Evolução dos computadores

  • Period: 500 BCE to 401 BCE

    Ábaco

    A palavra “computador” vem do verbo “computar” que, por sua vez, significa “calcular”. Sendo assim, podemos pensar que a criação de computadores começa na idade antiga, já que a relação de contar já intrigava os homens. Dessa forma, uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C.
  • Period: to

    Régua de Calculo

    Assim, ele é considerado o “primeiro computador”, uma espécie de calculadora que realizava operações algébricas. No século XVII, o matemático escocês John Napier foi um dos responsáveis pela invenção da "régua de cálculo". Trata-se do primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos. Essa invenção foi considerada a mãe das calculadoras modernas.
  • Period: to

    Roda de Leibniz

    Por volta de 1640, o matemático francês Pascal inventa a primeira máquina de calcular automática. Essa máquina foi sendo aperfeiçoada nas décadas seguintes até chegar no conceito que conhecemos hoje. A primeira calculadora de bolso capaz de efetuar os quatro principais cálculos matemáticos, foi criada por Gottfried Wilhelm Leibniz. Esse matemático alemão desenvolveu o primeiro sistema de numeração binário moderno que ficou conhecido com "Roda de Leibniz".
  • Period: to

    Charles Babbage

    Já no século XIX, o matemático inglês Charles Babbage criou uma máquina analítica que, a grosso modo, é comparada com o computador atual com memória e programas. Através dessa invenção, alguns estudiosos o consideram o “Pai da Informática”. Assim, as máquinas de computar foram cada vez mais incluindo a variedade de cálculos matemáticos (adição, subtração, divisão, multiplicação, raiz quadrada, logaritmos, etc). Atualmente é possível encontrar máquinas de computar muito complexas.
  • Period: to

    George Boole

    Um dos fundadores da lógica matemática. Essa nova área da matemática, se tornou uma poderosa ferramenta no projeto e estudo de circuitos eletrônicos e arquitetura de computadores.
  • Desenvolvimento do ENIAC

    Desenvolvimento do ENIAC
    O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigiam conhecimento substancial em matemática com mais agilidade, mas só se tornou operacional após o final da guerra. O ENIAC pesava cerca de 30 toneladas e ocupava uma sala inteira de 10 x 15 m, ele era tão grande que tinha de ser disposto em U com três painéis sobre rodas, para que os operadores pudessem se mover em torno dele.
  • ENIAC

    ENIAC
    Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC - em português: computador integrador numérico eletrônico) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Muitos comentam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. O ENIAC entrou em funcionamento em fevereiro de 1946 pelas mãos dos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
  • Period: to

    Primeira Geração

    Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia. Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.
  • Period: to

    Os maiores marcos da Segunda geração

    A substituição das válvulas para o transistores, revolucionou a eletrônica em geral, assim com os computadores trazendo consigo vantagens como a diminuição de peso, um computador que pesava 30 toneladas (ENIAC) passou a pesar cerca de apenas 1 tonelada ou menos, a proporção dos transistores é muito menor em relação as válvulas, tornando assim também o tamanho dos computadores menores.
  • Period: to

    Os Maiores Marcos da Segunda Geração (Vantagens dos Transistores)

    Os transistores não exigiam um tempo de pré-aquecimento como as válvulas, o custo mais barato, consumiam menos energia, a geração de calor era bem menor.
  • Period: to

    Assembly

    A programação desse tipo de máquina (Segunda Geração) era feita diretamente em sua linguagem, conhecida como Assembly, essa linguagem era feita através da perfuração de cartões, esse processo de perfuração demandava uma grande quantidade de tempo, o armazenamento era feito por meio de fitas magnéticas.
  • Circuitos Integrados

    Na década de 50, Geoffrey W. A. Dummer desenvolveu a ideia inicial de um Circuito integrado (CI). Dummer deu varias palestras para a propagação de sua ideia e, em 1958, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec, iniciaram o desenvolvimento de circuitos integrados. Esperava-se que tal tecnologia tornassem os computadores até ali obsoletos.
  • Period: to

    Segunda Geração

    Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
  • O Primeiro Supercomputador

    O Primeiro Supercomputador
    Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray. Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990)
  • O termino da Segunda e o começo da Terceira Geração

    A terceira geração de computadores, com início em 1965, teve como evolução primordial a implementação de circuitos integrados.
  • Lei de Moore

    Em 1965, juntamente com a evolução dos circuitos integrados, surge uma lei que iria estabelecer uma pseudo-regra para a evolução de computadores, a Lei de Moore, criada por Gordon Moore. Tal lei dizia que o número de transistores dos chips dobraria a cada 18 meses, mantendo o mesmo custo.
  • Period: to

    Terceira Geração

    Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
  • Period: to

    Vantagens dos Circuitos Integrados

    O uso de transistores passou a ser substituído pelo de circuitos integrados, unidades de encapsulamento semicondutoras que agrupam transistores, resistores, diodos e outros componentes elétricos interligados em uma pastilha de Silício e Germânio, que passaram a ser conhecidos como chips. Essa compactação nos componentes possibilitou a diminuição do tamanho dos computadores (mas o menor deles ainda pesava mais de 20 kg), do aquecimento e do consumo de energia.
  • O Microprocessador

    O microprocessador, geralmente chamado apenas de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções.
  • Intel 4004

    O primeiro microprocessador comercial foi projetado pela Intel em 1971 para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial para as suas atividades. A Intel projectou o 4004, que era um circuito integrado programável que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 instruções, clock de 740 kHz e possuía cerca de 2300 transistores.
  • Intel 4004 - 2

    Intel 4004 é uma Unidade Central de Processamento com 4-bits. Fabricado pela Intel Corporation em 1971, foi o primeiro microprocessador comercialmente disponível pela Intel em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.
  • Motorola 6800

    Motorola 6800
    O 6800 foi o primeiro microprocessador de 8 bits produzido pela Motorola, lançado no mercado pouco depois do Intel 8080 em fins de 1974. Possuía 72 instruções, incluindo a infame e não-documentada instrução de teste de barramento Halt and Catch Fire (HCF). Pode ter sido o primeiro microprocessador com um registrador de índice.
  • Period: to

    Quarta Geração (1975-Dias Atuais)

    O lançamento do primeiro Microprocessador, em 1971, marca o término da Terceira Geração. Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais.
  • Period: to

    Quarta Geração - 2

    Nós pertencemos à quarta geração dos computadores, o que tem revelado uma evolução incrível nos sistemas de informação. Observe que antes a evolução dos computadores ocorria de maneira mais lenta. Com o desenvolvimento da sociedade podemos ver a evolução dessas máquinas em dias ou meses.
  • A "Quinta Geração" (Supercomputadores)

    A "Quinta Geração" (Supercomputadores)
    Alguns estudiosos preferem acrescentar a “Quinta Geração de Computadores” com o aparecimento dos supercomputadores, utilizados por grandes corporações como a NASA. Nessa geração, é possível avaliar a evolução da tecnologia multimídia, da robótica e da internet.
  • A "Quinta Geração" (Supercomputadores) - 2

    Supercomputador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química e medicina.
  • A "Quinta Geração" (Supercomputadores) - 3

    A "Quinta Geração" (Supercomputadores) - 3
    Supercomputadores são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macromoléculas biológicas, polímeros e cristais) e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares e investigação sobre a fusão nuclear.
  • Period: to

    O "Computador Quantico"

    Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência Teoricamente, computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente, o D-Wave Two, trabalha com 512 qubits de informação.
  • Period: to

    Vantagens de um "Computador Quantico"

    O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver algoritmos num tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável (exponencial no tamanho da entrada), como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais. A redução do tempo de resolução deste problema possibilitaria a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente.
  • Period: to

    Vantagens de um "Computador Quantico" - 2

    Contudo, o computador quântico ofereceria um novo esquema de canal mais seguro. Computadores quânticos são diferentes de computadores clássicos tais como computadores de DNA e computadores baseados em transístores, ainda que estes utilizem alguns efeitos da mecânica quântica.