Romantismo- Realismo

  • Início

    Início
    O romantismo surge no século 18 , como resultado da Revolução Francesa e da Revolução Industrial trazendo como características o exagero das emoções nas obras.Podemos ver isso na obra “O Navio Negreiro” de William Turner,onde foi retratado o horror da escravidão.
  • Vinda da Coroa para o Brasil

    Vinda da Coroa para o Brasil
    Com a vinda da Coroa começa um processo de "civilização" no Brasil com a criação da Imprensa Régia ,Biblioteca Nacional que gera leitores no Brasil.
  • John Keats

    John Keats
    John Keats um poeta inglês com grande participação no romantismo na Inglaterra.Suas obras são caracterizadas pelo sentimentalismo, é considerado um de seus mais belos poemas “Ode on a grecian urn” esse faz parte das “Grandes Odes de 1819”
  • Mary Shelley

    Mary Shelley
    Mary shelley a voz feminina do romantismo,nos traz como sua obra mais famosa “Frankenstein ou o mito do Prometeu moderno” um romance gótico,considerado o primeiro livro de ficção científica,a obra descreve a história de um médico que tenta criar uma vida a partir de restos mortais o que incita a realidade.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    A independência do brasil agrega muito ao romantismo brasileiro já que a data é marcada por uma grande obra romancista de Pedro Américo "Independência ou Morte”.A obra retrata de forma exacerbada a independência,visto que na realidade foi durante uma difícil travessia então nada estava nas condições que foram retratadas na pintura,a obra é considerada romântica pois é carregada de emoção e não da realidade.
  • Processo de identificação do Brasil

    Em 1824 após a independência do Brasil começa o processo de identificação do Brasil onde o povo agora tem direito ao letramento surgindo assim a cultura para os novos brasileiros.
  • Eugène Delacroix

    Eugène Delacroix
    Importante pintor francês do romantismo.O quadro “A liberdade guiando o povo” feito por ele foi um grande marco visto que representa a revolução de 1830 da França se tornou um grande emblema para a luta pela liberdade.
  • Romantismo no Brasil-Primeira Geração

    Romantismo no Brasil-Primeira Geração
    O início do romantismo brasileiro se dá pela obra “ Suspiros poéticos e saudades” feita pelo escritor Gonçalves de Magalhães.Essa é considerada a primeira geração do romantismo brasileiro, marcada pelo nacionalismo,pelo indianismo e pela religiosidade.
  • Segunda geração romântica

    Nessa geração surgem os poeta ultrarromânticos com tendo como alguns de seus temas o amor ,morte ,tédio, devaneio e o profundo pessimismo .Esses poetas tinham como grande influenciadores Lord Byron e Alfred Musset.
  • Prosa Urbana

    Prosa Urbana
    A prosa urbana é aquela onde a narrativa tem o objetivo de denunciar complicações sociais e políticas nas cidades.
    Joaquim Manoel de Macedo foi um importante escritor do romantismo brasileiro tendo como sua obra mais famosa "A Moreninha" que retrata um romance da elite carioca do século 19,uma prosa urbana.
  • Gonçalves Dias

    Gonçalves Dias
    A prosa indianista nos traz
    Gonçalves Dias nos traz "I-Juca-Pirama" essa apresenta um clássico do indianismo brasileiro,onde o índio é colocado como herói da história.
  • Álvares de Azevedo

    Álvares de Azevedo
    Álvares de Azevedo foi um grande poeta da segunda geração do romantismo, uma de suas obras mais famosas foi a "Lira dos Vinte Anos" que foi publicada após sua morte, a obra agrupa diversos poemas do autor.
  • Prosa gótica

    Prosa gótica
    É uma literatura fantasiosa, embasada na inversão de valores sociais e explora temas controversos como: a loucura, sonhos, incesto, morte, orgia, crime e o vício.
    Uma grande obra "'Noite na taverna" de Álvares de Azedo que narra as histórias de amor macabras de 5 amigos.
  • Realismo Europa

    Realismo Europa
    O realismo se estabeleceu como movimento literário na Europa após a publicação de Madame Bovary em 1857 por Gustave Flaubert, o livro trouxe muitas discussões na época já que abordava temas como: casamento como instituição falida, o jogo de sedução e o adultério, massacrando o ideal do amor romântico.
  • Prosa indianista

    Prosa indianista
    A prosa indianista é uma narrativa onde o protagonista é um índio fazendo dele o herói, enaltecendo o nacionalismo brasileiro.
    "O Guarani" de José de Alencar que expressa o nacionalismo nessa obra e coloca o índio como herói.
  • Fagundes Varela

    Fagundes Varela
    Importante autor da segunda geração Fagundes Varela também foi patrono na Academia Brasileira de Letras, tendo como uma obra famosa "Noturnas"
  • Castro Alves

    Castro Alves
    Foi um grande poeta que representou a terceira geração romântica no Brasil ,"Espumas Flutuantes" é uma coletânea de poemas do autor.
  • Terceira geração

    Apresenta nessa fase ideias abolicionista, republicanas e liberais, e os autores eram fortemente influenciados pelos pensamentos positivistas e evolucionistas. Uma grande influência desse período foi o romancista Victor Hugo.
  • Prosa Regional

    Prosa Regional
    A prosa regional tenta mostrar o real povo brasileiro com cada diversidade regional e cultural
    " A escrava Isaura" obra de Bernardo Guimarães é considerada uma prosa regional, na qual retrata uma temática abolicionista.
  • Realismo

    Teve seu início na Europa durante o século XIX, os países europeus nesse período passavam pela Segunda Revolução Industrial, período de bastante movimentação cultural, social e política. A época também foi marcada pelo pensamento científico, tecnológica e filosófico, que se traduzem nas escritas e nas esculturas.
  • Realismo no Brasil

    Como o processo de industrialização no Brasil foi mais lento comparado aos países da Europa, já que passávamos pelo colonialismo e a escravidão. Esse período foi essencial para o surgimento dos escritores realistas brasileiros já que os mesmos defendiam a abolição da escravatura e eram republicanos
  • Machado de Assis e o Realismo

    O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, até então Machado de Assis era um escritor romântico mas então publica sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas, que mostrava o seu desencanto com a estética romântica e o conservadorismo que ela representava.
  • Declínio

    O declínio se dá por diversos motivos como mudanças políticas e sociais e também porque o realismo começa a ser tido como oposto do romantismo
  • Aluísio de Azevedo- O Cortiço

    Aluísio de Azevedo- O Cortiço
    Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo nasceu no Maranhão, em São Luís, no dia 14 de abril de 1857,é considerado um autor do movimento Realista-naturalista, período de intermeio entre as duas escolas literárias.
    Autor do livro "O Cortiço" que retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro.Com um teor crítico, trata-se de uma representação da realidade brasileira do século XIX.
  • Quincas Borba- Machado de Assis

    Esta obra carrega as características do molde realista, sendo assim descreve a sociedade e sua hipocrisia.Trata-se da história de um simplório Professor Mineiro que se apropria como herdeiro universal, da fortuna do amigo e filósofo Quincas Borba.
  • Dom Casmurro - Machado de Assis

    O realismo foi um movimento marcado por sua oposição ao romantismos, assim a obra Dom Casmurro retrata o adultério, ambição, dissimulação e vaidade
  • Esaú e Jacó - Machado de Assis

    É considerado uma obra literária muito importante, com uma narrativa realista muito melancólica e lírica, que retoma a primeira fase literária do autor. Traz muitas temáticas políticas, como a abolição da escravatura, o encilhamento e, com maior destaque, a Proclamação da República, os personagens se aproximam muito da vida real também.
  • Semana de Arte Moderna

    Semana de Arte  Moderna
    A Semana de Arte Moderna aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922. Música, poesia, pintura, dança, entre outros foram apresentados durante o período. Apesar de inspirações europeias, a proposta foi explorar a brasilidade e valorizar o território nacional como berço de inspiração cultural.