-
o território era habitado por índios caraíbas e arauaques.
-
sob a liderança de Simón Bolívar.
-
após o governo do general José Antônio Paez, houve quase um século de ditadura, guerras civis e disputas nas fronteiras.
-
vencida por Rómulo Gallegos com 74.3% dos votos.
-
assumi Carlos Delgado Chalbaud como presidente.
-
vence Rafael Caldera, a legalização dos partidos de esquerda e a pacificação da nação após dez anos de guerrilhas.
-
postulado candidato da AD às eleições presidenciais venezuelanas de 1973, nas quais, após uma campanha inovadora e dinâmica para a época, cujo lema era "democracia con energía", sagrou-se eleito, derrotando seu principal oponente, Lorenzo Fernández.
-
tentativa de golpe militar, um grupo de militares tentou derrubar o presidente Andrés Pérez em 1992, mas fracassaram.
-
Pérez foi afastado por causa de acusações sobre o desvio de 17 milhões do governo.
-
Hugo Chávez, anistiado, foi eleito presidente. Ainda que suas medidas de governo tenham conquistado o apoio da população mais pobre, desagradaram os empresários.
-
ele lutava contra um câncer desde 2011.
-
em 14 de abril de 2013, Maduro foi eleito com 50,61% dos votos contra 49,12% de seu opositor, Henrique Capriles Radonski
-
Centenas de milhares de pessoas participam de um protesto em Caracas pedindo a remoção do presidente Maduro, acusando-o de responsabilidade pela crise econômica.
-
A crise na Venezuela se aprofundou no final de março deste ano, quando o Tribunal Superior de Justiça (TSJ), controlado pelo governo, assumiu as funções legislativas da Assembleia Nacional e suspendeu a imunidade dos deputados.
-
por dia, 800 venezuelanos entram no Brasil pela cidade de Pacaraima (RR).
-
A fronteira do Brasil com a Venezuela foi fechada em cumprimento à decisão do juiz federal Helder Girão Barreto emitida no domingo.
-
O tumulto no município de Pacaraima, em Roraima, neste sábado (18), é mais um capítulo da crise migratória na fronteira de Brasil e Venezuela. Moradores do município incendiaram roupas e pertences de imigrantes um dia depois de um comerciante brasileiro ter sido assaltado e espancado na cidade.