-
Livro clandestino escrito por Vladimir Ilicht Ulianov. Apresenta e fundamenta a teoria leninista de partido, enquanto destacamento de vanguarda organizada de classe operária
-
Guerra entre o Império do Japão e o Império Russo que disputavam em 1904 e 1905 os territórios da Coreia e da Manchúria. A guerra ocorreu no nordeste asiático, agravou-se, e o regime político do czar Nicolau II da Rússia foi abalado por uma série de revoltas internas em 1905, envolvendo operários, camponeses, marinheiros (como a revolta do Encouraçado Potemkin) e soldados do exército.
-
Revolta de operários, camponeses e soldados (marinheiros do Encouraçado Potemkim)
-
Uma pacífica procissão de 140 mil operários de São Petesburgo, carregando imagens religiosas e retratos do czar Nicolau II, e liderada pelo padre Gapone, foi metralhada pela gurda do Palácio de Inverno do czar
-
Seguiram-se de 1907 a 1910, alguns anos de descenso do movimento, a fase da chamada Reação Stolypiniana
-
Segunda e última dinastia imperial e portanto, a família imperial que governou a Moscóvia e o Império Russo
-
Generalização das greves operárias e insurreições no campo. A abdicação do czar abriu espaço para a formação de um governo provisório.
-
Derrubada do governo provisório, mediante a insurreição encaminhada pelos bolcheviques
-
Deflagração da guerra civil e a intervenção de 14 países na Rússia
-
Organização internacional fundada por Vladimir Lenin e pelo PCUS para reunir os partidos comunistas de diferentes países.
-
Derrota dos contra-revolucionários e potencias intervencionistas