Romantismo

  • O Castelo de Otranto - Prosa Gótica

    O Castelo de Otranto - Prosa Gótica
    O livro “O Castelo de Otranto”, escrito pelo autor Horace Walpole, foi publicado em 1764 e é considerado o início do estilo gótico. O livro retratava elementos macabros, como maldições e quadros assombrados, que representam as características das prosas góticas, como os tons sombrios, a fantasia e os ambientes escuros.
  • Pós revolução Francesa

    Pós revolução Francesa
    Com a revolução francesa a burguesia se tornou a classe dominante, logo precisou ser criado um movimento artístico, político e filosófico para essa. Assim surgiu o Romantismo, movimento marcado pela subjetividade, individualidade, ufanismo, etc.
  • Period: to

    Era Napoleônica

    Período em que Napoleão Bonaparte ficou no poder da França e decretou o bloqueio continental da Inglaterra. Tais acontecimentos acarretaram a vinda da família real para o Brasil, que seria o primeiro passo que o romantismo chegasse em terras brasileiras.
  • Chegada da família real no Brasil

    Chegada da família real no Brasil
    A Família Real portuguesa chega ao Brasil fugida do exército de Napoleão. Para essa se manter, seria necessário arrecadar impostos, por isso ocorreu a abertura dos portos para as nações aliadas. Os impostos também seriam usados para criar instituições necessárias para o "processo civilizatório". Uma dessas instituições seria a Imprensa Nacional que seria o primeiro passo para a popularização da leitura no Brasil.
  • Abertura dos Portos

    Abertura dos Portos
    A abertura dos portos às nações aliadas, fez com que a cultura europeia, principalmente a inglesa, ficasse cada vez mais presente no país. Com isso os artistas nacionais puderam "beber de outras fontes" (romantismo europeu).
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    Dom Pedro 1.º proclama a independência do Brasil, nesse mesmo ano também seria criada uma constituição, que colocaria fim a monarquia absolutista oficialmente. Tais fatos gerariam um sentimento de nacionalismo nos artistas e uma vontade de criar uma identidade nacional. Esses artistas posteriormente começariam o movimento romântico no Brasil.
  • Nascimento de José de Alencar

    Nascimento de José de Alencar
    Em 1929, no Ceará, nasce José de Alencar, que futuramente se tornaria um dos maiores escritores que do país e seria considerado o maior romancista brasileiro.
  • Primeira geração romântica

    Primeira geração romântica
    Essa marca o início do romantismo no Brasil e também pode ser chamada de geração indianista. Essa foi o início de uma busca por uma identidade artística nacional. Suas grandes marcas são a exaltação da figura indígena e da natureza, além do ufanismo. Exemplo de autor: Gonçalves Dias.
  • Obra que marca o início da primeira geração romântica

    Obra que marca o início da primeira geração romântica
    A obra "Suspiros Poéticos e Saudades", escrita por Gonçalves Magalhães, foi um grande e importante marco para o início do romantismo no Brasil.
  • Folhetins - ampliação do público-leitor

    Folhetins - ampliação do público-leitor
    O surgimento dos folhetins, com trechos dos romances em prosa, foi um dos principais fatores para a ampliação do público-leitor e a popularização desses romances no século XIX.
  • Prosa Romântica - Romances Urbanistas

    Prosa Romântica - Romances Urbanistas
    Os Romances Urbanistas têm como características, os ambientes urbanos e as inquietações humanas da burguesia. O foco é na vida familiar, amorosa e social dos personagens.
  • A Moreninha - Romance Urbanista

    A Moreninha - Romance Urbanista
    Um dos principais Romances Urbanistas, escrito por Joaquim Manoel de Macedo. É considerado o primeiro romance brasileiro, se passa na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. O livro retrata uma história de amor entre Carolina (a moreninha) e Augusto, porém, há um pequeno impedimento no relacionamento.
  • O Corvo

    O Corvo
    “O Corvo” é um poema gótico, escrito pelo autor Edgar Allan Paul, e publicado em 1845. A obra é do estilo gótico, pois apresenta um tema fantasioso, macabro e obscuro (características gerais do estilo gótico). Edgar foi um dos mais conhecidos e renomados autores góticos, por essa e por outras grandes obras, como, por exemplo, O Gato Preto. O estilo gótico foi utilizado em diversas obras literárias, no Brasil e no mundo, principalmente em prosas.
  • I-Juca-Pirama

    I-Juca-Pirama
    É um dos principais poemas escritos por Gonçalves Dias. Está na Primeira Geração Romântica e retrata a história de um índio que é capturado por uma tribo rival (timbiras), e condenado à morte. Porém, é liberto e tem que voltar para sua tribo.
  • Segunda geração romântica

    Segunda geração romântica
    Também pode ser chamada de ultrarromântica. Essa foi multo influenciada por Lord Byron. Foi marcada pelo negativismo, por tons depressivos e macabros (fuga da realidade) e com muita sentimentalidade. Exemplo de autor: Casimiro de Abreu.
  • Obra de Prosa Gótica/Segunda Geração Romântica

    Obra de Prosa Gótica/Segunda Geração Romântica
    A obra “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo foi uma obra icônica da segunda geração romântica, apesar de não ser uma poesia. Essa é uma prosa gótica que retrata amigos que contam histórias uns para os outros em uma taverna. A narrativa conta com temas polêmicos e com tons bastante macabros (uma das características da segunda geração romântica).
  • Prosa Romântica - Romances Indianistas

    Prosa Romântica - Romances Indianistas
    Os Romances indianistas têm como principais características, a personificação da natureza, o ufanismo, a valorização e a exaltação da figura indígena(índio, herói nacional). Tais obras terão grande influência de Rousseau, com o mito do bom selvagem.
  • O Guarani - Romance Indianista

    O Guarani - Romance Indianista
    Com “Ubirajara” e “Iracema”, é um dos principais Romances Indianistas, escrito por José de Alencar. O livro retrata a história de romance entre Peri, um índio, e Ceci, filha de D. Antônio Mariz, um português. A história possui muitas reviravoltas, que coloca a relação dos dois à prova.
  • Iracema - Romance Indianista

    Iracema - Romance Indianista
    Com “O Guarani” e “Ubirajara” é um dos principais Romances Indianistas, escrito por José de Alencar. O livro narra a história de amor entre Iracema(a virgem dos lábios de mel), uma indígena, e Martim, um português (romance proibido). É uma metáfora para descrever o Brasil idealizado, além de ser uma lenda que representa a origem do Ceará.
  • Exemplo de obra da terceira geração romântica

    Exemplo de obra da terceira geração romântica
    O poema "O navio negreiro", de Castro Alves, foi marcante na terceira geração romântica. Esse retrata uma grande revolta contra a escravidão e trata de temas como a liberdade e a igualdade (temas característicos da terceira geração romântica). Apesar desse ser lançado um ano antes do ano que se representa o início da terceira geração, esse é considerado presente nessa.
  • Terceira geração romântica

    Terceira geração romântica
    Também pode ser chamada de geração hugoana. O ufanismo continua presente e, normalmente, são retratadas lutas internas e temas relacionados ao abolicionismo e à liberdade nas obras. Exemplo de autor: Castro Alves.
  • A Dança dos Ossos

    A Dança dos Ossos
    "A Dança dos Ossos" foi um conto publicado no ano de 1871 e escrito por Bernardo Guimarães. O conto retrata histórias macabras e sombrias contadas por moradores do interior do Brasil. Essas histórias possuem elementos como assombrações e são contadas à noite. Diferentemente da maioria dos autores góticos brasileiros, Bernardo Guimarães se afastou um pouco do estilo gótico europeu, focando-se em causos regionais e do interior, neste caso.
  • Inocência - Romance Regionalista

    Inocência - Romance Regionalista
    Um dos principais Romances Regionalistas, escrito por Visconde de Taunay. O livro retrata uma história de amor entre uma jovem do sertão do Mato Grosso e um prático de farmácia (romance proibido). Porém, a jovem já estava com um casamento arranjado, o que gera um triângulo amoroso.
  • Prosa Romântica - Romances Regionalistas

    Prosa Romântica - Romances Regionalistas
    Os Romances Regionalistas têm como principais características, a presença de aspectos culturais, modismos e costumes de diferentes regiões do Brasil. As regiões mais presentes são: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
  • Ubirajara - Romance Indianista

    Ubirajara - Romance Indianista
    Com “O Guarani” e “Iracema”, é um dos principais Romances Indianistas, escrito por José de Alencar. Apresenta a figura do protagonista, Jaguarê, como a figura de um herói, que é uma das características do Romance Indianista. Jaguarê, que se encontra em um triângulo amoroso, com uma indígena de sua tribo e uma outra indígena de uma tribo distinta. Ele se encontra nessa situação peculiar e terá que tomar difíceis decisões.
  • Morte de José de Alencar

    Morte de José de Alencar
    Em 1877, José de Alencar faleceu de tuberculose e sua genialidade fez muita falta na época. Grande perda para a política e, principalmente, para a literatura.
  • Fim do Romantismo

    Fim do Romantismo
    O fim do romantismo chegou em 1881 e outro movimento artístico chamado realismo ascendeu. O início do realismo ficou marcado com a icônica obra "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis.