O

Romantismo na Europa

  • Início da era romantica na Europa

    Início da era romantica na Europa
    No início do século XVIII, a Era Clássica entra em crise, dando origem, na Europa, ao movimento romântico cujas primeiras sementes dão-se na Inglaterra e na Alemanha, cabendo à França, posteriormente, a função de difusora desse movimento.
  • Arquitetura romantica

    Arquitetura romantica
    Os conjuntos arquitectónicos seguem, geralmente, a planta basilical, uma, três ou cinco naves (geralmente três), colunas que sustentavam as abóbadas e um aspecto maciço e horizontal (mesmo que muitas das igrejas sejam bem altas). As paredes são cegas, pois não é possível, ou é muito difícil, abrir grandes janelas nas paredes, já que elas servem como estrutura e suportam todo o teto.
  • Revolução francesa

    Revolução francesa
    Considera-se o marco inicial do romantismo na Europa a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe no ano de 1774. Historicamente, um dos marcos principais do movimento foi a Revolução Francesa, responsável pela difusão dos pensamentos Iluministas na Europa e nas suas colônias, que tanto inspirou os poetas árcades brasileiros.Com o processo de industrialização dos grandes centros, houve um delineamento das classes sociais: a burguesia.
  • Fracisco Goya

    Fracisco Goya
    As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram quando Francisco Goya passou a pintar depois de começar a perder a audição. Um quadro de temática neoclássica como Saturno devorando seus filhos, por exemplo, apresenta uma série de emoções para o espectador que o fazem se sentir inseguro e angustiado. Goya cria um jogo de luz-e-sombra, linhas de composição diagonais e pinceladas "grosseiras" de forma a acentuar a situação dramática representada.
  • Eugène Viollet-le-Duc

    Eugène Viollet-le-Duc
    Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc (27 jan 1814 - 17 de setembro 1879) foi um arquiteto e teórico, famoso por suas interpretativas "restaurações" do francês medieval edifícios. Nascido em Paris, ele foi um grande neogótico arquiteto. Ele foi o arquiteto contratado para projetar a estrutura interna da Estátua da Liberdade .
  • Escultura romântica

    Escultura romântica
    A escultura teve que encontrar meios técnico de expressividade, para representar o espírito romântico, exaltando sentimentos e emoções.A temática em geral era:Natureza (animais e plantas)Temas HeróicosCenas de fantasia e da imaginação. Foram evitadas as regras de composições estáticas e superfícies lisas, comuns no neoclassicismo, para mas uma vez, enfatizar a dramaticidade e os sentimentos através de movimento.O mármore foi o material mais utilizado, mas aos poucos foi trocado pelo belo bronze.
  • Musica no romantismo

    Musica no romantismo
    Na música ocorre a valorização da liberdade de expressão, das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Os assuntos de cunho popular, folclórico e nacionalista ganham importância nas músicas.Podemos destacar como músicos deste período: Ludwig van Beethoven (suas últimas obras são consideradas românticas), Franz Schubert, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner.
  • Revolução da Imprensa

    Revolução da Imprensa
    Assim, com a Revolução da Imprensa, uma das principais características do período Moderno, houve também a ascenção dos romances impressos, popularizando o artefato (o livro não era mais considerado um artigo de luxo, inacessível) e proporcionando um largo alcance da literatura às camadas inferiores da sociedade e também às mulheres, que raramente tinham acesso às letras e, quando muito, eram alfabetizadas.
  • Eugène Delacroix

    Eugène Delacroix
    O francês Eugène Delacroix é considerado um pintor romântico por excelência. Sua tela A Liberdade guiando o povo reúne o vigor e o ideal românticos em uma obra que estrutura-se em um turbilhão de formas. O tema são os revolucionários de 1830 guiados pelo espírito da Liberdade (retratados aqui por uma mulher carregando a bandeira da França). O artista coloca-se metaforicamente como um revolucionárioao se retratar em um personagem da turba. Esta é provavelmente a obra romântica mais conhecida.
  • Fim do romantismo

    Periodo do romantismo na europa foi do secúlo 1200 ate 1865 e não contem mais contexto histórico sobre o fim desse periodo.