Pensamento dos intelectuais contraturalistas

  • Tomas Hobbes

    Tomas Hobbes

    -Refutou a metafísica
    -Tudo possui uma existência material.
    -Fenômenos explicados por força e movimento.
    -O ser humano é inadequado para viver em sociedade ao referir a valores naturais.
    - O Leviatã= usado para representar o poder governo central, atualmente o Estado.
    -"O homem é o lobo do homem"
    -Os indivíduos pensam ambiciosamente saciar seus desejos, o que podem resultar em guerras.
    - Para evitar guerras e manter uma relação pacífica entre os indivíduos é assinado um Contrato social.
  • John Locke

    John Locke

    • Defendia a liberdade intelectual e a tolerância.
    • Criticou a teoria de direito divino dos reis, contrariando o pensamento de Thomas Hobbes.
    • A soberania não reside no Estado, mas sim na população.
  • Montesquieu

    Montesquieu

    • Sua ideia central era conferir as leis não como fruto do arbítrio de quem as escreve, mas da decorrência da realidade social e histórica de um povo.
    • As repúblicas poderiam variar de acordo com a amplitude da participação do cidadão
    • Na Monarquia legítima o poder do rei não é irrestrito e absoluto.
    • O monarca está submetido ao poder das leis e existe o Parlamento que cria as leis e não pode ser afetado pelo rei, a não ser por uma causa justa.
  • Jean-Jacques Rousseau

    Jean-Jacques Rousseau

    -A natureza humana é pura.
    - A sociedade corrompe a bondade do homem natural.
    - Acreditava que os cidadãos devem ser livres da imposição do Estado.
  • Adam Smith

    Adam Smith

    • O trabalho deveria ser realizado por etapas, a fim de cada trabalhador fosse se aperfeiçoando e melhorando seu empenho ao longo da produção.
    • “Teoria dos sentimentos morais”
    • A “mão invisível” leva os seres humanos preferirem consumir produtos da indústria nacional e não da estrangeira.
    • O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal.
  • Nicolas de Condorcet

    Nicolas de Condorcet

    • Considera o homem como um ser sensível, capaz de elaborar pensamentos e adquirir ideias morais. -Os homens são vistos segundo suas singularidades como hábitos, costumes, cultura, estrutura psíquica e história.
    • A instrução é um instrumento de liberdade e igualdade na medida em que empreende esforços para diminuir a servidão e a desigualdade.
  • Saint-Simon

    Saint-Simon

    -“A cada um segundo sua capacidade, a cada capacidade segundo seu trabalho”
    - Acreditava que uma sociedade dividia-se entre produtores e ociosos.
    - Socialismo utópico: Muitas vezes descrita como a apresentação de visões e contornos para as sociedades ideais imaginárias ou futuristas, com ideais positivas sendo a principal razão para a evolução crescente da sociedade.
  • George W. Hegel

    George W. Hegel

    -Pensava que a consciência deveria passar por uma série de desenvolvimentos para superar as contradições em conceitos opostos.
    -Buscou uma interpretação racional da multiplicidade sensível com finalidade de enxergar o que havia de absoluto no finito.
    - Aponta que toda ideia pode ser contestada através de uma ideia contrária, a antítese.
  • David Ricardo

    David Ricardo

    • O comércio era uma das principais fontes para o enriquecimento e o desenvolvimento de uma nação.
    • Os consumidores são beneficiados quando ocorre maior produção de bens em um país, pois além de aumentar a quantidade disponível, os preços dos produtos ficam mais baixos.
    • Seu principal foco de análise e estudo era a Economia Mundial. Fez também importantes estudos no tocante a Teoria do Valor-Trabalho.