-
Início da decadência do absolutismo
-
O Ministério das Finanças propôs à Assembléia dos Notáveis uma reforma fiscal, porém ela recusou-se a aprovar a reforma e declarou que só os Estados Gerais tinham o poder de decidir sobre a criação de novos impostos.
-
-
-
O Rei Luís XVI recusou aprovar a “Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão”.
-
Os deputados das três ordens foram convocados a se apresentarem no Palácio de Versalhes, nas proximidades de Paris.
-
A assembléia se proclamou “Assembléia Nacional Constituinte"
-
Multidão do Terceiro Estado invadiu a fortaleza-prisão da Bastilha
-
AFrança viveu o chamado “Grande Medo”
-
Assembléia Nacional decreta o fim de todos os privilégios, a supressão das isenções de impostos e o fim dos direitos feudais.
-
Foi aprovada a “Constituição Civil do Clero”, por meio da qual a igreja começou a ser administrada pelo Estado e teve as suas propriedades confiscadas.
-
-
-
A Assembléia Constituinte concluiu os trabalhos e apresentou a primeira Constituição francesa.
-
Rei Luís XVI foi acusado de traição e deposto em uma manifestação popular. A partir desse momento, os revolucionários nomearam uma Assembléia Constituinte, conhecida como ”Convenção”, que formalmente derrubou a monarquia e estabeleceu a republica na França.
-
-
-
-
-
A Convenção derrubou Robespierree, logo em seguida, ordenou sua execução na guilhotina, assim como a de vários partidários seus. Foi a chamada “Reação Termidoriana”, que, neste ano, trouxe a alta burguesia de volta ao poder.
-
-
A estabilidade política chegou, com o golpe de estado do 18 Brumário, que derrubou o Diretório e instituiu o sistema do Consulado.
-