Grandes Macros da História das TIC

  • Jan 1, 1455

    Impressão

    Impressão
    A data em que a impressão foi concluída baseia-se, unicamente, na anotação "1455" na encadernação do exemplar em papel que se encontra em Paris. Acredita-se que foram impressas 180 cópias da Bíblia, mas esta informação é baseada em uma única carta de Enea Silvio Piccolomini (o futuro Papa Pio II), o qual viu amostras do trabalho de Gutemberg em Frankfurt, em 1455.
  • Ossos de Napier

    Ossos de Napier
    Dispositivo de marfim que oermitia efectuar multiplicações, divisões e raízes quadradas.
  • Pascalina

    Pascalina
    Primeira Calculadora mecânica da história, criada por Blaise Pascal. Permitia somar, subtrair e multiplicar.
  • Multiplicadora de Leibniz

    Multiplicadora de Leibniz
    Aprefeiçoamento da pascalina que permitia a divisão.
  • Gerador elétrico

    Gerador elétrico
    Em 1831, Faraday descobriu a indução eletromagnética, o princípio por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico. Suas ideias sobre os campos elétricos e os magnéticos, e a natureza dos campos em geral, inspiraram trabalhos posteriores fundamentais nessa área, como as equações de Maxwell.
  • Máquina analítica de Babbage

    Máquina analítica de Babbage
    Máquina de calcular com memória e capacidade de programação. Realizava cálculos sem nessecidade de um operador.
  • Fotografia

    Fotografia
    Em 1839, na França, Louis-Jacques-Mandé Daguerre apresentou o protótipo do que seria a primeira máquina fotográfica que, em questão de meses, já tinha se espalhado pelo mundo, democratizando o ato de se retratar.
  • Telefone

    Telefone
    Bell patenteou o seu telefone nos Estados Unidos no início de 1876, por estranha coincidência, Elisha Gray aplicou no mesmo dia uma outra patente do mesmo género. O transmissor de Gray é suposto ter sido inspirado num dispositivo muito antigo conhecido como 'telefone dos amantes', no qual dois diafragmas são unidos por um fio esticado, e a voz é transmitida unicamente pela vibração mecânica do fio.
  • Lâmpada

    Lâmpada
    Swan recebeu uma patente britânica para o seu dispositivo em 1878, cerca de um ano antes de Thomas Edison .
  • Máquina de Herman Hollerith

    Máquina de Herman Hollerith
    Máquina programada por cartões perfumados.
  • Cinema

    Cinema
    O dia 28 de dezembro de 1895 é tido como o nascimento do cinema comercial. Com um programa fílmico de 40 minutos, os irmãos franceses Lumière perseguiam a meta que norteia a 7ª arte até nossos dias: maravilhar o público.
  • Triodo

    Triodo
    1906, nos EUA, Lee De Forest, pesquisador norte-americano, (1873-1961) inventa o triodo "audion", a primeira válvula termo-iônica
  • Transmissão de rádio

    Transmissão de rádio
    Transmissão licenciada de radiodifusão:
    A companhia de Conrad, Westinghouse, pergunta-lhe se está disposto a iniciar, numa base regular, emissões de música, vendendo esta os aparelhos de rádio que pagariam o serviço. Depois de obtida uma licença comercial de rádio, nasce, em Novembro de 1920, a KDKA, transmitindo, na sua primeira emissão, os resultados da eleição presidencial de Harding-Cox.
  • Transmissão televisiva

    Transmissão televisiva
    Em 26 de Janeiro de 1926 Jonh ele deu a primeira demonstração duma verdadeira televisão diante de 50 cientistas
  • Harvard Mark I

    Harvard Mark I
    áquina criada pela Universidade de Harvard, a IBM e a Marinha dos Estados Unidos, que ocupava cerca de 120m2, e que marcou o ínicio da primeira geração de computadores
  • Máquina de Alan Turing

    Máquina de Alan Turing
    Máquina eletromecânica que ajudou a descodificar os códigos nazis produzidos pela máquina Enigma.
  • Period: to

    2º geração

    O componente eletrónico que caracteriza esta geração é a válvula de vácuo.
    Computadores de grandes dimensõesdevido às inumeras válvulas envolvidas e aos cabos necessários para efectuar as ligações.
    As instruções e os dados são guardados na memória do computador.
    A utilização é restrita (normalmente as universidades e centros de investigação).
  • ENIAC

    ENIAC
    Primeiro computador eletrónico digital reprogramável.
  • EDVAC

    EDVAC
    Primeiro computador a armazenar internamente um programa e um compilador.
  • Transistor

    Transistor
    Componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos, também são usados como retificadores elétricos em um circuito podendo ter variadas funções .
  • UNIVAC

    UNIVAC
    Primeiro computador a ser fabricado para fins comerciais.
  • Period: to

    2ª Geração

    O componete eletrónico que caracteriza esta geração é o transistor.
    Os computadores são mais rápidos no procesamentos e consomen menos enegia.
    O transtor , sendo menos suscentivel a avarias, confere maior confiança ao sistema.
    As dimensões dos trnsistores (menores que as válvulas permite, reduzir as dimensões dos computadores.
  • Satélite Sputnik 1

    Satélite Sputnik 1
    O Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur.
  • Microchip

    Microchip
    Kilby registrou suas ideias iniciais sobre o circuito integrado em julho de 1958 e demonstrou com sucesso o primeiro circuito integrado em função em 12 de setembro de 1958
  • Period: to

    3º Geração

    O componete eletrónico que carcteriza esta geração é o circuito integrado.
    Inúmeros transistores são associados numa pequena placa de silicio.
    O tamanho do circuito integrado permite a redução drástica do tamanho dos computadores.
    Inicia-se a utilização computadores pessoais.
  • Jogos Eletrónicos

    Jogos Eletrónicos
    Pong é o primeiro videogame lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame.
  • Period: to

    4º Geração

    O componete eletrónico que caracteriza esta geração é o microprocessador.
    Centenas de circuitos integrados são colocados num único chip de dimensões externamente reduzidos.
    Surgem diversos tipos de software como, por, exemplo, os processadores de texto e os gestores de bases de dados.
    Populariza-se a utilização do computador, que passa a fazer parte do quotidiano.
  • Primeiro computador pessoal de sucesso

    Primeiro computador pessoal de sucesso
    Computador doméstico é a designação amigável da segunda geração de microcomputadores (o termo técnico que até então era usado), tendo seu uso sido iniciado em 1977 e tornando-se comum durante a década de 1980.
  • Telemóvel

    Telemóvel
    Em 1979, o telefone celular entrou em operação no Japão e na Suécia; em 1983, passou a ser usado também nos Estados Unidos.
  • CD

    CD
    A honra coube a Billy Joel com a reedição, lançado originalmente em 1978. E foi reeditado em 1982 para acompanhar o primeiro leitor de CD, lançado pela Sony.
  • Period: to

    5º Geração

    Surgem, os supercomputadores, com elevadissima capacidade e velocidade de processamento.
    Entra-se na era online com a comunicação através da internet.
  • Period: to

    6º Geração

    Crescimento explosivo da utilização do computador. Constante miniaturização dos equipamentos (nanotecnologia).
    Utilização das técnologias Wireless,blutooth,etc.
  • Iphone

    Iphone
    O iPhone original foi introduzido por Steve Jobs em 9 de janeiro de 2007, em uma palestra na Macworld Conference & Expo, realizada em Moscone West, em San Francisco, Califórnia.
  • Ipad

    Ipad
    O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone, o iOS