06 french revolution 345133928 std

Revolução Francesa

By Carols
  • Period: to

    Assembleia Nacional Constituinte

    A recém formada Assembleia Nacional Constituinte limitaria os poderes do rei e criaria uma nova constituição para a França. Esta fase marcou o início da Revolução Francesa e o fim da monarquia absolutista.
  • Convocação dos Estados Gerais

    Convocação dos Estados Gerais
    Os Estados Gerais já não eram convocados desde 1614, porém em 1788/89 a França estava passando por uma grave crise econômica, e sem saber como reverter esta situação o Rei convocou os Estados Gerais.
  • Terceiro Estado proclamou-se Assembleia Nacional Constituinte

    Terceiro Estado proclamou-se Assembleia Nacional Constituinte
    Na Assembleia dos Estados Gerais, o voto era dado por grupo, assim, tendo os mesmos interesses, as vontades do Primeiro e o Segundo Estado sempre venciam. Visando isto, o Terceiro Estado revoltou-se e proclamou-se Assembleia Nacional Constituinte.
  • Queda da Bastilha

    Queda da Bastilha
    Nesta data, o povo armado invade e queima a Bastilha (prisão estatal e símbolo da opressão da monarquia francesa).
  • Abolição dos Privilégios Feudais

    Abolição dos Privilégios Feudais
    O Visconde de Noailles propôs à Assembléia Constituinte suprimir os privilégios para levar calma às províncias. O Duque d'Aiguillon propôs a igualdade de todos diante dos impostos e a recompra dos direitos feudais.
  • Proclamação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

    Proclamação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
    Nesta data definiu-se o novo documento que afirmava que todos deveriam ser iguais e ter os MESMOS direitos, além de caracterizar os Estados Modernos. Os parlamentares franceses reunidos na Assembleia Nacional, em Paris, apresentaram um texto com 17 artigos, esta era a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
  • Retorno de Luís XVI de Versalhes para Paris

    Retorno de Luís XVI de Versalhes para Paris
    No meio de tantas guerras durante a Revolução, Luís XVI queria sair de perto, assim se refugiou em Versalhes. Porém obrigaram-no a voltar ara participar destes conflitos.
  • Period: to

    Monarquia Constitucional

    Nesta fase, o regime dividiu-se entre monarquistas e a maioria dos representantes na Assembleia. Ficou pronta a nova constituição para a França. Esta fase termina com a proclamação de uma República
  • Fracassada tentativa de fuga de Luis XVI

    Fracassada tentativa de fuga de Luis XVI
    Luís XVI fugiu para a Áustria com o objetivo de recorrer ao seu sogro, imperador da Áustria, pedindo ajuda para que enviassem seus exércitos para a França e impedisse a Revolução.
  • Promulgação da Primeira Constituição para a França

    Promulgação da Primeira Constituição para a França
    No final de 1791, dia 30/09 marcou o fim da Assembleia Nacional Constituinte, pelo fato de que a nova constituição estaria pronta.
  • Period: to

    Guerra Áustria e Prússia contra a França

    Batalha de Valmy
    Áustria e Prússia souberam da Revolução que estava acontecendo na França e com o objetivo de abafar este fato, (para que essa ideia não chegasse em seus países, que adotavam um regime de governo absolutista) guerriaram contra a França.
  • Fracasso da Monarquia Constitucional

    Fracasso da Monarquia Constitucional
    Diversos fatores levaram a um colapso na Monarquia Constitucional assim como: agitação popular que atemorizava os deputados da assembleia, a fracassada tentativa de fuga de Luís XVI e início da guerra contra a Áustria e Prússia.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    A proclamação da República significou o fim definitivo da monarquia absolutista e marcou o final da fase Monarquia Constitucional.
  • Period: to

    Convenção

    Foi a fase mais radical da Revolução e significou o fim da monarquia absolutista e o advento da República.
  • Luís XVI é guilhotinado

    Luís XVI é guilhotinado
    Dia 21/01/1793 Luís XVI é condenado a morte em praça pública e tem sua cabeça foi cortada fora em uma guilhotina. Começa assim o período mais violento da revolução, o Grande Terror.
  • Comitê de Salvação Pública

    Comitê de Salvação Pública
    A Revolução criou o Comitê de Salvação Pública, dirigido por Saint-Just, Couthon e Robespierre. Este Comitê tentava controlar a economia, fixando um preço-limite para o trigo e os artigos de primeira necessidade. Além disso, regulavam os salários, para que não perdessem seu valor de compra. Assim, em junho de 1793, os sans-culottes armados foram à Assembleia e obrigaram a Convenção a prender os representantes girondinos.
  • Prisão dos representantes girondinos

    Prisão dos representantes girondinos
    Os Sans-culottes armados foram à Assembleia e obrigaram a Convenção a prender os representantes girondinos.
  • Period: to

    Grande Terror

    Começando em 1793 e indo até 1794, o período do Terror foi o mais radical da Revolução, onde muitos monarcas e aristocratas foram guilhotinados.
  • Robespierre e Saint-Just e seus companheiros são guilhotinados

    Robespierre e Saint-Just e seus companheiros são guilhotinados
    Por defender a Revolução, Robespierre, Sant-Just entre outros foram guilhotinas e provocando uma grande tristeza no povo Francês.
  • Exército no comando

    Exército no comando
    O exército, que abafara a reação dos partidários da antiga realeza, ganha maior importância e passa a ocupar o lugar dos jacobinos e dos sans-culottes.
  • Napoleão torna-se o mais influente chefe militar dos franceses

    Napoleão torna-se o mais influente chefe militar dos franceses
    Bonaparte tornou-se cada vez mais influente na política francesa; ele fundou dois jornais, ambos para as tropas do seu exército e também para circulação na França. Os realistas atacaram Bonaparte por saques na Itália e alertaram que ele poderia se tornar um ditador.
  • Period: to

    Diretório

    Esta fase marcou o retorno do controle nas mãos dos Girondinos
  • Sancionada uma nova Constituição

    Sancionada uma nova Constituição
    Em 1795, os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. A nova Constituição ficou pronta em 1795. A Constituição estabelecia a continuidade do regime republicano que seria controlado pelo Diretório, formado por 5 membros eleitos pelo Legislativo. E era duvidosa a possibilidade da consolidação da burguesia através desse regime.
  • Fracassada Conjuração dos Iguais

    Fracassada Conjuração dos Iguais
    A impossibilidade de agir legalmente levou à fundação da Conjuração dos Iguais, dirigida por Babeuf e outros. O objetivo era continuar a revolução e garantir a coleta das terras para conseguir a "igualdade perfeita" e o "bem comum". Porém, em 1796 a Conjuração dos Iguais fracassou.
  • Napoleão lidera um golpe de Estado

    Napoleão lidera um golpe de Estado
    Bonaparte enviou o General Pierre Augereau para Paris para liderar um golpe de Estado em 4 de setembro, o chamado Coup of 18 Fructidor. Isto levou Barras e seus aliados republicanos novamente ao poder, mas dependentes de Bonaparte, que dava continuidade às negociações de paz com a Áustria. Estas negociações resultaram no Tratado de Campoformio, e Napoleão retornou a Paris em dezembro como um herói.
  • Termidor

    Termidor
    Bonaparte promulgou uma nova Constituição que concentra os poderes em suas mãos. É o golpe que dá inicio ao consulado, sob o leme "A revoluçao acabou" que liquidaria a República em 1804. O golpe de 9 Termidor marcou a queda da pequena burguesia jacobina e a volta da grande burguesia girondina ao poder.