DE VOLTA AO TEMPO DA HISTÓRIA

  • Jan 1, 1000

    A Pré-História

    A Pré-História
    A Pré-História é o período que compreende desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C. pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvlveram a escrita cuneiforme.
  • Jan 1, 1000

    As fases da Pré-História

    As fases da Pré-História
     Paleolítico ( Idade da Pedra Lascada ),
     Mesolítico,  
    Neolítico (Idade da Pedra Polida).
    A vida dos homens das cavernas, nômades e sedentário, origem da agricultura, artes rupestre,
  • Jan 1, 1000

    Pré-História

     Pré-História
    Os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
  • Jan 1, 1000

    Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

    Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
    Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras.
  • Jan 1, 1000

    Mesolítico

    Mesolítico
    Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais,
  • Jan 1, 1000

    Mesolítico

    Mesolítico
    Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.
  • Jan 1, 1000

    Neolítico ou Idade da Pedra Polida

    Neolítico ou Idade da Pedra Polida
    Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização,  a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez.
  • Jan 1, 1000

    Neolítico ou Idade da Pedra Polida

    Neolítico ou Idade da Pedra Polida
    A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.
  • Mar 4, 1004

    Estilo arquitetónico

     Estilo arquitetónico
    Estilo arquitetónico é uma expressão utilizada com o fim de classificar períodos da história da arquitetura de acordo com suas caraterísticas formais, técnicas e materiais. A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pela luz e movimento.
  • Apr 4, 1004

    Pintura Barroca '-'

    Pintura Barroca '-'
    A pintura Barroca
    É uma pintura realista, concentrada nas paisagens, nas naturezas mortas e nas cenas populares. No norte da Europa, Rembrandt e Vermeer ampliaram os limites do realismo.
    Abaixo temos três características da pintura barroca;
  • May 4, 1004

    OBarroco

    OBarroco
    Contexto histórico 
    O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
  • May 4, 1004

    O Barroco - Obras

    O Barroco - Obras
    Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.
  • May 4, 1004

    Barroco- Periodo Final

    Barroco- Periodo Final
    O período final do barroco (século XVIII) é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características do barroco estão presentes nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com freqüência.
  • May 4, 1004

    BARROCO EUROPEU

    BARROCO EUROPEU
    As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros.
  • May 4, 1004

    BARROCO EUROPEU

    BARROCO EUROPEU
    As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.
  • May 4, 1004

    Principais artistas barrocos

    Principais artistas barrocos
    • Nas Pintura: Velázquez, Caravaggio, Rembra nadt e Vermeer e Rubens.• Escultura: Gian Sorenzo Bernini.• Música: Johann Sebastian Bach, Antonio e Vivaldi: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.
  • May 4, 1004

    Arquitetura Barroca- No Brasil

    Arquitetura Barroca- No Brasil
    A arquitetura barroca é o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que inicia-se a partir do século XVII e decorre até a primeira metade do século XVIII. A palavra portuguesa "barroco" define uma pérola de formato irregular.
  • May 4, 1004

    Características da PinturaBarroca;

     Características da PinturaBarroca;
    Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
    · Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
    · Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
  • May 5, 1004

    BARROCO NO BRASIL

    BARROCO NO BRASIL
    BARROCO NO BRASIL
    O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII).
  • May 5, 1004

    O PrincipalRepresentante doBarroco

    O PrincipalRepresentante doBarroco
    O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
  • Mar 5, 1005

    Rococó- Materias Utilizado

    Rococó- Materias Utilizado
    Devido ao grande desenvolvimento decorativo, a escultura ganha importância. Os escultores do rococó abandonam totalmente as linhas do barroco. Suas esculturas são de tamanho menor. Embora usem o mármore, preferem o gesso e a madeira, que aceitam cores suaves.
  • Apr 5, 1005

    Rococó (1730 a 1800)

    Rococó  (1730 a 1800)
    O estilo rococó é marcado por pinturas com tons claros, com linhas curvas e arabescos. O estilo é bem decorativo e a sensualidade aparece em destaque. Os afrescos ganham importância e são utilizados na decoração de ambientes interiores.Artistas mais importantes do rococó: Jean-Antoine Watteau, Giovanni Battista Tiepolo, François Boucher e Jean-Honoré Fragonard.
  • Apr 5, 1005

    Rococó - Principais Características

            Rococó - Principais Características
    - Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco;- Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas;- Utilização de linhas curvas;- Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas;- Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas;- Representação da vida profana da aristocracia;- Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);- Busca refletir o que é refinado, agradável.
  • Apr 6, 1005

    Artistas do Rococó

    Artistas do Rococó
    Exemplos de artistas do Rococó:- Pierre Lepautre – decorador francês- Jean Bérain – gravurista francês- Jean-Antoine Watteau – pintor francês- Juste-Aurèle Meissonier – pintor, escultor, desenhista de móveis e arquiteto francês.- Nicolas Pineau – entalhador e designer de interiores francês.- Jean-Honoré Fragonard - pintor francês
  • May 4, 1005

    Arquitetura do Rococó

    Arquitetura do Rococó
    . As paredes ficam mais claras, com tons pastel e o branco. Guarnições douradas de ramos e flores, povoadas de anjinhos, contornam janelas ovais, servindo para quebrar a rigidez das paredes.
  • May 5, 1005

    A arquitetura rococó

    A arquitetura rococó
    A arquitetura rococó é marcada pela sensibilidade, percebida na distribuição dos ambientes interiores, destinados a valorizar um modo de vida individual e caprichoso. Essa manifestação adquiriu importância principalmente no sul da Alemanha e na França. Suas principais características são uma exagerada tendência para a decoração carregada, tanto nas fachadas quanto nos interiores. As cúpulas das igrejas, menores que as das barrocas, multiplicam-se.
  • May 18, 1006

    Neoclassicismo

    Neoclassicismo
    Principais obras: Perseu com a Cabeça da Medusa, de Antonio Canova; O Parnaso, de Anton Raphael Mengs; O Juramento dos Horácios e A Morte de Sócrates, de Jacques-Louis David; e A Banhista de Valpinçon, de Jean-Auguste-Dominique Ingres. 
  • Jun 18, 1006

    Neoclassicismo (1750 a 1820)

    Neoclassicismo (1750 a 1820)
    O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó
  • Jun 18, 1006

    Neoclassicismo (1750 a 1820)

    Neoclassicismo (1750 a 1820)
    Neoclassicismo (1750 a 1820)Novamente os elementos e valores da arte clássica ( grega e romana ) são resgatadas.. Há uma incidência maior do desenho e da linha sobre a cor. O heroísmo e o civismo são temas muito explorados neste período.
  • Jun 18, 1006

    NEOCLASSICISMO - ARQUITETURA

     NEOCLASSICISMO -  ARQUITETURA
    Na arquitetura percebemos melhor ideais que se desenvolveram por toda Europa. De uma forma geral, foi marcada pela simplicidade, sendo que, em alguns casos, observa-se uma nítida influência romana, com as obras marcadas pela severidade e monumentalidade, destacando-se características da antiga produção grega, fortemente revisitada neste período.
  • Jun 18, 1006

    Neoclassiscismo - na Arquitetura

    Neoclassiscismo - na Arquitetura
    Harmonia e Equilíbrio;• Materiais nobres – pedra, mármore, granito, madeiras;• Sistemas construtivos simples;• Formas regulares, geométricas e simétricas;• Arcos arredondados e abóbadas;• Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade;• Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade.• A decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura mural e ao relevo em estuque.