Eniac 4

Evolução do Computacional

  • ENIAC

    ENIAC
    Um dos representantes desta geração é o ENIAC. Ele possuía 17.468 válvulas, pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da ordem de 100 kHz e possuia apenas 200 bits de memória RAM.
  • EDVAC

    EDVAC
    EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer), por sua sigla em Inglês, foi um dos primeiros computadores eletrônicos. Ao contrário do ENIAC, não era decimal, mas binários e foi o primeiro programa concebido para ser armazenado. Este projeto tornou-se a arquitetura padrão para os computadores mais modernos.EDVAC fisicamente possuía quase 6.000 tubos de vácuo e 12.000 diodos. Consumidos 56 kilowatts de potência. Abrangendo 45,5 metros quadrados de espaço e pesava 7850 kg.
  • Period: to

    Computadores 1ª Geração 1946/1959

    O primeiro grande computador eletrônico apresentado em 1946, foi o ENIAC. Funcionava com 18.000 válvulas eletrônicas, pesava 30 toneladas e tinha o tamanho de uma sala com 180 m2. Foi projetado durante o curso da segunda grande guerra, com o objetivo de calcular tábuas de bombardeamento e disparo.1ª Circuitos eletrônicos e válvulas,2ª Uso restrito,3º Precisava ser reprogramado a cada tarefa,4ª Grande consumo de energia,5ª Problemas devido à muito aquecimento.
  • PDP-8

    PDP-8
    PDP-8 foi um dos mini-computadores mais conhecidos da segunda geração. Basicamente, foi uma versão mais basica do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro (centenas de milhões de dólares). Eram menores do que os supercomputadores, mas mesmo assim ainda ocupavam um bom espaço no cômodo
  • IBM 7030

    IBM 7030
    O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Ele era utilzado por grandes companhias. Esta máquina executava cálculos na casa dos microssegundos, o que permitia até um milhão de operações por segundo. Desta maneira, um novo patamar de velocidade foi atingido.
  • Period: to

    2ª De Computadores 1959/1965 (IBM)

    A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Especificações: 1ª Início do uso comercial,2ª Tamanho gigantesco,3ª Capacidade de processamento muito pequena,4 ºUso de transistores em substituição às válvulas.
  • IBM-360 series

    IBM-360 series
    Um computador que representa esta geração foi o IBM’s System/360, voltado para o setor comercial e científico. Ele possuía uma arquitetura plugável, na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso, um conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
  • Period: to

    3ª geração de Computadores (OIBM "CI") 1965/1975

    Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Resumo: Surgem os circuitos integrados,Diminuição do tamanho,Maior capacidade de processamento,Início da utilização dos computadores pessoais
  • Cray X-MP 1982

    Cray X-MP  1982
    O Cray X-MP é um supercomputador projetado, construído e vendido pela Cray Research . Foi anunciado em 1982 como o sucessor "limpo" do 1975 Cray-1 e foi o computador mais rápido do mundo de 1983 a 1985.A principal melhoria do X-MP sobre o Cray-1 foi que era um processador de vetor paralelo de memória compartilhada , o primeiro desses computadores da Cray Research. Ele alojou duas CPUs em um mainframe que era quase idêntico em aparência externa para o Cray-1.
  • Period: to

    4ª Geração de Computadores 1975/1991 (IBM PC)

    Surgem os softwares integrados
    Processadores de Texto
    Planilhas Eletrônicas
    Gerenciadores de Banco de Dados
    Gráficos
    Gerenciadores de Comunicação Em 1975/77, ocorreram avanços significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma explosão no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir daí a evolução foi sendo cada vez maior, até chegar aos micros atuais.
  • Desktop

    Desktop
    Se você estiver no mercado para um computador desktop, sem dúvida você vai ver muitos modelos diferentes em muitas gamas de preços diferentes. Se você está comprando PC , você pode encontrar computadores por tão pouco quanto $ 300 ou US $ 400, ou até US $ 3.000 ou 4.000 dólares a partir de 2011 . Encontrar o melhor valor significa avaliar suas necessidades e determinar quais recursos de desktop melhor atenda a essas necessidades . Form Factor
  • Period: to

    5ª Geração 1991/(Dias Atuais)

    Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB.
    Supercomputadores
    Automação de escritórios
    Automação comercial e industrial
    CAD/CAM e CAE
    Robótica
    Imagem virtual
    Multimídia
    Era on-line (comunicação através da Internet)
  • Notebook

    Notebook