Nanoarte 6

Arte, Ciência e Tecnologia

  • Op-Art

    Op-Art
    Op - ArtExplora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas. A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”.
    É um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte.
    A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a image
  • Period: to

    Ciência-Tecnologia

  • Arte Cinética

    Arte Cinética
    Arte CinéticaO termo cinético está etimologicamente ligado à idéia de movimento.A especificidade da arte cinética,
    dizem os estudiosos, é que nela o movimento constitui o princípio de estruturação. O cinetismo rompe assim
    com a condição estática da pintura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa
    o movimento, mas está em movimento.
  • Vídeo Arte

    Vídeo Arte
    VideoArte - Gilberto GoumaA videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Video em artes visuais.
    Desde dos anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda.
    Video arte é especulado por ter conhecido sua origem quando Nam June Paik usou a sua mais nova camera
    Sony Portapak para gravar metragens da procissão do Papa Paulo VI pela cidade de Nova Iorque no outono de 1965.
  • Arte Cibernetica

    Arte Cibernetica
    Interação do mundo real com o mundo virtual. O maior objetivo da arte cibernética não é a audição/exposição, mas a navegação, a interatividade e a simulação.
  • Arte Computador

    Arte Computador
    Arte DigitalArte digital ou arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão.
  • Arte Conceitual

    Arte Conceitual
    Arte ConceitualMovimento artístico da atualidade que defende a superioridade das idéias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundário. O artista Sol LeWitt definiu-a como: Em arte conceptual, a idéia ou conceito é o aspecto mais importante da obra. Significa que todo o planejamento e decisões são tomadas antecipadamente, sendo a execução um assunto secundário. A ideia torna-se na máquina que origina a arte.
  • Period: to

    Arte-Tecnologia

  • Foto Linguagem

    Foto Linguagem
    consiste em um método de trabalho em grupo originalmente desenvolvido sobre bases empíricas. Por meio de sua prática clínica e suas pesquisas, a autora dota esse método de uma compreensão psicanalítica própria à sua utilização com objetivos terapêuticos e de formação.
  • Arte postal

    Arte postal
    A mail art consistia em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios. Ela surgiu
    como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte (Bienais, Salões, etc.) e tem
    características próprias do período em que apareceu (dialoga, portanto, com a Guerra Fria, no contexto
    mundial, ou com a ditadura militar, no contexto
    mundial, ou com a ditadura militar, no contexto brasileiro). Ou seja, seu objetivo era veicular informação,
    protesto e denúncia.
  • Arte Sociologia

    Arte Sociologia
    A arte não como uma manifestação natural, mas um fenômeno construído por meio da história e das práticas. Dessa maneira, a sociologia da arte "[...] não deveria mais ter necessidade de petições de princípio por se interessar pelos diferentes públicos, pela sua morfologia, seus comportamentos, suas motivações, sua emoções"
  • Simulacionismo

    Simulacionismo
    Designa um trabalho no qual o artista se serviu de elementos aparentemente sem valor estético, como cartas de baralho, entradas de cinema, ou passagens de metrô, e os incorporou à obra de arte. Desde os inícios do século passado, Georges Braque (1882-1963) e Pablo Picasso (1881-1973) apresentaram colagens e construções pictóricas nas quais mostravam elementos que se “representavam a si próprios”, como jornais e objetos de uso corrente.
  • Hibrismo e Hipermídias

    Hibrismo e Hipermídias
    O conceito hipermídia foi criado na década de 1960 e pode ser considerado bastante complexo por ter muitas interpretações, pode ser considerado o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e até extrair textos, imagens e sons cuja sequência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário, é o meio e a linguagem das novas mídias, às quais perte
  • Telepresença

    Telepresença
    A tele presença constitui-se como um conjunto de tecnologias com a capacidade de conectar em tempo real, pessoas ou objetos, que se encontrem separadas, através de ligações vídeo e áudio de alta definição. Desenvolvida para gerar um sentimento de partilha do mesmo espaço e proximidade física, a tele presença é a evolução da videoconferência e proporciona uma experiência muito mais parecida com a vida real.
    Há mais de uma década no mercado, estes recursos recebem hoje maior atenção pela melhoria
  • Vídeo Instalação

    Vídeo Instalação
    A videoinstalação compreende um momento da arte de expansão do plano da imagem para o plano do ambiente e da supressão do olho como único canal de apreensão sensória para a imagem em movimento
  • Vídeo Poesia

    Vídeo Poesia
    Nesse sentido inaugura-se uma nova estética, a partir da integração do audiovisual com a palavra escrita, formando um produto híbrido em que a videopoesia pode ser vista como forma de trazer a literatura para outros ambientes menos literários, ou de aproximar a literatura da realidade tecnológica em que vivemos.
  • Instalações

    Instalações
    Arte Instalação na Universidade de LondrinaUma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor.