Frida kahlo

Historia da Arte

  • Jan 1, 1000

    Arte na Pré-História

    Arte na Pré-História
    Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam obras de arte. Os homens das cavernas faziam figuras em suas paredes, como "mãos em negativos" e representando os animais e pessoas da época, com cenas de caças e ritos religiosos. Faziam também esculturas em madeira, ossos e pedras; através de estudos desses objetos e pinturas, é possível saber como viviam aqueles povos antigos.
  • Jan 1, 1001

    Arte no Egito

    Arte no Egito
    Os egípcios estabeleciam uma forte aproximação de suas manifestações artísticas para com a esfera religiosa.
    A temática mortuária era de grande presença. A crença na vida após a morte motivava os egípcios a construírem tumbas, estatuetas, vasos e mastabas que representavam sua concepção do além-vida. As primeiras tumbas egípcias buscavam realizar uma reprodução fiel da residência de suas principais autoridades. Já as pessoas mais desfavorecidas eram enterradas em construções mais simples.
  • Jan 1, 1002

    Arte na Grécia

    Arte na Grécia
    Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
  • Jan 1, 1003

    Arte em Roma

    Arte em Roma
    A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.C. ao século IV d.C. Ela foi fortemente influenciada pela cultura e pelas crenças gregas. Foi através da arquitetura que a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. Suas edificações eram grandiosas, fundamentadas em bases circulares e no emprego de colunas e arcos falsos para efeito de decoração. Os aquedutos, as entradas e as muralhas ainda hoje são vistos, demonstrando a grandeza do que foi a civilização romana
  • Jan 1, 1004

    Arte Gótica

    Arte Gótica
    A arte gótica surge no século XIV. É considerada o último estilo de arte medieval e a transição para o Renascimento. O grande monumento da arte gótica é a Catedral, edificações monumentais eram construídas em formato vertical no sentido de querer alcançar os céus. Dentro das Catedrais haviam os vitrais, que transformavam a luz exterior em iluminação interna ambientalizada para a fé. A arte gótica é marcada pela sua leveza e verticalidade.
  • Jan 1, 1005

    Arte Renascentista

    Arte Renascentista
    Ocorrido entre fins do século XIII e meados do século XVII. A arte renascentista teve como temática principal o próprio ser humano e sua capacidade de avaliar o mundo ao seu redor. Os artistas cultivavam um conceito de beleza típico das civilizações grega e romana. Na pintura, um dos principais traços do Renascimento foi a utilização do sombreado, que reforçava o volume dos corpos. Os templos eram construções totalmente harmônicas, construídas sobre a cruz grega e coroadas por uma cúpula.
  • Jan 1, 1006

    Arte Barroca

    Arte Barroca
    O barroco se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O barroco sugiu na Itália do século XVII. Houve a ascensão de novos padrões estéticos que procuravam superar o rigor vindo dos princípios de simetria e equilíbrio valorizados pelo Renascimento. Entre outras mudanças, houve o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
  • Jan 1, 1007

    Arte Moderna

    Arte Moderna
    A arte moderna surge no fim do século XIX e vai até a década de 1970. Objetivando romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica. O marco do movimento no Brasil foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922, onde diversos artistas plásticos e escritores apresentaram ao público uma nova forma de expressão.
  • Jan 1, 1008

    Arte Comtemporânea

    Arte Comtemporânea
    A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista. Realiza-se um mix de vários estilos, diversas escolas e técnicas. Não há uma contraposição entre a arte figurativa e a abstrata, pois dentro de cada uma destas categorias há inúmeras variantes.