-
Estados gerais: Espécie de assembléia consultiva que o rei reunia para solucionar um problema especifico. No caso, decidir sobre a cobrança de impostos sobre o 1º e 2º Estado.
-
Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estado.
-
A queda da Bastilha é tida como um símbolo da opressão da monarquia Francesa, e tornou-se um ícone da República Francesa.
-
Pode-se dizer que o "Grande Medo" foi o período em que os jacobinos atacam o primeiro e segundo estado, causando uma grande revolta na sociedade e temor pela parte da alta burguesia sendo assim a face camponesa da revolução.
-
O Duque d'Aiguillon propõe a igualdade de todos diante dos impostos e a recompra dos direitos feudais. O Duque du Châtelet propõe então a recompra do dízimo.
-
Os princípios fundamentais viriam a caracterizar os Estados modernos. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão definem os direitos individuais e coletivos dos homens, como universais pois se referem à própria natureza humana.
-
Pressionado pela opinião pública, Luís XVI deixou Versalhes, estabelecendo-se no Palácio das Tulherias, em Paris. Ali, o monarca era mais acessível às massas parisienses.
-
o rei Luís XVI tentou fugir do país, porém não conseguiu e foi preso em Varennes.
-
Em setembro de 1791, foi promulgada a primeira Constituição da França que resumia as realizações da Revolução.
-
Uma monarquia constitucional é um sistema político que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que uma constituição (série de leis fundamentais) limita os poderes do monarca.
-
Em 1792, a Assembléia Legislativa aprovou uma declaração de guerra contra a Áustria. A burguesia e a aristocracia queriam a guerra por motivos diferentes. Enquanto para a burguesia a guerra seria breve e vitoriosa, para o rei e a aristocracia seria a esperança de retorno ao velho regime.
-
As tropas revolucionárias, famintas, mal vestidas, mas alimentadas por seus ideais, derrotaram, ao som da Marselhesa (o hino da revolução), a coligação antifrancesa na Batalha de Valmy.
-
A fase da Convenção marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Essa nova instituição haveria de elaborar uma nova carta constituinte que viesse a superar os limites do regime anterior.
-
Luís XVI é guilhotinado, acusado de traição, iniciando-se o período do "despotismo da liberdade".
-
Robespierre e os jacobinos dirigiram-se contra a invasão estrangeira e os rebeldes contrários à Revolução. Milhares de opositores foram guilhotinados em Paris, Lyon, Toulon e Nantes. Isso é o "Grande Terror".
-
Por eles terem sido mortos houve o golpe de 9 Termidor, que marcou a queda da pequena burguesia jacobina e a volta da grande burguesia girondina ao poder.
-
A Convenção Termidoriana permitiu a reativação do projeto político burguês com a anulação de várias decisões montanhesas, como a Lei do Preço Máximo (congelamento da economia) e o encerramento da supremacia da Junta de Salvação Pública. Foram extintas as prisões arbitrárias e os julgamentos sumários. Todos os clubes políticos foram dissolvidos e os jacobinos passaram a ser perseguidos.
-
Essa constituição ficou pronta em 1795, estabelecendo a continuidade do regime republicano. Ele seria controlado pelo Diretório, composto por cinco membros eleitos pelo Legislativo.
-
O Diretório foi o responsável por elaborar uma nova Constituição, que manteria a burguesia livre de duas grandes ameaças: a República Democrática Jacobina e o Antigo Regime.
-
Foi um movimento igualitário liderado por Graco Babeuf, que propunha a "comunidade dos bens e do trabalho", cuja atenção era voltada a alcançar a igualdade efetiva entre os homens.
-
Bonaparte levou seu exército para a Áustria, forçando o país a negociar a paz. O Tratado de Leoben deu à França o controle da maior parte do norte da Itália e os Países Baixos, e uma cláusula secreta prometeu a República de Veneza para a Áustria.
-
Em 1798 a burguesia enfrenta ainda uma última vitória eleitoral dos jacobinos, não tolerada pelos girondinos.
-
O golpe de Estado de 18 de brumário iniciou a ditadura napoleônica na França.