Revolução Cubana (Principais Datas - Geografia)

  • Assalto ao Quartel Moncada

     Assalto ao Quartel Moncada
    A Revolução Cubana começa quando os rebeldes mal armados fizeram o Assalto ao Quartel Moncada em Santiago e ao quartel de Bayamo.
  • Period: to

    Revolução Cubana

    A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro.
  • Batista liberta todos os presos.

    Em 1955, sob forte pressão política, o regime de Batista liberta todos os presos políticos em Cuba - incluindo os guerrilhos que atacaram Moncada. Batista foi convencido a incluir os irmãos Castro nisto, em parte, por professores jesuítas de infância de Fidel.
  • O iate Granma chegou a Cuba

    O iate Granma chegou a Cuba
    Ele chegou em Cuba, dois dias depois do previsto porque o barco estava carregado demais.[23] Isto frustrou todas as esperanças para um ataque coordenado com o llano, o "plano" do movimento. Depois de chegar e sair do iate, o grupo de rebeldes começaram a fazer o seu caminho para Sierra Maestra, uma série no sudeste de Cuba.
  • O iate é atacado.

    O iate é atacado.
    Três dias após a sua jornada começou, eles foram atacados pelo exército de Batista. A maioria dos integrantes de Granma foram mortos nesse ataque, mas um pequeno número escapou. Embora o número exato é controvertido, concorda-se que não mais de vinte do número original de 82 homens sobreviveram ao primeiro encontro sangrento com o Exército Cubano e conseguiu fugir para a Sierra Maestra.
  • Diretório Revolucionário invadiu o Palácio Presidencial

    Em 13 de março de 1957, um grupo distinto dos revolucionários - o Diretório Revolucionário (DR; Diretório Revolucionário) - invadiu o Palácio Presidencial, na tentativa de assassinar Batista e decapitar o regime. O ataque foi suicida. O líder do DR, o estudante José Antonio Echeverría.
  • Os Estados Unidos impuseram um embargo ao governo

    Os Estados Unidos impuseram um embargo ao governo e chamou o seu embaixador, enfraquecendo o mandato do governo mais ainda. A ajuda de Batista estava limitada aos comunistas ( PSP) e até mesmo eles começaram a retirar seu apoio a longo prazo, em meados de 1958.
  • Forças de Castro começaram sua própria ofensiva.

    Em 21 de agosto de 1958, após a derrota da ofensiva" de Batista, as forças de Castro começaram sua própria ofensiva. Havia quatro frentes na "província de Oriente" (agora dividido em Santiago de Cuba, Granma, Guantánamo e Holguín), dirigido por Fidel Castro, Raúl Castro e Juan Almeida Bosque. Descendo das montanhas, com novas armas capturadas durante a ofensiva e contrabandeados por avião.
  • Forças libertadoras entregavam Cuba para os Cubanos. Conclusão

    Depois de um discurso de posse, transmitido pela TV, onde as forças libertadoras entregavam Cuba para os cubanos, tem início em Cuba uma nova era. Os muitos anos seguintes seriam dedicados ao expurgo dos ex-funcionários batistianos e ao julgamento daqueles que se quedaram ou foram feitos presos durante as batalhas. Muito criticou-se também os métodos utilizados para o julgamento e os pelotões de fuzilamento, que era o destino final dos condenados. Che era o responsável pelo
  • Três Colunas

    Enquanto isso, três colunas, sob o comando de Che Guevara, Camilo Cienfuegos e Jaime Vega passaram para o oeste em direção à capital da província de Santa Clara. A coluna de Jaime Vega foi emboscado e destruído. Os sobreviventes duas colunas atingiu as províncias centrais, sob o comando de Fidel Castro. De acordo com Faria, enquanto a coluna de Che Guevara passou a província de Las Villas, especificamente através das montanhas de Escambray
  • Fidel Castro Renuncia

    Ele renuncia a presidência por conta de uma doença e depois disso ele morre. Seu irmão, Raúl Castro entra em seu lugar e prometeu várias vezes e está lá até hoje.