-
Existiam fundos isolados de caráter previdenciário, com pouca representatividade, como ex: Montepio Geral dos Servidores do Estado (1853), Caixa de Pensões dos Operários da Casa da Moeda (1911).
-
Criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões nas empresas ferroviárias operantes no Brasil, concedendo benefícios de aposentadora, pensão por morte e assistência medica
-
Os mesmos benefícios são estendidos às categorias de portuários, telegráficos, mineradores e funcionários públicos.
-
Inicio da politica de organização das relações de trabalho
-
Ficam instituídos os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP) por segmentos profissionais, de custeio dividido entre a União, os empregadores e trabalhadores.
-
Criação da legislação trabalhista - que uniformiza o processo de contratação e fiscalização das relações de trabalho em âmbito nacional.
-
Unificação dos direitos estabelecidos pelas entidades do sistema IAP
-
Inclusão dos trabalhadores rurais ao regime de Previdência Social
-
Os Institutos de Aposentadorias e Pensões foram unificados em um único instituto, que passou a gerenciar e operacionalizar a política previdenciária no Brasil. No mesmo ano foi criado o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
-
marco da integração das áreas ligadas à gestão previdenciária e das entidades ligadas ao Ministério da Previdência e Assistência Social.
-
Marco constitucional do sistema democrático, conhecida como "Constituição Cidadã", assegurou o direito de de acesso à seguridade social no rol dos direitos fundamentais dos cidadãos.
-
Criação de órgão da administração federal que funde as gestões de operacionalização e custeio da Previdência Social no Brasil.
-
Instittui o Regime Geral da Previdência Social e os benefícios decorrentes da cobertura previdenciária.
-
Edição da lei que disciplina a organização da Assistência Social no Brasil e dá outras providências.