Bandeira da frança

Revolução Francesa

  • Conspirações Iluministas

    Após a França quebrar ajudando os Estados Unidos com a independência John Locke, Montesquieu, Voltaire, entre outros, começaram a se questionar sobre como a França funcionava.
  • Assembléia Dos Notáveis

    Para melhorar a crise financeira o rei TENTOU fazer os três estados pagarem impostos, mas não conseguiu.
  • Bandeira Tricolor Francesa

    Bandeira Tricolor Francesa
    Pegaram a bandeira de Paris e adicionaram um branco no meio formando a bandeira da frança. Em 1789 ela era circular com o vermelho na ponta azul no meio e o resto branco, depois fizeram a bandeira retangular mas com o lado vermelho para a esquerda, que depois se inverteria.
  • Assembléia Dos Estados Gerais e Assembléia Nacional

    O rei voltou com a idéia dos Estados Gerais em que os três estados tem direito de voto, mas pelo voto ser por estado e não por pessoa, o 1° e 2° estados sempre se juntavam contra o terceiro e sendo assim, o terceiro estado se autonomeou a Assembléia Nacional e se encontravam separadamente.
  • Juramento do Jogo De Péla

    Após o fechamento do local em que a Assembléia Nacional se encontrava o terceiro estado fez um juramento de nunca pararem de se encontrar até conseguirem uma constituição.
  • Demissão de Jacques Necker e A Guarda Nacional

    Depois da demissão de Necker o povo ficou com medo de um ataque e criaram a Guarda Gacional para se defenderem. Sendo assim saquearam armas, mas precisavam de pólvora, então...
  • Assembléia Nacional Constituinte

    A Assembléia Nacional se tornou Assembléia Nacional Constituinte.
  • Queda de Bastilha

    Foram até a Bastilha, um armazém de pólvora e também uma prisão, decapitaram os guardas e destruíram ela por completo.
  • O Grande Medo

    A revolução chega nas fazendas e campos em Julho e Agosto de 1789, e então os camponeses começaram a assassinar os senhores feudais dos campos e dessa forma muitos senhores feudais fugiram do país, e teve a abolição do feudalismo em 11 de Agosto.
  • Declaração dos Direitos do Homem e Do Cidadão

    Baseado em Liberté, Egalité, Fraternité, foi criado o "déclaration des droits de l'homme et du citoyen" que deu a liberdade de expressão e de imprensa ao cidadão do 3° estado. Com isso veio o "l'Ami du peuple" de Jean-Paul Marat.
  • Marcha Sobre Versalhes

    Após boatos de que os nobres poderiam estar escondendo comida, uma multidão enfurecida cheia de mulheres foi ao palácio de Versalhes para proclamar direitos as mulheres, comida para o povo e etc... Mas como ninguém respondeu essas mulheres invadiram o palácio, mas logo foram barradas por guardas e então elas cortaram as cabeças dos guardas '-') e chegaram a família real, pedindo GENTILMENTE a eles, que se mudem para Paris, e obviamente eles aceitaram.
  • Confiscação dos Bens da Igreja

    Os revolucionários após fazerem o rei (que virou um prisioneiro) assinar vários papéis, foram tirar todos os bens do primeiro estado, os cleros.
  • A Revolução

    Depois do rei perder politicamente o seu poder, o país foi divido em dois, os Jacobinos e os Girondinos.
  • Fuga de Varennes e Massacre do Campo de Marte

    A família real se disfarçou de pessoas comuns e chegaram perto da fronteira com a Áustria para pedir ajuda externa, mas foram reconhecidos e levados de volta a Paris, muitos que ainda apoiavam o rei começaram a vê-lo como traidor,mas o rei continuava sendo rei, o que deixou muita gente brava. Então várias pessoas saíram espalhando um abaixo-assinado para tirar o rei do poder, e começaram a jogar pedras na guarda real então...
  • Mudanças

    A constituição foi finalmente terminada, a Assembléia Nacional Constituinte desfeita e a chegada da Assembléia Legislativa, e a França era oficialmente uma monarquia constitucional.
  • Guerra

    A Prússia e Áustria ameaçam intervir na revolução e a França se adianta declarando guerra, após a Prússia e a Áustria conseguirem invadir território francês a população ficou assustada, mas os do 3° estado prenderam todos os nobres que ele ACHAVAM estar ajudando a Áustria.
  • Invasão ao Palácio das Tulherias

    O terceiro estado invade o Palácio em que a família real morava na época e prendem o rei novamente.
  • Massacres de Setembro

    Por conta da Áustria estar avançando bem na guerra um grupo de pessoas mataram os prisioneiros suspeitos de Paris entre os dias 02 e 07 de setembro.
  • Convenção Nacional

    Os Jacobinos que ainda apoiavam uma monarquia cansaram do rei, sendo assim decidiram que a França seria uma república, então foi criada a Convenção Nacional com uma nova constituição (que foi finalizada em 1793).
  • O Fim da Monarquia

    Em dezembro, na guerra, a França conseguiu parar e empurrar as forças inimigas, e a Convenção decidiu que acabaria de vez com a monarquia, logo foi decidido, o rei morreria.
  • Period: to

    O Julgamento e a Morte

    O rei foi julgado como traidor, e teve a sua pena de morte. E foi assim que o rei Luís XVI, em 21 de janeiro as 10:15 da manhã foi guilhotinado em praça pública.
  • Guerra 2

    Após a morte do rei mais países declaram guerra contra a França. E assim a paranoia só aumentou e várias pessoas era guilhotinadas por dia, principalmente em Paris.
  • Comitê de Salvação Pública

    Criado para combater ameaças internas e externas, como os anti-revolucionários que surgiram após a morte do rei. Esse comitê foi utilizado para executar qualquer ameaça contra a revolução.
  • Comissão Extraordinária Dos Doze.

    A assembléia girondina, temendo por sua liberdade, decreta, em 18 de Maio, a criação de uma comissão extraordinária, dita Comissão dos Doze, para conter aqueles que a atacavam por todos os lados, basicamente o país era controlado por 12 pessoas.
  • Charlotte De Corday

    Um homem que apoiava a morte daquelas pessoas guilhotinadas e a perseguição do Girondinos era Jean-Paul Marat, que escrevia listas com nomes de pessoas pra morrer todos os dias, e então cansada de tudo isso, uma jovem chamada Marie-Anne Chrlotte de Corday d'Armont, foi a casa de Marat dizendo que tinha uma lista com nomes de pessoas para morrer, e quando Marat pediu a lista ela puxou a faca e matou Marat, logo depois em 17 de Julho ela foi guilhotinada.
  • Queda dos Girondinos

    Com a queda do Girondinos Robespierre agora tinha muito poder, sendo assim ele instaurou o REGIME DO TERROR.
  • Period: to

    Regime do Terror

    Queda dos Girondinos, enlouquecimento de Robespierre e começo do Regime do Terror. Processo de Descristianização e execuções em massa nos campos e cidades pequenas por parte dos Anti-revolucionários. Criação do "Calendrier Républicain". Guerra de Vendeia. Morte de Danton e dos "Dantonistas". Fase Final do Regime do Terror. Festival do Ser Supremo. Prisão de Maximillien Robespierre e seus jacobinos e no outro dia, Robespierre foi achado vivo com um tiro na mandíbula e no outro dia foi executado.
  • Maria Antonieta

    Em outubro Maria Antonieta, foi julgada por traição e em 16 de outubro foi condenada e guilhotinada.
  • Period: to

    Fim da Primeira Coligação

    Após a morte de Robespierre, as matanças internas pararam, e o problema agora eram as guerras, na qual Napoleão Bonaparte estava se dando muito bem e ficando popular. Em abril de 1795 a França fez as pazes com a Prússia, e em Julho de 1795, com a Espanha, além de estabelecer a República Batava na Holanda. Em Agosto de 1796 a Espanha se tornou aliada da França. Indo a norte da Península Itálica a França chega a Leoben na áustria (abril de 1797) e faz um acordo de paz com país.
  • Period: to

    Diretório Dos Cinco

    Após a morte de Robespierre, um grupo de Girondinos tomou conta do país. Entre as datas de 1795 e 1799.
  • Luís XVII

    Luís XVII foi o herdeiro do trono de Luís XVI, mas acabou morrendo aos 10 anos de idade na prisão, provavelmente por maus-tratos.
  • Napoleão Bonaparte.

    Em abril de 1798 a França invade a suíça, e antes, até Roma (em fevereiro de 1798), expulsando o papa e criando a República Romana. Com a popularidade de Napoleão, o diretório o mandou ao Egito, pois eles não conseguiriam ganhar da Inglaterra no mar, e Napoleão foi, dominando tudo na Batalha Das Pirâmides em julho de 1798, mas era território do famoso Império Otomano (que entrou na guerra). Mas, em agosto os britânicos destruíram os navios franceses, deixando Napoleão preso lá na Batalha Do Nilo
  • Period: to

    A Segunda Coligação

    No final e dezembro de 1798 a Áustria e a Rússia junto aos britânicos, declaram a Guerra da segunda coligação, volta de Napoleão e golpe de 18 de brumário (9-10/11/1799). Estabelecimento do Consulado e nova constituição (1/1/1800). Era Napoleônica. Invasão da Áustria conseguindo o tratado de Lunéville (01/1801). Reino da Sicília e Nápoles saem da guerra (03/1801). Guerra das laranjas. Portugal assina um tratado declarando paz a França. Tratado de Amiens e final da segunda coligação (25/03/1802).