-
O fósforo foi o primeiro elemento químico revelado ao mundo pelo alquimista alemão Henning Brand. Brand descobriu o primeiro elemento que não existe de forma isolada na natureza, por isso é considerado o pioneiro
-
Johann Wolfgang Döbereiner, formulou a lei baseando-se nas observações dos aumentos regulares de massas atômicas de elementos com propiedades químicas semelhantes
-
Foi organizada uma conferência com os 140 maiores químicos da época para discutir questões importantes para a química, como a diferença de átomos e moléculas.
-
Alexandre Chancourtois, organizou os elementos químicos conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas por uma linha espiral em volta de um cilindro. Esse arranjo ficou conhecido como Parafuso Telúrico, sendo o termo telúrico referente à terra.
-
John Newlands propôs uma nova classificação para os elementos químicos. Ordenou os elementos com propriedades semelhantes em 11 grupos, onde os elementos semelhantes possuiam massas em relação de multiplicidade 8. Esta ordenação mostrava certa periodicidade.
-
Dmitri Ivanovic Mendeleev, foi um químico e físico russo, criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, prevendo as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos.
-
Henry Gwyn Jeffreys Moseley foi um físico britânico que descobriu uma relação entre o espectro de raios X de um elemento químico e seu número atômico. Foi o primeiro a conseguir determinar os números atômicos dos elementos com precisão.
-
O químico Glenn Seaborg, de origem norte-americana foi o responsável pela descoberta dos elementos transurânicos (aqueles cujo número atômico é maior que 92). Assim, formando uma tabela períodica com novos elementos,