Revolucao francesa 1

Revolução Francesa

  • Period: to

    Grande Medo

    Os nobres viviam em medo constante de que seus servos, camponeses, se revoltassem contra eles, podendo perder suas terras e fortuna em revoltas.
  • Proclamação da Assembléia Nacional Constituinte

    Proclamação da Assembléia Nacional Constituinte
    O povo ignorou todo o poder do rei e criou uma assembléia que criou a constituição, que forçariam leis no prei, nobrezaq e clero.
  • Period: to

    Assembléia Nacional Constituinte

    Essa fase provou que o povo era mais poderoso que o rei, pois a quantidade, nesse caso, ganha dos privilegiados. Abolindo vários privilégios dos que nasceram em certas camadas, acabando com a Monarquia Absolutista, impondo uma pequena igualdade entre todos.
  • Tomada da Bastilha

    Tomada da Bastilha
    O povo invadiu a prisão forte para tomar a munição do exército, mostrando que eles tinham um poder superior ao exército e ao governo, o povo era querm mandava na sociedade, não deveria ser o rei. Salvaram também alguns prisioneiros políticos importante para a revolução.
  • Abolição dos privilégios Feudais

    A Assembléia criou um documento que tiraria todos os privilégios que o clero e nobreza tinham durante a época feudal desde o nascimento,
  • Proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão

    Proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão
    A Assembléia criou um documento que fazia com que todos os hoimens tivessem os mesmos direitos, que eram fundamentais para o convivência numa sociedade.
  • Luís XVI voltou para Paris

    Luís XVI voltou para Paris
    Por causa da pressão criada pelo povo fez com que o rei saísse do seu palácio em Versáilles e volte epara Paris para atender a vontade do povo.
  • Tentativa de fuga e prisão de Luís XVI

    Tentativa de fuga e prisão de Luís XVI
    O rei, com medo de perder todo seu poder, tenta fugir para a Áustria e Prússia, para pedir que eles invadam a França e ele ganhe seu poder novametne.
  • Promulgação da Constituição Francesa e procalamação da Monarquia Constitucional

    Promulgação da Constituição Francesa e procalamação da Monarquia Constitucional
    O rei, após pressão do povo, aceitou a Constituição criada pela Assembléia, assim tinham que aceitar o que nela setava escrito, onde todos até o rei tinham que seguí-la.
  • Period: to

    Monarquia Constituinte

    Durante esse período o rei teve que obedecer a constituição, o que deveria significar igualdade, porém o povo continuou prtotestando , o que mostra que a igualdade não podia ser alcançada enquanto o rei fosse representante do poder.
  • Início da guerra contra a Áustria e Prússia

    Início da guerra contra a Áustria e Prússia
    A guerra podia significar um grande aumento na popularidade do rei, se ganhasse porque era um grande líder, e se perdessem ele uniria o povo.
  • Constituição do ano 1

    Constituição do ano 1
    Uma reunião criou uma nova constituição para a França, junto com um novo calendário que era constituído de
  • Fracasso da Monarquia Constitucional e proclamação da República

    Fracasso da Monarquia Constitucional e proclamação da República
    Foi quando uma Assembléia se uniu e percebeu que a Monarquia Constitucional não estava funcionando, assim foi decidido proclamada uma República.
  • Period: to

    Convenção

    Nessa fase os estados se dissolveram, dando compleeto poder as pessoas eleitas pelo povo, tendo principais grupos os jacobinos, baixa burguesia e sans-cullotes, e os girondinos, alta burguesia. Nesse momento os burgueses e os sans-cullotes tiveram interesses que se confrontavam ao longo dessa fase.
  • Luís XVI é guilhotinado

    Luís XVI é guilhotinado
    Nesse dia foi feito o último passo para a finalização da presença do absolutismo na França, pois o rei absolutista foi executado em praça pública.
  • Comitê de salvação pública foi criado

    Comitê de salvação pública foi criado
    Esse era um órgão do governo que tinha como responsabilidade defender a França durante a época da Revolução Francesa.
  • Period: to

    Grande Terror

    Robespierre começa a executar opositores da revolução e de seus líderes, na maioria girondinos, que estavam questionando a liderança dele.
  • Robespierre e Saint-Just são guilhotinados

    Robespierre e Saint-Just são guilhotinados
    Isso marcou o fim da liderança dos jacobinos, quando seus líderes Robespierre e Saint-Just foram mortos, marcando o início do poder da burguesia.
  • Criação do Diretório

    Criação do Diretório
    Os girondinos criaram um diretório onde eles tinham o poder sendo os líderes do país, junto com uma nova constituição onde favorecia o comércio. Uma das características deste período foi o início da Política de Conquistas Territoriais ( construção da Grande Nação)
  • Period: to

    Diretório

    Nessa época a alta burguesia estava no poder, fazendo com que a revolução perdesse seus ideais. Com esse modelo a hierarquia social voltou, porém quem ficava no topo era quem tinha mais capital. Esse período acabou com o golpe do 18 de brumário, feito por Napoleão ao lado de dois outros consulês.
  • Conujração dos Iguais

    Conujração dos Iguais
    Última tentativa de transformar a França em uma sociedade Comunista, liderada por Graco babeuf, onde essa ideia morreu, sendo a última tentativa de algo desse tipo.
  • Vitória eleitoral dos jacobinos

    Vitória eleitoral dos jacobinos
    Os jacobinos ganharam quando ocorreu a votação, porém os girondinos que estavam no poder não aceitaram essa vitória, não permitindo que eles assumam o poder.
  • Golpe do 18 de Brumário

    Golpe  do 18 de Brumário
    Napoleão Bonaparte fez um golpe de estado para assumir o poder ao lado de dois outros consûles. Eles possuíam os três poderes e faziam o que eles queriam.