-
Os Estados Gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis na França.
-
A fase significou o fim do absolutismo na França. Ao ser proclamada a Assembleia, os representantes do Terceiro Estado passaam a definir leis que compunham um conjunto de mudanças no país, que abolia privilégios feudais e atendia a seus interesses socias, políticos e econômicos.
-
Nesse período, os camponeses franceses tomam conhecimento da Revolução, o que desencadeia uma série de ataques à castelos, igrejas, casas e saques em aldeias.
-
Os representantes do Terceiro Estado formaram a Assembleia Nacional Constituinte e passaram a definir leis que compunham um conjunto de mudanças no país que atendiam à seus interesses.
-
As camadas populares, junto com a burguesia, influenciadas pelas ideias revolucionárias, tomaram e derrunbaram a Bastilha, símbolo da autoridade real e local onde os revolucionários esperavam encontrar armas.
-
A Assembleia Constituinte criou leis que aboliam tais privilégios feudais e confiscou as terras da Igreja.
-
O documento acabou se transformando nos fundamentos do Estado Moderno considerando a base de inspiração da atual política de defesa dos Direitos Humanos.
-
O Rei retorna a Paris sob pressão popular.
-
O Rei tenta fugir com a família real para a Áustria, mas é preso na fronteira e trazido de volta à Paris
-
Foi promulgada a primeira Constituição da França que resumia as realizações da Revolução.
-
O regime dividiu-se entre os monarquistas, que queriam ver preservado o poder absoluto do rei, e a maioria dos representantes na Assembleia, que defendia o papel dos cidadãos na fiscalização e controle do governo, O rei estava submetido a atender as decisões dessa constituição.
-
Os Estados da Áustria e da Prússia temiam o surgimento de uma onda revolucionário em toda a Europa e iniciaram uma guerra com a França.
-
-
A Assembleia Legislativa decide dissolver-se e convocar eleições para uma nova Assembleia, que decreta o fim da monarquia e o advento da República.
-
A Convenção significou para a França a abolição completa da monarquia absolutista, tornando-a uma república. Foi uma fase de governo rígido e radical, liderado por Robespierre, que pregava a ideologia de liberdade, mas aplicava um governo que perseguia todos os opositores à Revolução, levando à milhares de guilhotinados.
-
A nova constituição substitui a constituição de 1791.
-
O rei é julgado e setenciado a morte, iniciando o período de "despotismo da liberdade" liderado pelos revolucionários jacobinos.
-
Foi o órgão executivo da Convenção que cuidava da segurança interna da França e estava sob o poder dos jacobinos, conduzindo a política do Terror,
-
A revolução se aprofunda, liderada por Robespierre, Danton, Sant-Just e jacobinos, dirigindo-se contra a invasão estrangeira e os levantes de rebeldes contrários à revolução.
-
Os lideres jacobinos que impuseram um governo rígido e bastante radical, perderam apoio popular e são mortos na guilhotina.
-
A Convenção, que depois da morte dos líderes jacobinos estava com a média e alta burguesia no poder, é substituída pelo Diretório, composto por cinco membros escolhidos pelo Poder Legislativo.
-
Significou a última parte da revolução, na qual o poder é exercido pelos girondinos e o exército ganha mais importância, dando destaque ao general Napoleão Bonaparte.
-
Liderada por Graco Babeuf, a Conjuração dos Iguais foi a última tentativa socialista durante a República
-
Napoleão Bonaparte, que havia se tornado o mais influente chefe militar dos franceses, ganha ainda mais prestígio com a vitória.
-
Última vitória eleitoral dos jacobinos, não tolerada pelos girondinos que estavam no poder.
-
A Assembleia é dissolvida e o Diretório é substuído por três cônsules provisórios: Napoleão, Sieyès e Ducos. O golpe de Estado dá início ao Consulado de Bonaparte, que concentra o poder nas mãos desses três cônsules, completando o processo político que marcou o mundo contemporâneo e dando fim a Revolução.