-
Assembleia Nacional Constituinte teve inicio devido à convocação dos Estados Gerais, pelo rei com o objetivo de implantar impostos sobre clero e nobreza.
-
A queda da Bastilha foi quando a burguesia, revoltada, tomou a Bastilha, que era uma prisão politica e simbolizava o absolutismo. Ao invadi-la os burgueses se forneceram de armamentos e materias para guerra, estavam se preparando para uma revolução.
-
A revolução popular toma conta dos campos e das ruas nas cidades da França. Seu início está ligado aos resultados deficitários da agricultura local naquele período de grande confusão e incerteza, a partir desse acontecimento os camponeses ppegaram em armas e iniciaram ataques nas cidades.
-
Assembleia adotou em agosto a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que define os direitos individuais e coletivos dos homens como universais. Influenciada pela doutrina dos "direitos naturais", os direitos dos homens são tidos como universais: válidos e exigíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar, pois pertinem à própria natureza humana
-
Sofrendo pressão popular o rei retorna de Varsalhes para Paris.
-
O rei Luis VXI e sua família tentam fugir para a Áustria, porém, são capturados.
-
houve o fim da monarquia absolutista e início da monarquia constitucional
-
Houve o fim da monarquia absolutista e início da constitucional, porém, levou a revolução a um colapso.
-
Temendo uma revolução semelhante em seus território, a Áustria e a Prússia iniciam uma guerra com a França.
-
O jacobinos estavam no pder. Para fins legislativos e administrativos a Convenção criou o Comitê de Salvação Pública e o Comitê de Segurança Pública.Eles eram liderados por Robespierre, Saint-Juste, Danton e Marat.
-
Houve o fracasso da Constitucinal
-
Acusado de traição, foi julgado pela Convenção, julgamento iniciado em 11 de dezembro de 1792, e condenado à morte, sendo guilhotinado em 21 de janeiro de 1793. A sua morte provocou a união dos soberanos europeus contra a França revolucionária.
-
O que inicialmente era uma perseguição direcionda aos girondinos tornou-se uma perseguição geral a todos os "inimigos" da Revolução, inclusive alguns elementos jacobinos ou que sempre haviam apoiado a mesma, como Danton. Foi um período onde o medo e o clima tenso reinava nas ruas das cidades, todos os inimigos dos san-coulottes era guilhotinados.
-
O exército francês começou a ganhar terreno nos campos de batalha em 1794 e a coalizão antifrancesa foi derrotada.
Cansada do terror, execuções, congelamento de preços e dos excessos revolucionários, a burguesia queria paz para seus negócios -
Com uma forma de governo muito radical a própria população jacobina deixa de apoiar seus líderes Robespierre e Saint-Just, assim eles perdem poder e são presos pelos girondinos e guilhotinados
-
-
Houve um fracasso da última tentativa dos jacobinos, sans-culottes e camadas popularestomarem o poder na França. Liderados por Graco Babeuf, o governo contra-revolucionário, prende Babeuf e encerra de uma vez por todas uma tentativa de revolução
-
Os Franceses sofreram 2200 mortes e 1000 feridos ou capturados, enquanto os austríacos sofreram 4000 mortes, mais de 8000 feridos ou capturados, além de 8 canhões roubados.
-
Napoleão Bonaparte assume o poder da França após dissolver o Didetório