-
Ocorreu na URSS que diz que saúde não é apenas a ausência de doença ou enfermidade, mas também o conjunto de bem estar físico, mental e social
-
Criação do Programa de Pesquisa de Plantas Medicinais da Central de Medicamentos
-
8° Conferência Nacional da Saúde recomenda a introdução de práticas alternativas nos serviços de Saúde
-
Regulamentou o uso da Fitoterapia nos serviços de saúde ;
Criou Procedimentos e rotinas relativas a sua prática nas unidades assistenciais médicas; -
-
-
E recomendado ao SUS incorporar dentre outras práticas de saúde, a fitoterapia, além de criar procedimentos mais seguros para a utilização de plantas medicinais.
-
Ocorre uma expansão e apoio a pesquisas, por meio do Ministério da Saúde, aos fitoterápicos, para um maior aproveitamento do potencial da flora e fauna do Brasil.
-
A Estratégia da OMS sobre medicina tradicional estabelece que sejam criados mecanismos normativos e legais necessários para promover e manter uma boa prática, que o acesso seja equitativo, e que seja assegurada a qualidade, a segurança e a eficácia das terapias. E que também sejam assegurados recursos econômicos para a pesquisa, educação e formação .
-
Ocorreu uma diminuição nos investimentos em fitoterápicos;
O Relatório do Seminário Nacional das Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Assistência Farmacêutica recomenda a inserção da Fitoterapia no SUS. -
Aprova a Política Nacional de Assistência Farmacêutica que contempla, dentre suas diretrizes a utilização de plantas medicinais, assim como a incorporação e o respeito aos conhecimentos tradicionais.
-
Aprovação de 48 recomendações, entre elas a implantação de programas para uso de medicamentos fitoterápicos nos serviços de saúde.
-
Ocorre a aprovação pelo decreto n° 5.813 resultando no inicio do desenvolvimento de toda a cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, para atender aos critérios de qualidade, eficácia, eficiência e segurança do uso.
-
Inclusão de fitoterápicos no Elenco de Referência de medicamentos e insumos complementares para a assistência farmacêutica na atenção básica em saúde
-
Fitoterápicos incluídos nas estratégias para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para tratamento, prevenção e promoção da saúde; fortalecimento da capacidade de realização de ensaios clínicos e definição de pólos de produção e industrialização.
-
Que definiu ações, prazos, recursos, ministérios/órgãos gestores e envolvidos, para o desenvolvimento das diretrizes da política e criação do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
-
Ampliação no nº de fitoterápicos no Elenco de Referência Nacional de Medicamentos e Insumos Complementares para a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica
-
Divulgada a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS.
-
Criação da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Elaboração e Atualização da Relação Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. (comissão inativada)
-
Inclui, na agenda de pesquisa, estudos para desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos a partir de plantas medicinais da flora brasileira, priorizando as espécies que demonstram potencial de gerar produtos para o SUS.
-
Ampliação do nº de fitoterápicos (12 fitoterápicos) no Elenco de Referência Nacional de Medicamentos e Insumos Complementares para a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica
-
Habilitados 12 Municípios a receberem recursos para apoio à estruturação, consolidação e fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs), no âmbito do SUS, conforme a Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
-
Seleção pública de projetos de Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no âmbito do SUS.
Inclusão de insumos de origem vegetal e homeopáticos -
Processo seletivo de projetos para apoio à assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos e a arranjo produtivo local de plantas medicinais e fitoterápicos, no âmbito do SUS, e a desenvolvimento e registro sanitário de fitoterápicos da Rename, por meio de Laboratórios Farmacêuticos Públicos
-
Seminário 10 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
-
Atualização da lista de produtos estratégicos para SUS, incluído 12 fitoterápicos da RENAME
-
Publicada a Chamada Pública SCTIE/MS nº 1, de 16 de novembro, com o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de estruturação de Farmácia Viva ou de Farmácia com manipulação de fitoterápicos, no âmbito da Extensão Universitária, a partir de parceria entre Secretarias de Saúde e Instituições de Ensino Superior (IES).