisados foram: A Conversão da Associação de Universidades Amazônicas em uma organização com maior definição; Biodiversidade; Globalização e Desenvolvimento; Geopolítica da água; e, Patente Biogenética; resoluções que serão expandidas às 57 universidades Sócias.
-
Publicado pela editora da UNAMAZ, o livro “UNAMAZ: um Projeto de Cooperação Amazônica”, organizado por Rosa Acevedo Marin, traz sete artigos que contam a experiência da Unamaz e analisam o seu papel diante dos desafios amazônicos
-
Esta assembléia teve o apoio da Universidad Autónoma Gabriel René Moreno, cujo reitor, Julio Salek Mery, foi eleito para exercer o cargo de presidente da UNAMAZ durante o período de 2003-2006.
-
Convênio de cooperação entre UNAMAZ e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Juntas constroem uma Agenda Regional Indígena focada em três temas prioritários: Terras e Territórios Indígenas; Conhecimentos Tradicionais; Indígenas em Isolamento Voluntário e/ou em Contato Inicial.
-
Lançado o Programa de Intercâmbio Universitario-PIU, parceria entre a Iniciativa Amazônica e a UNAMAZ. O programa visa incentivar a colaboração interinstitucional e a mobilidade de estudantes universitários de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname e Guiana.
-
O Seminário Internacional “Águas da Pan-Amazônia: institucionalização de marcos regulatórios, visões de atores políticos e estratégias” aconteceu em Belém do Pará, no Brasil, de 2 a 4 de março de 2005. O evento reuniu pesquisadores de diversas universidades da Pan Amazonia em torno da discussão sobre o uso de recursos naturais da região amazônica. A programação contou com mesas redondas, grupos de trabalho e apresentação de artigos, que podem ser visualizados na seção “publicação” deste site.
-
Em discurso, o presidente da UNAMAZ, Julio Salek, ressaltou a importância de se reestruturar os estatutos da entidade. "Nossa instituição deve adequar-se aos novos desafios propostos pelo mundo moderno", disse Salek.
-
Durante a assembléia, o reitor da Universidad Nacional de Loja, Max Gonzalez, assume o cargo de presidente da Associação. Além disso, é aprovado o Novo Estatudo da UNAMAZ, seu Plano Estratégico de atuação até 2020 e a criação da Secretaria Geral Permanente, que se torna responsável pela linha de cooperação entre as instituições de ensino superior e pesquisa.
-
Propôs-se a realização do Seminário Internacional sobre Investigação na Amazônia, dia 26 a 28 de março de 2008, na Universidad Nacional de Loja, na província de Zamora Chinchipe no Equador.
-
Neste encontro alguns pontos importantes da pauta foram o Plano de Ação: proposta da presidência e da Secretaria Executiva, estratégia geral, ações do plano estratégico; Projeto de fortalecimento da UNAMAZ 2020, fase II – apresentação e discussão de objetivos, componentes, atividades e resultados esperados e a implementação/criação da Universidade Amazônica Internacional, sobre qual giram discussões e debates para que em um futuro próximo os oito membros da instituição cheguem a um consenso.
-
Participaram os membros das oito vice-presidências da UNAMAZ e o presidente da entidade, Max Gonzáles, do Equador. Discutiram-se temas como os Planos Estratégicos para o futuro da UNAMAZ, a possibilidades de acordos e convênios que brindem apoio a pesquisa e ao ensino, a parceria através da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) com outras instituições e a proposta de implantação da Biblioteca Virtual de Saúde. O papel da UNAMAZ no projeto será de contribuir com recursos humanos.
-
O encontro aconteceu na sede da Universidade Nacional de Colômbia na cidade de Letícia. Na reunião se tratou da necessidade de estabelecer uma estratégia para homologar as provas de estado dos diferentes paises da região amazônica para que os estudantes desta zona estudem sem inconvenientes em qualquer país da região amazônica. O ponto de maior destaque nesta reunião foi a postulação da Universidade Nacional de Colômbia para converter-se na sede da Secretaria Executiva da UNAMAZ.
-
Uma das resoluções tomadas neste encontro foi a ênfase da inserção da UNAMAZ e seus membros na rede Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação da Saúde.
-
Realizou-se em Iquitos, Peru a IX edição da Assembléia Geral da UNAMAZ. Participaram do evento as vices presidências, com exceção de Guiana, além de representantes das instituições que a compõe. A eleição do novo Conselho Diretivo e de seu novo presidente, Alfredo Quinteros, marcou o encontro. Também foram aprovadas todas as emendas para o estatuto da UNAMAZ e seu primeiro Regimento Interno, elaborado durante durante a gestão de Max González.
-
O Conselho Diretivo da UNAMAZ reuniu-se nos dias 13 e 14 de Abril na Universidade Amazonica de Pando- UAP, em Cobija-Bolivia, para sua 2ª Reunião Ordinária. Neste encontro foram discutidos assuntos como o sistema de arquivos de pagamentos de cotas, que se centralizará na secretaria executiva, e aprovado o projeto Mapeamento social de Povos e comunidades tradicionais na Pan-Amazônia: uma rede social em consolidação financiado pela fundação Ford e liderado por pesquisadores de de varios paises.