-
O rei convoca os Estados Gerais, pois a França passava por uma grande crise ecônomica. Anteriormente, esse havia sido aconselhado a propor a igualdade entre o a socidade, em que o clero e a nobreza pagariam impostos, asssim como o restante do povo. Porém, esse projeto não foi aceito, pois a Nobreza e Clero ganharam da Burguesia na votação na Assembléia dos Estados Gerais.
-
-
Foi o periodo de abolição do regime absolutista e extinção dos privilégios monarquicos. Foi adotado o modelo de monarquia constitucional, em que o rei não possui mais todos os poderes concentrados em suas mãos
-
A Bastilha, que era uma prisão estatal que representava a opressão da monarquia francesa, é invadida e incendiada pelo povo revoltado, deixando dezenas de mortos. Essa invasão representou o declínio do poder monarquico e o apoio do povo a revolução
-
A revolução toma conta das ruas e dos campos, o que desencadeia uma série de ataques a castelos, casas, igrejas e saques a aldeias. Muitos nobres fugiram de suas propiedades, temendo invasões.
-
A Assembléia Nacional Constituinte decreta a abolição dos privilégios dos nobres e do clero. Poucos dias depois, decreta a ''Declaração Dos Direitos Dos Homens'' , que define os direitos individuais e coletivos dos homens .
-
Sob pressão popular, o rei Luís XVI, que estava exilado no Palácio De Versalhes, retorna à Paris.
-
Chamada Fuga de Varennes, a tentativa de evasão de Luís XVI foi fracassada, o que fez com que o Monarca perdesse a confiança do povo.
-
A Assembléia Constituinte decreta a abolição das regálias e privilégios feudais.
-
O rei jura nova constituição, e a assembléia constituinte é dissolvida e substituída pela assembleia legislativa. A constituição liberal adora um regime de monarquia constitucional, pondo fim a monarquia absolutista.
-
O regime dividiu-se entre os monarquistas, que queria ver seu poder preservado independente do rei. A mnonarquia acaba e a primeira república francesa é proclamada
-
Temendo uma revolução semelhante em seu territóriorio, Aústria e Prússia, a pedido de aristrocratas e do própio rei françes, entram em guerra para abafar a revolução.
-
Luís XVI e sua familia são presos no Palácio das Tulherias.
A multidão cerca o palácio, com o suporto do novo governo municipal de Paris. O Rei Luís XVI pede ajuda a Assembléia Nacional Legislativa. Este acontecimento marca definitivamente o fim da monarquia absolutista. -
Prumulgada a constituição repúblicana que substituiu a constiuição de 1791
-
Fase mais radical da Revolução Francesa
-
-
Qualquer um que se opunha a revolução, era guilhotinado. O governo era controlado pelos Jacobinos, e nesta perseguição dos Girondidos, morreram aproximadamente 1.400 pessoas.
-
Robespierre, Saint-just e companheiros são guilhotinados,
-
Alta e média burguesia retomam ao poder.
-
Os girondinos tomaram o poder da França, assumida por Napoleão. Reação burguesa girondida.
-
Última tentativa socializante da República. Propunha a "comunidade dos bens e do trabalho", e foi liderada Graco Babeuf. Movimento fracassado.
-
Ano da última vitória eleitoral dos Jacobinos - não tolerada pelos girondinos.
-
Assembléia é dissolvida e o dirétorio é substituido por 3 cônsules provisórios: Napoleão, Sieyés e Ducos. É um golpe de estado, e se iniciou a fase Napoleônica na França.