-
As civilizações mais antigas surgiram há cerca de 5 mil anos ao longo de grandes rios, como o Egito, às margens do rio Nilo,e a da Mesopotâmia, entre os rios tigres e Eufrates.
-
O surgimento das cidades foi alterando a paisagem com construções e houve "a divisão do trabalho"
-
O processo de unificação do Egito é atribuído a Menés, por volta de 3.100 a.C. Também é importante ressaltar que o império era administrado pela faraó (nesse caso Menés I), que era considerado uma divindade e detinha todo poder.
-
Esse povo caracterizou-se pela arte da navegação e pelo intenso comércio. Organizaram-se em cidades-Estado, sem nenhuma subordinação política entre elas, e, não raro, rivais.
-
Nesse período a capital do Egito era a cidade de Mênfis situada no delta do Nilo.Nesse período se alastrou o uso da irrigação e houve a expansão da agricultura.Os egípcios também tiveram certa estabilidade econômica, social e politica que durou aproximadamente até 2200 a.C.
-
Entre o Médio e Antigo império, graças aos custos aos custos das construções da pirâmides e a ampliação dos canais de irrigação, houve disputas entre os nobres pelo poder e pelo poder e pelo enfraquecimento do poder exercido pelo faraó.Esse período,que durou mais de um século,é conhecido como primeiro período intermediário. As rivalidades entre os nobres geraram o colapso do sistema unificado da agricultura, fundamental para o funcionamento da produção egípcia.
-
Nesse período houve a reunificação politica.Governos fortes expandiram o domínio para o sul do Egito, e a capital foi transferida para Tebas.A prosperidade do período foi baseada no trabalho servil e no domínio da núbia(região correspondente ao atual sudão), uma região rica em ouro.
-
Antes de se estabelecer o domínio babilônio, a Mesopotâmia viveu novas disputas entre as cidades que buscavam impor sua hegemonia sobre as demais. Esse período de transição conheceu os domínios des cidades de Isin e Larsa, até a ascensão da Babilônia e seu domínio imperial e unificado, imposto por Hamurábi
-
O principal grupo era dos hicsos,mas também houve um fluxo de hebreus que se deslocaram da Palestina para o Egito. Os hicsos, com sua capacidade de combate reforçada pelo uso de cavalos e carruagens, dominaram a região do Egito por mais de um século e foram expulsos em 1570 a.C
-
Os assírios habitavam a região norte da Mesopotâmia e, por volta de 1100 a.C., estavam fortemente militarizados
-
Em 729 a.C. os Assírios dominaram a Babilônia, a forma de domínio dos assírios despertou resistências, e uma coalizão de povos destruiram o antigo império assírio e formaram o Segundo Império da Babilônia
-
Os persas invadiram e dominaram a região da Babilônia e em 330 a.C. iniciou-se o período de dominação helenística (grega)
-
O intenso comércio, para ser mais ágil e eficiente, necessitava de uma escrita menos complexa que os hieróglifos. Assim, inventaram o alfabeto, com 22 letras.
-
Os Assírios conquistaram as regigões da Babilônia, Armênia, Síria, Palestina e Egito. O objetivo básico das campanhas militares dos assírios era obter vantagens comerciais e benefícios econômicos com a imposição de tributos da guerra.
-
Na vez de Tiro, os fenícios atingiram o norte da África, fundando uma de suas mais famosas colônias- Cartago -, passando pelo sul da Itália, península ibérica, França e as Ilhas Britânicas.