Rev 13

Revolução Francesa

  • Assembléia dos Notáveis

    Assembléia dos Notáveis
    O ministério das finanças, na tentativa de resolver as dificuldades financeiras pelas quais o Estado estava passando, ele propôs uma reforma fiscal à Assembléia dos Notáveis, bom eles queriam que a partir dali todos os proprietários (nobres e plebeus) passarem a pagar impostos sobre a terra, porém a assembléia recusou-se a aprovar reforma, e falou que apenas os Estados Gerais Tinha o poder e de decidir sobre a criação ou não de novos impostos.Então foi os nobres convocaram os Estados Gerais.
  • Period: to

    Constituição civil do Clero

    A constituição civil do Clero foi aprovada em 1790 e foi por ela que a igreja passou a ser administrada pelo estado, e teve todas suas terras confiscadas.
  • O Terceiro Estado rebela-se

    O Terceiro Estado rebela-se
    Ocorreu uma reunião em que os deputados dos representantes dos Estados foram convocados a irem ao Palácio de Versalhes. “No “início do debate já surgiram conflitos sobre o sistema de votação, o clero e a nobreza queriam o voto” por ordem” (o que lhes garantia vitória), já o Terceiro Estado queria o voto´por cabeça, porém prevaleceu o voto “por ordem´´, então o Terceiro Estado saiu da reunião e se instalou em uma sala dentro do Palácio. (...)
  • O Terceiro Estado rebela-se - Continuação

    O Terceiro Estado rebela-se - Continuação
    Após semanas de conversação, os representantes conseguiram adesão de pessoas que antes eram contra a opinião de pessoas que discordam de outras ordens, e transformaram os Estados Gerais em Assembléia Nacional.
  • Assembléia Nacional Constituinte

    Assembléia Nacional Constituinte
    Mesmo Luís XVI tentado dissolver a Assembléia, os deputados do Terceiro Estado não ficaram com medo e falaram que iriam continuar até que fosse criada uma constituiçao para a França. Foi se espalhando a notícia do que estava acontecendo no Palácio de Versailhes, e os deputados que estavam lá ganharam apoio maçiço da população urbana. Luís XVI foi obrigado a reconhecer o trabalho do grupo que estava reunido , então neste dia a Assembléia se proclamou em Assembléia Constituinte.
  • Queda da Bastilha

    Queda da Bastilha
    Quando ocorreu a formação da Assembléia Nacional Constituinte alegrou os ânimos populares que estavam preocupados em manter as reformas efetivas e não deixar que a nobreza tomasse o poder novamente. Então o povo saiu às ruas. Porém nessa data várias pessoas invadiram a fortaleza-prisão chamada Bastilha, que era símbolo Máximo do Absolutismo. E começaram a fazer justiça com as próprias mãos e o fato de terem derrubado a Bastilha não foi pelo fato de nela ter presos porque lá tinham poucos (...)
  • Queda da Bastilha - Continuação

    Queda da Bastilha - Continuação
    (...) e sim pelo fato de ser um símbolo Máximo de absolustismo e isso queria dizer que queria derrubar o rei absolutista do poder.
  • Period: to

    Grande medo

    Camponeses armados com seus objetos de trabalho e defesa começaram a atacar enfurecidos igrejas, castelos, etc. porquês eles tinham como objetivo destruir todo e qualquer símbolo de poder a opressão .
  • o Grande Medo

    o Grande Medo
    Campones armados com seu instrumentos de trabalho e também de defesa saíram nas ruas e começaram a atacar igrejas,paláciospropriedades rurais, pois eles queriam destruir todo e qualquer simbolo de poder e opressão.
  • Assembléia decretou a supressão das isenções de impostos e o fim dos direitos feudais

     Assembléia decretou a supressão das isenções de impostos e o fim dos direitos feudais
    A partir desse dia o Clero e os Nobres passariam a pagar impostos, enquanto os camponeses não teriam mais a obrigação de pagar dízimos para igreja e corvéias aos nobres.
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

    Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
    Luis XVI foi quem validou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pois ele foi pressionado por ter sido ameaçado de violência popular e também pelos deputados.
    Nessa Declaração estava dizendo que os homens nascem livres e são iguais em direito,esse direitos agora são:Liberdade,Prosperidade,Segurança e resistência a opressão,etc. Esse documento foi baseado nos ideais iluministas.
  • Constituição Francesa e Sufrágio Censitário

    Constituição Francesa e Sufrágio Censitário
  • O reis Luís XVI conspira contra a revolução

    O reis Luís XVI conspira contra a revolução
    Luis XVI aliou-se com potências estrangeiras e foi apoiado pelos contrarrevolucionários .Esse movimento foi secreto, o plano era o seguinte que o Rei fugiria para um país aliado e tramaria de fora uma invasão na França, que o recolocaria novamente ao poder,porém sua fuga foi descoberta então ele e a família real foram presos antes mesmo de deixarem o território Frances.
  • Manifestação popular

     Manifestação popular
    Luis xvi foi acusado de traição e foi tirado do cargo eu uma manifestação popular. Depois que isso ocorreu, a população que eram os revolucionários nomearam uma Assembléia Constituinte, que ficou conhecida como Convenção que falam formalmente derrubou a monarquia e estabeleceu a república na França.
  • Jacobinos chegaram ao poder

    Jacobinos chegaram ao poder
    Os Jacobinos obtiveram sucesso, e cada vez mais o apoio dos San-Cullotes. Os San-Cullotes davam incentivos e dando esperanças de que haveria transformações sócias mais profundas. Com isso os Jacobinos conseguiram chegar ao poder.
  • Reação dos potencias estrangeiros

    Reação dos potencias estrangeiros
    Houve uma reação das potencias estrangeiras contra a execução do Rei Luis XVI foi bastante rápida, porque em poucos meses: Prússia ,Holanda,Inglaterra,Império romano-Germânico e o Império russo eram liderados pela Inglaterra que tinha mais interesses na economia, ou seja econômicos do que políticos , então investiram contra o território Frances.
  • Substituições do Governo

    Substituições do Governo
    Robespierre substituiu um governo que era provisório por um governo totalmente revolucionário até que pudesse dizer que paz tivesse se restabelecida. Para que Robespierre continuasse no poder ele, passo a matar seus inimigos, então todos que fossem contrários À revolução francesa ou contrario as decisões governamentais.
  • Reação Termidoriana e o diretório

    Reação Termidoriana e o diretório
    Robespierre foi derrubado do poder pela Convenção, e foi ordenado que ele fosse executado na guilhotina, assim como seus outros vários partidários dele. Que também trouxa a alta burguesia novamente ao poder. Assim encerou-se a participação popular na revolução
  • 18 Brumário

    18 Brumário
    Só ocorreu uma estabilidade na política em novembro de 1799 que com golpe de estado do 18 burmário, derrubou o diretório e fez um sistema do Consulado.Então os burgueses entregaram esse poder para 3 cônsules. E a solução encontrada pela burguesia foi encerrar o processo revolucionário, dando início a um novo capítulo na historia da França.